Por que é tão difícil 'bater' a Google?

tenho dificuldade de acreditar que quem trabalha na google, desenvolvendo os produtos que todos conhecemos e amamos, ‘trabalha cegamente e ganha uma mixaria’… sinceramente…

em tempo: 70,000 libras anuais dá cerca de 190,000 reais anuais, ou 14/15 mil reais mensais… tô curioso para saber quem aqui não quer ganhar este salário… :shock: [/quote]

Opa desculpa, acho que não fui claro no meu post.

Não sei se 70K libras anuais na inglaterra é um salário bom, mas acredito que seja. Mas o que eu quis dizer é que, no geral, vagas “comuns” esses problemas existem com maior frequência. Um desenvolvedor sênior numa consultoria vs um sênior numa três letrinhas. Geralmente, o salário na empresa famosa será menor e muitos dos argumentos são “somos uma empresa muito boa, famosa, temos milhares de funcionários” e daí parte pra lavagem cerebral.

Só peço para terem cuidado nas comparações salariais de um país para outro. Uma certa vez, por causa da minha namorada, quase me mudei para Tokio. Algumas vagas pagavam muito bem (convertendo para reais, dava 250k por ano) mas, se ilude quem acha que é a mesma coisa que viver aqui. Impostos até maiores são e, compras básicas como comida, por exemplo um mamão (UM mamão) custando 20 dólares, é de chorar.

é mandinga!!
tirando a brincadeira, o segredo do google como ja falaram sao as pessoas e nao as tecnologias que eles possuem. A questao é como eles lidam com os funcionarios. O google deve gastar mais $$ com pesquisas sobre o comportamento humano do que se pode pensar.

Vejo muitas empresas exibirem por ai que as pessoas que sao importante nos negocios dela, mas na pratica nao consegue manter isso, chega la trata o funcionario como animal, passa insegurança, e outras coisas. em conversa com um colega que trabalhou em uma multinacional, ele disse que trabalhou em uma empresa e ela se diz ai no mercado excelente pra trabalhar e as pessoas sao importantes, está ate na lista das 100 melhores pra se trabalhar, porem ele falou: “cara, o clima lá eh tenso, a matriz nossa que fica nos EUA eh que dita as coisas, se um americano chamar vc de stupid, aceite ou vc é demitido por justa causa se reclamar.”.
Entao como trabalhar assim? enfim, segundo ele, vive naquela questao, olha tratar eles bem, mesmo tomando patada, tem que está sorrindo pra eles.
E as pessoas que fizeram o google sair do segmento de ser apenas um buscador, para varios outros, fora as pesquisas da NASA que eles estao envolvidos, pq ninguem compra um terreno do lado da NASA so para ser vizinho.

Aliás, pq só a google? Até onde eu sei, outras grandes empresas de TI estão bem longe de serem desprezadas nessa conta… tais como a IBM ou a própria Microsoft.

vinny, eu acho que pq o Google, devido ela ser a mais novas com relacao as outras duas que vc citou, e casou tanto impacto e revolucao. IBM tem seus 90 anos, Microsoft nao sei ao certo uns 35? e o google nao sei se chega aos 35 anos. Mas, parece que tem mais.

O fato é que o buscador deles é muito bom. Basta citar o concorrente criado pela MS, o Bing, que veio fazendo barulho e não achava o GUJ quando se digitava “Java fórum” nas pesquisas (hoje em dia ele já localiza). Ou o gmail, que mudou o conceito do tamanho que um e-mail virtual tem que ter (alguns provedores pagos faziam alarde com 10MB, e o gmail surgiu com 1GB).

A google também fez um ótimo marketing próprio. Afinal, muitos tem uma visão positiva da empresa e acreditam mesmo que ela faz tudo que faz por um ideal maior do que o lucro.

Agora, se é difícil mesmo ou não desbanca-la, só mais tempo de mercado dirá. Aparentemente é sim, pois ela já se mantém por 12 anos. Mas manter a solidez da IBM depois de 122 anos de mercado, não é para qualquer um.

