Por que no Java é necessário especificar o tipo de variável?

Por exemplo:

int a = 15;

No python, por exemplo, não é necessário digitar o tipo de variável. É só colocar a = 15.
Por isso gostaria de saber por que precisa colocar o tipo no java, pois acho que apenas aumenta e deixa o codigo mais cansativo.

Isso é uma caracteristica da linguagem. Comparar o Python com Java é bem complicado mesmo.

O Java é extremamente tipado, mas nas ultimas versões, estão fazendo algumas mudanças nele, onde ao invés de declarar o tipo, vc declara só o var.

Exemplo:

var numero = 1
  var teste = 90
  var oi = "Alguma Coisa"

Java é uma linguagem de programação com tipagem estática, ou seja o tipo de dado da variável é definido em tempo de compilação, por isso precisamos declarar o tipo de dado antes do identificador da variável ou atributo.

A partir do Java 10 foi introduzido a palavra reservada var que permite a tipagem dinâmica, mas apenas em variáveis locais.

1 curtida

Na verdade o Java continua tendo tipagem estática mesmo usando o var.

Acontece que agora o compilador consegue inferir o tipo com base no valor sendo atribuido à variável, por exemplo:

var nome = "João"; // é uma String
var idade = 21; // é um int
var linguagens = List.of("Java", "Python"); // é uma List<String>
var x; // Aqui da erro de compilação

A quarta linha do código acima causa erro de compilação, pois o compilador não pode inferir seu tipo sem um inicializador.

E apesar de parecer que é ruim ter que colocar o tipo da variável, isso é um recurso precioso na minha opinião.

Com isso vc pode saber o tipo da variável só de ler o código e já tem como garantia que se ela é do tipo String ela sempre será do tipo String.

Isso é tão bom que o TypeScript tornou-se bastante popular. Basicamente o TS adiciona tipos ao JavaScript.

E até mesmo o Python 3 trouxe um módulo que permite declarar os tipos, depois procure por *Type Hints". Achei este artigo que fala um pouco sobre essa funcionalidade no Python.

3 curtidas

A questão vai muito além de “digitar menos”.

Tanto a tipagem estática (Java), quanto a dinâmica (Python) possuem vantagens e desvantagens.

Não vou falar tudo pra não ficar muito grande, mas 2 links interessantes são esse e esse (leia).

Só pra citar um exemplo, vamos supor que eu tenha esse código em Java:

int x = 1;

// muitas linhas depois 
x = "abc"; // erro, não compila!

Eu tentei atribuir uma string em uma variável do tipo int, por isso o código nem compila.

Em Python não daria erro:

x = 1 

# muitas linhas depois
x = "abc" # ok, funciona

Isso é bom ou ruim? Depende.

Se x for usado depois e espera-se um número ali, então é bom que eu seja avisado de que estou tentando reutilizar indevidamente a variável.

Se x não é mais usado como número dali pra frente e eu só estou “reaproveitando” o nome, não seria um grande problema (talvez só o nome devesse ser melhor).

E se fosse assim em Python:

lucro_liquido = calcula()

# muitas linhas depois
print(lucroliquido)

Eu errei o nome da variável na hora de imprimir, mas só perceberei isso quando o código estiver rodando (ou seja, somente em runtime isso será detectado).

Em Java um erro desse seria detectado pelo compilador, antes do código rodar.

Isso é só pra ficar em 2 exemplos, sugiro que leia os links indicados acima para ver mais diferenças - e entenda que no fim, não existe um que é “melhor” que outro, o que temos são características diferentes e consequências de cada abordagem, com as quais você tem que conviver ao escolher uma delas.

Em computação, tudo é trade-off (ou, em bom português: “cada escolha, uma renúncia”).

Momento “ignorância”

Se me permite ser um pouco grosseiro: se a sua escolha por uma delas foi somente para “digitar menos”, então você está no caminho errado. Seu dedo não vai cair se você digitar os tipos das variáveis.

Entenda as diferenças entre as formas de tipagem, os seus pontos fortes e fracos, e aprenda a tirar proveito de ambos.

