Não se vê mais programação desktop
Isso é bem relativo, a maioria dos projetos hoje são “compartilhados”, então é muito mais facil disponibilizar o projeto online e deixar ele disponível só pra acesso, do que obrigar o usuario a baixar algo que ele nem sabe se vai usar sempre…
Agora se é um sistema que “pede” que seja desktop, nao tem o pq nao desenvolve-lo para tal.
Como disse, isso é muito relativo.
Porque hoje em dia, para a grande maioria das aplicações para empresas (vendas, ERP, CRM, etc), faz mais sentido ser web (ou algo que usa web, como apps para smartphones), e essas aplicações são grande parte do mercado (principalmente no Brasil). Ser acessível de qualquer ponto com internet e depender apenas do navegador é uma vantagem enorme, e viável hoje em dia.
Eu atuo em alguns projetos “desktop” (aplicações Windows, principalmente). Nelas, o futuro já está meio que determinado. Ou serão migradas totalmente para web, ou híbridas, com apenas algumas partes permanecendo desktop (por necessitar de comunicação com alguns hardwares específicos, por exemplo).
Só acho que a palavra “defasada” não é a que você quer usar, mas sim “caindo em desuso”. Defasada soa meio estranho nesse contexto.
Abraço.