O fato é que o buscador deles é muito bom. Basta citar o concorrente criado pela MS, o Bing, que veio fazendo barulho e não achava o GUJ quando se digitava “Java fórum” nas pesquisas (hoje em dia ele já localiza). Ou o gmail, que mudou o conceito do tamanho que um e-mail virtual tem que ter (alguns provedores pagos faziam alarde com 10MB, e o gmail surgiu com 1GB).

A google também fez um ótimo marketing próprio. Afinal, muitos tem uma visão positiva da empresa e acreditam mesmo que ela faz tudo que faz por um ideal maior do que o lucro.

Agora, se é difícil mesmo ou não desbanca-la, só mais tempo de mercado dirá. Aparentemente é sim, pois ela já se mantém por 12 anos. Mas manter a solidez da IBM depois de 122 anos de mercado, não é para qualquer um.[/quote]

concordo com vc, ter esse centenario que a ibm tem, eh o que todos querem e nao eh facil chegar e ainda ser grande do jeito que eh. a ibm brazil mesmo sao 90 anos de historia, é brinquedo o negocio desse?

Vou responder a pergunta original: “Por que é tão difícil bater a Google?”.

Simples, eles focam em apenas uma coisa pra ser excelente, que não é deixado pra trás nem mesmo numa eventual queda de receita. No Google, é a busca dos melhores algoritmos. Na Apple, é a busca do melhor design. Repare que, quando sai desse foco principal, as coisas não são lá tão boas (Google: ruim de site social; Apple: iPhones com problema de antena); mas havendo uma coisa excelente já é destaque entre os demais.

E isso é algo que pode ser repetível. Se alguém aqui um dia quiser abrir um negócio próprio, uma dica é ter algo pra ser excelente e focar nela; porque isso já deu certo.

O google vai dominar o mundo…

Deixe-me contar uma história.

Trabalhei em uma empresa que vendiam um produto magnífico que tinha apenas 12 classes dentro dele, essas 12 classes não tinham mais de 400 linhas cada uma. Detalhe: ela vendia o produto por 6k!

Logo, vc para e pensa que qualquer um de nós poderíamos fazer o mesmo produto e vender, porem, por mais que o nosso produto seja melhor e mais completo, as grandes empresas darão preferencia ao produto de minha antiga empresa, simplesmente por causa do nome. Traduzindo, vc terá um ótimo produto em mãos que não conseguirá vender (Digo isso com base na experiencia de N amigos).

Bom… e o que o google faz? fica buscando esses pequenos projetos excepcionais que não vão pra frente por causa de investimentos e compra eles, contrata o desenvolvedor, ou melhor… compra a empresa. Aí é só gerenciar o projeto e torcer pra que “pegue”.

Esse negócio de tratar bem o funcionário representa uma parcela minúscula do sucesso da empresa.

[quote]
Trabalhei em uma empresa que vendiam um produto magnífico que tinha apenas 12 classes dentro dele, essas 12 classes não tinham mais de 400 linhas cada uma. Detalhe: ela vendia o produto por 6k![/quote]
Deniswsrosa, isso aí é inovação, e isso NÃO tem preço.Se uma empresa tem algo que ainda não foi desenvolvido no mercado, atende um nicho específico muito bem, não importa se o aplicativo tem mil ou um milhão de linhas, o que importa é sua funcionalidade e ao público que ele atende.Deixa eu te falar algo:Eu pensei numa APP igualzinha ao Twitter em 2002(o Twitter é de 2005 ou 6), com as únicas diferenças sendo um número maior de caracteres máximo por msg(300) e não tendo acesso por celular.Na época eu fazia meu primeiro curso de java, achei que teria que desenvolver um projeto final(descobri depois que não era necessário), e por medo de custos de servidor eu logo descartei em pôr no ar.
Devem ter muitos projetos bons por aí que infelizmente não darão em nada, e outros que empresas como o Google estarão sedentas por comprar.