Boa noite, estou desenvolvendo um artigo científico sobre programação orientada a objetos e estou debatendo os pontos fortes e fracos do paradigma…
porém até agora não encontrei pontos fracos com excessão da demora no desenvolvimento do sistema (ao invés de desenvolver um arquivo só, as vezes desenvolvemos mais) que ao meu ver não seria bem uma desvantagem pois o mesmo seria uma vantagem futura pois o projeto seria mais organizado, mais legível e bem mais fácil de se dar manutenção…
bom, abaixo estão os benefícios que consegui descrever… peço que me corrijam caso estejam errados…
[b]
Benefícios
Fragmentação
O conceito fragmenta o sistema em módulos, como exemplo na vida real pode ter o funcionário contador que exerce funções específicas de sua área, o contador não é responsável por administrar a empresa, para isso já existe um outro funcionário específico, por tanto na POO funciona da mesma forma, cada módulo é responsável por manipular informações sobre um determinado assunto.
Reutilização
Podemos reutilizar códigos já desenvolvidos que exerçam uma determinada função, na vida real podemos comparar a uma televisão na qual ela pode ser utilizada para a exibição de diversos canais, já na programação temos o exemplo da validação de um CPF na qual é importante em todos os cadastros para verificar a consistência dos dados fornecidos no cadastro, assim, caso haja muitos cadastros em um sistema como fornecedor, clientes, funcionários entre outros, bastaria que fosse desenvolvido uma vez a função de validação e a mesma poderia ser reutilizada em todos os cadastros.
Agilidade
Com a reutilização de código não precisamos ter o mesmo código diversas vezes, apenas reutilizamos, assim torna mais fácil a detecção de erros, uma vez que quando ao reutilizarmos o código e seja necessário fazer uma alteração em um cálculo qualquer desse código, não precisamos alterar o código várias vezes, fazendo com que possamos ir diretamente na fonte do erro, ganhando assim bastante tempo ao procurá-lo.
Organização
Os arquivos são organizados em pacotes ou simplesmente diretórios que facilitam a alocação correta dos arquivos de um determinado assunto.
Segurança
Os arquivos podem ter seus acessos limitados através de uma funcionalidade denominada modificadores de acessos que dá o devido acesso a um determinado arquivo.
As características citadas acima só nos mostram que a POO nos resulta em um aumento significativo da produtividade, tornando o código-fonte mais legível, flexível e sendo assim bastante fácil a manutenção do mesmo até por programadores que não participaram do desenvolvimento.
[/b]