[quote=Maracuja][quote=André Fonseca][quote=Marcio_Nogueira]O grande problema se trabalhar como PJ é o controle do dinheiro que entra. Separar uma parte para pagar fgts, férias, alimentação e transporte é primordial, bem como o pagamento dos impostos e do contador.
Já trabalhei como PJ, e não vejo vantagens em atuar como tal.[/quote]
Eu penso diferente de você Marcio. Hoje sou CLT e acho que a única vantagem do CLT sobre o PJ é o fato de ter férias e no caso de uma doença.
Ganhando bem como PJ você pode pagar um bom plano de saúde, um seguro desemprego, aplicar em previdência privada, etc.
Ganhando metade (mais ou menos) como CLT você só consegue pagar as contas no final do mês e ficar torcendo para as férias, 13 salário e restituição do IRPF chegarem.
Talvez eu pense assim também por que estou farto deste governo corrupto que temos ficar sugando meses do meu salário…[/quote]
Ainda adiciono aqui, que como PJ vc pode ate negociar alguma coisa como ferias remuneradas. Mtas empresas dao 15 dias remunerados mesmo para PJ. (O que de fato nao importa muito, vc pode mto bem negociar um bom valor hora e tirar ferias por conta).
Quanto a casos de doenca e etc, existem seguros para isso.
[]`s[/quote]
Opa, calma lá! Que seguro é melhor que o INSS? Teve um amigo meu que ficou 2 anos afastado por causa de câncer, e o INSS pagou o salário do cara. Que seguro você tem pra isso?
Cara, tome muito cuidado com PJ. PJ te dá muito dinheiro, rápido. Mas garantia nenhuma. Tem muita gente que se ilude com o dinheiro do PJ, mas CLT tem vários direitos muito interessantes, o cálculo que fizeram foi em cima do líquido. Mas leve em conta, que você tem FGTS, INSS e mais um monte de benefícios que incluem refeição e vale transporte. Sem falar em plano de saúde, seguro de vida e outros mais dependendo da empresa.
E como PJ, o almoço de todo dia e sua condução vem do seu bolso! Plano de saúde? Do seu bolso.
Considere algo assim (ajuste os valores conforme você queira) :
Almoço (15 reais * 22 dias) = 330 reais
Condução (3 reais * 22 dias * 2 vezes por dia) = 132 reais
Plano de saúde por mês = 150 reais
Então, são 612 reais a menos no teu líquido de PJ. Que por ano dá 7344!
Minha opinião PJ só compensa se a grana for MUITO BOA, ai compensa o risco de não ter os direitos, e os gastos que você vai ter a mais. Pelo que te ofereceram, sem dúvida nenhuma escolheria CLT!