Polêmica! EJB 3 x WS partindo de Contract First

Senhores,

Existe alguma implementação de referência que agregue EJB 3 à um serviço que nasceu do WSDL (JAX-WS/JAX-B, via utilitário ant)?

Acho que a pergunta correta seria: o quão SOA é uma aplicação cheio de EJBs e que estão assinaladas com @Webservice, @Webmethod?

é uma pena o pessoal das antigas ter sumido do GUJ.

Caaaalma, não precisa ficar nervoso pela demora :wink:

Não entendí muito bem a primeira pergunta (me parece que você quer saber a respeito do modelo contract first x contract last).

Isso depende bastante. Pra ser purista, eu diria que o ideal é você ter um modelo canônico, gerar seus serviços a partir dele e, então, fazer o match com seus EJB’s e beans de entidade (essa última é a parte mais fácil!). Mas, infelizmente, isso é um pouco mais complicado de ser feito e varia BASTANTE entre servidores de aplicação. Então, na verdade, depende de qual o real tamanho do sistema. Vale a pena ser purista quando estamos falando de meia dúzia de serviços?

[]'s

Rs…blz, esse era o X da questão, vou reavaliar minha postura sobre esse assunto daqui pra frente.

abraço.

asaudate, acho que vale a pena sim ser purista por meia dúzia de serviços.

Sabe como são as coisas, surge um serviço novo aqui, um outro ali, um novo domínio e quando paramos pra observar, existe uma penca de serviços baseados em code-first.

Não pude me aprofundar muito em WS-*, mas pelo pouco que pude ler, acredito que seja o mais adequado, por mais trabalhoso que possa ser em um primeiro momento.

Abraço,

[quote=Leonardo Gaona]asaudate, acho que vale a pena sim ser purista por meia dúzia de serviços.

Sabe como são as coisas, surge um serviço novo aqui, um outro ali, um novo domínio e quando paramos pra observar, existe uma penca de serviços baseados em code-first.

Não pude me aprofundar muito em WS-*, mas pelo pouco que pude ler, acredito que seja o mais adequado, por mais trabalhoso que possa ser em um primeiro momento.

Abraço,[/quote]

Então… eu quis dizer em sistemas que se sabe de antemão que não vão crescer, por exemplo, serviços que são colocados em sistemas não-SOA, em empresas pequenas. Já se sabe de antemão que esses serviços serão um tanto quanto “órfãos” :wink:

[]'s