Brasil né, preciso falar mais alguma coisa!!?? :roll:
Olha moro em SP e ja vi cara ganhando 20/hora como tbm ja vi cara ganhando 115/hora. Analisando os casos, alem de muito bem preparado vc deve alem de prestar um bom serviço dar atenção a empresa como se fosse seu cliente. Não existe mais esse negócio de clt em info, principalmente na area de desenvolvimento de softwares. Agora se você não é preparado e mete a cara, uma hora você dança pois não vai conseguir manter seus “clientes” satisfeitos por muito tempo, ou nao vai conseguir “fideliza-los”. Nos casos de profissionais com a faixa salarial de 115/hora ou mais observei que trabalhavam em media de 4 a 6 meses em um projeto, mas possuiam uma grande quantidade de “clientes” que precisavam de um expert em algum estágio do desenvolvimento do projeto e que na maioria das vezes este profissional ja tinha prestado um bom serviço para este “cliente” no passado, portanto tambem de confiança. Confiança, levando em conta a complexidade e a importância cada vez maior dos sistemas que desenvolvemos nas empresas hoje é de crucial importância. Portanto aos “ainda” despreparados, calma, e um passo de cada vez e aos “experts” pensem como empresa prestando serviços aos seus “clientes”.
Abraço à todos da comunidade.
Daniel Bertini Andriani
Colaborador www.nerd.com.br
Concordo contigo karlota, esse Brasil é uma vergonha, como somos explorados, o mal do brasileiro é achar que tudo é normal, que é assim mesmo, temos que largar um pouco o computador e começar a brigar por nossos direitos, reunir assinaturas para colocar algumas leias que estão tramitando no congresso, po já chegaram ao cúmulo de pedirem experiência para estágiário!!! vergonha!!!, no rio se você não tiver um conhecido para entrar numa empresa, dificilmente você entra no mercado, todos pedem experiência para estágio e querem que você saiba tudo…
Só não vê quem é cego, as empresas querem fazer seus programas, ganharem muito dinheiro, pagar pouco, não trablhar em cima da CLT nos explorando…
Atenciosamente,
Vitor
Eu como PJ concordo com o que o danielbertini. Mas digo mais. As empresas as quais você trabalha é muito importante tambem. Nessa área tem muita gente entrando na esperança de ganhar dinheiro facil e não é bem assim. A verdade nua e crua é que os clientes precisam de coisas que funcionem e atendam suas expectativas. Pessoas sem condições, independentes de ganhar bem ou não, não vão conseguir satisfazer o cliente e é ai que o profissional de verdade entra. Sempre sai das empresas em que trabalhei para ganhar mais. E nem sequer tenho faculdade (não tive tempo de fazer e ta cada vez pior, mas vou fazer nem que seja uma de 2 anos pra ficar livre). Pra dizer a verdade faculdade nunca me fez falta. Só que tenho o que os clientes precisam e atendo suas espectativas. Quando isso acontece não importa sua formação, localização e etc. As empresas tem problemas, se você for a solução fecho. Agora uma coisa precisa ser avaliada galera. Tem lugares onde a área de desenvolvimento não é digamos tão necessária. Não esperem que empresas que não tem seu foco ou dependencia em informatica paguem bem, pois se não é prioridade não tem porque pagarem bem mesmo e quando comecei a 5 anos atraz, não ganhava nem 1 quinto do que ganho hoje. Portanto as vezes é preciso fazer um sacrificio e correr a traz do que se quer. Agora uma coisa tenho que admitir, pelo menos para quem é PJ, as consultorias estão cada vez mais socando os salarios para baixo. Felizmente alguns meses depois eles entram em contato novamente pagando de acordo. Cabe a cada um resistir as essas pressões. Entre ganhar merreca pra ficar quebrando a cabeça em frente a um computador e ganhar merreca pra vender coco na praia vendo as gostosas passar, eu prefiro a segunda opção. Felizmente esse ainda não é o caso.
Acho que o maior problema em relação salário é que ainda existem poucos profissionais em Java, então muitas empresas dão oportunidades a vários iniciantes que tem vontade de aprender, pagando pouco é logico pois o cara vai estar aprendendo mas logo ele começa a desenvolver e satisfazer as necessidades da empresa, ai o salário dele não muda muita coisa não e ai os de fora que são realmente profissionais acabam ficando de lado pois é melhor pagar menos pra aquele que ta satisafazendo somente as necessidades da empresa do que pagar um cara certificado que custará caro… O que mais acontece aqui em MT é isso, muito triste certo, pois o reconhecimento é pouco …