Danilo,
De maneira nenhuma vc foi inconveniente.
O Prevayler é muito legal, e a equipe por trás dele melhor ainda. O Klaus além de ser muito esperto é muito atencioso e já me esclareceu algumas dúvidas sobre prevalência.
Quando eu me deparei com o Prevayler, o projeto já estava bastante adiantado. Pegar o bonde andando não seria a mesma coisa que fazer um novo sistema do zero, e como prevalência é um conceito relativamente simples, achei que conseguiria. Obviamente a coisa não foi tão fácil.
A minha motivação para fazer o Space4J foi:
-
Aprender a fundo como funciona um sistema de prevalência implementando uma versão mínima do zero sem qualquer complexidade desnecessária
-
Criar uma API exageradamente simples, intuitiva e fácil de usar
-
Implementar no sistema um suporte transparente a cluster, que ainda não existia no prevayler.
Coloquei o código disponível no link http://www.smartjava.com.br/artigo3.jsp e algumas pessoas se mostraram interessadas em melhorar e extender o Space4J, por isso resolvi colocá-lo no Java.Net.
O prevayler é mais completo, mais maduro, tem mais gente envolvida e talvez por isso na minha humilde opinião seja mais complexo e difícil de entender do que o Space4J.O objetivo do Space4J nunca foi competir com o Prevayler, até porque ambos são open-source. Por isso fiz questão de colocar um link para o prevayler na página do Space4J. Nada mais justo com o Klaus que foi o pioneiro da prevalência em Java, e por isso merece muito mais os méritos do que eu.
O meu objetivo com o Space4J é aprender prevalência e se divertir com um assunto realmente interessante e com abertura para muitas idéias e discussões. E tb diversificar, pois nem todos os conceitos que estão no Prevayler estão no Space4J, e vice-versa.
Quem quiser se divertir e aprender com prevalência, vai estar muito bem servido tanto com o Space4J quanto com o Prevayler.
[]'s
Sergio Oliveira