“Digitar menos” não é necessariamente bom. Muitas vezes, forçar a barra para encurtar o código pode acabar deixando-o mais ilegível e complicado de entender.

Escrever código desnecessário é ruim, mas se todo o código necessário, escrito de forma clara e correta, ficar “maior”, não é um problema em si.

Por fim, vale lembrar que a implementação de referência do Python é escrita em C (veja aqui o código fonte), então foi graças a uma linguagem que obriga a declarar os tipos que você pode se dar ao luxo de não declará-los :wink:

6 curtidas

Realmente não faz cair o dedo, mas faz perder tempo/dinheiro. Por isso mesmo muito tarde, uma linguagem extremamente burocrática como o Java adotou pelo menos inferir o tipo através do valor.

Muita gente afirma isso, principalmente pela verbosidade do Java, mas ninguém consegue quantificar o quanto é essa perda de tempo/dinheiro.

Francamente, acredito que não é isso que faz um projeto perder tempo/dinheiro.
:man_shrugging:

1 curtida

Porque no Java você precisa saber o que está fazendo, no python você não precisa.

Não só isso, mas é uma parcela. Ficar toda hora usando métodos para por exemplo fazer simples comparações diretamente entre datas, é bem mais trabalhoso do que usar simplesmente operadores.

O java é uma linguagem compilada, mesmo rodando sobre uma máquina virtual. Isso a torna portável (pelo bytecode) e rápida. Uma linguagem compilada precisa de tipos em variáveis para que o compilador possa saber alocar a memória necessária para aquele tipo de variável.

Então, sabia que Python na verdade é compilada? E que também roda em uma máquina virtual? :slight_smile:

Mas vamos por partes…

Essa história de compilado vs interpretado é um pouco mais complicada do que “linguagem X é isso, linguagem Y é aquilo”.

Uma linguagem de programação nada mais é do que uma especificação: um documento (sim, um texto) que descreve como ela é.

As implementações desta especificação podem ser feitas na forma de um compilador ou interpretador. E só porque uma ou mais implementações são de um jeito, não impede que haja outras de outro jeito.

Só para citar alguns exemplos, existe interpretador de C e existem linguagens com tipagem não-estática que rodam na JVM (como Groovy, que possui optional typing, sem contar que também é possível rodar Python na JVM).

Voltando ao Python, sua implementação de referência (a que vem quando você instala o Python, e portanto a mais amplamente usada) é o CPython, que compila os arquivos .py e gera arquivos de bytecode .pyc ou .pyo (pode procurar, eles ficam na pasta __pycache__, geralmente criada na mesma pasta em que ficam os arquivos .py). E em seguida o mesmo CPython executa esses bytecodes em sua VM (ou seja, ele é tanto o compilador quanto a máquina virtual).

O fato de fazer as duas coisas de uma vez (e não em passos separados, como é no Java) pode dar a impressão de que não é compilado. Mas é sim.

Enfim, tudo isso é pra dizer que o estilo de tipagem de uma linguagem não está diretamente ligado ao fato desta “ser” compilada ou interpretada. São características distintas, não há relação de causa e efeito entre elas (senão o interpretador de C que citei acima seria impossível de ser feito).

Referências:

1 curtida

Eu não escrevo código python, mas escrevo em JavaScript, php e java. Na resposta acima, estou citando o porquê é necessário especificar o tipo de variável para “java” (não para JavaScript ou php). Agora se existe interpretador de C ou em java é possível fazer atribuições sem especificar o tipo é algo fora a razão da resposta porque sabemos que C não foi desenhado para ser interpretado, ou conhece algum SO que roda sobre um interpretador?

É necessário porque a linguagem foi especificada assim, esse é o único motivo. O compilador e a JVM nada tem a ver com o estilo de tipagem, por isso citei outras linguagens que também rodam na JVM e tem estilos de tipagem diferente do Java. E por isso citei que é possível ter compiladores e interpretadores da mesma linguagem, pois isso não tem relação direta com o estilo de tipagem (se um vai ser mais útil do que outro, aí já é outra questão).

Não estou discordando de você, mas cuidado com

O compilador e a JVM nada tem a ver com o estilo de tipagem

Pode estar enredando as coisas

Só pra citar alguns exemplos: em Kotlin e Groovy você não precisa declarar o tipo das variáveis, e ambas rodam na JVM. Se a JVM fosse tão dependente do tipo, elas não rodariam - e também não seria possível rodar Python, JavaScript, e tantas outras linguagens (tanto com tipagem estática quanto dinâmina), que também rodam na JVM.

1 curtida

Por que no Java é necessário especificar o tipo de variável?

Primeiramente, porque os idealizadores do projeto quiseram assim.

Segundo, porque java foi criado em 1995 tendo como principal influência o C++. Além disso, o conceito de linguagem com tipagem dinâmica não era tão popular entre os programadores da época. O que acabo percebendo, é que esse conceito se tornou mais popular com as novas versões do Python, javascript, entre outras.

Por isso gostaria de saber por que precisa colocar o tipo no java, pois acho que apenas aumenta e deixa o código mais cansativo

Se você acha isso vai de Python, ou se não, vai de java. Se isso não faz diferença para você, escolhe a linguagem que você achar melhor. O que não falta são linguagens de programação, uma para cada gosto. Tem uns que possuem mais facilidade com Python e mais dificuldade com java, etc.

Python e java foram criadas por pessoas diferentes e com objetivos diferentes, tentar comparar isso não faz muito sentido. E como você pode ver pelos comentários acima, existem alguns prós e contras na utilização de tipagem dinâmica vs tipagem estática e não, o que é ruim ou bom. Saber programar também é saber utilizar da melhor forma possível os recursos da tecnologia que você está usando.

3 curtidas

Porque isso vai te evitar um bocado de tempo em não ter que ficar voltando e ter que saber qual foi a ultima atribuição da variavel uma vez que seria mutante.

O que é mais plausível pra você, atribuir um tipo de variável e saber com o que esta lidando ou variavel mutante que força você a ter que ficar dando “find” pra saber onde esta’, como esta’ e então fazer a coisa certa, isso sim pode ser perda de tempo, dependendo das coisas.

Até agora não ví real vantagem na “var” introduzida no Java, não gosto e não uso.

E tambem Python mesmo em JVM terá uma performance pior que em Java, isso deve se a ter que controlar internamente a mutação da variavel.

Idem

É que em alguns contextos a declaração dos tipos é redundante e a verbosidade podia tornar dificil de se ler.

Considerem a linha a seguir.

UsernamePasswordAuthenticationToken authToken = new UsernamePasswordAuthenticationToken("user", "pass");

Por que eu tenho que dizer que authToken é do tipo UsernameAndPasswordAuthenticationToken se logo em seguida eu estou instanciando um UsernameAndPasswordAuthenticationToken?

O compilador deveria saber que se trata de um UsernameAndPasswordAuthenticationToken só pela expressão que vem após o = e agora ele sabe!

Vejam como fica melhor:

var authToken = new UsernamePasswordAuthenticationToken("user", "pass");

É muito mais fácil de se ler assim e pra mim faz toda a diferença, eu gostei muito quando saiu!

Mas @j-menezes e @staroski, vcs não vêm vantagem e não usariam, tudo bem, mas se tivessem que trabalhar num código onde o var é usado, vcs acham que atrapalharia vcs de alguma forma? Acham que seria mais díficil de ler e entender? Em outras palavras: Não ajuda, mas acham que atrapalha?

Tudo isso é muito relativo, Eu prefiro dar manutenção sem o var, não gosto.
E se tiver que mexer no codigo vou tirar todos.

Mas em uma linguagem é melhor sobrar opções que faltar.

Assim quem gosta usa, mas não vejo vantagem.

Pegando seu exemplo
UsernamePasswordAuthenticationToken authToken = new UsernamePasswordAuthenticationToken("user", "pass");

Prefiro ter classes com as variaveis definidas para uso logo no inicio
UsernamePasswordAuthenticationToken authToken = null;

e depois no processamento
authToken = new UsernamePasswordAuthenticationToken("user", "pass");

Pra mim tá ótimo assim.