Pirataria de software no país resiste, mas é a menor da A.Latina!

Fonte.: UOL

SÃO PAULO (Reuters) - O índice de pirataria de software no Brasil ainda supera os 50 por cento dos softwares vendidos e caiu apenas um ponto percentual em 2007 contra 2006, mas é o menor entre os vizinhos da América Latina e também dentro do bloco conhecido por BRIC (formado por Brasil, Rússia, Índia e China).

Em 2007, segundo dados apresentados nesta sexta-feira pela Business Software Alliance (BSA), 59 por cento dos softwares comercializados no Brasil foram copiados ilegalmente, índice que era de 60 por cento no ano anterior.

As perdas em receita para a indústria de software, entretanto, diante do crescimento anual desse mercado, foram maiores: 1,617 bilhão de dólares, ante as perdas de 1,148 bilhão no ano anterior.

A queda na porcentagem pode parecer pequena, mas, na avaliação de Robert Holleyman, presidente mundial da BSA “mostra uma tendência” de redução. Além disso, destacou, “o Brasil está abaixo da média da América Latina, que foi de 65 por cento, e do BRIC, que foi de 75 por cento.”

Para ele, “na medida em que o mundo se volta para as nações do BRIC, o Brasil estar à frente é uma grande oportunidade”, afirmou Holleyman, em encontro com a imprensa.

Segundo ele, o governo brasileiro tem sido bastante pró-ativo no combate à pirataria e reconhece a importância da proteção aos direitos autorais.

Os membros da BSA estiveram reunidos com o governo brasileiro na quinta-feira. Para Frank Caramurú, diretor-geral da BSA no Brasil, o governo está bastante consciente, mas “o que falta é a conscientização” das pessoas para que o índice brasileiro caia ainda mais.

“As pessoas relutam a entender que quando usam um software pirata estão impedindo a economia do país de crescer ou de gerar mais empregos”, afirmou.

LIÇÃO DA RÚSSIA

O destaque na pesquisa apresentada nesta sexta-feira, no entanto, foi a Rússia, que conseguiu reduzir seu índice de pirataria em sete pontos percentuais em um ano. O país chegou a 2007 com 73 por cento de índice de pirataria entre os softwares vendidos, ante 80 por cento no ano anterior.

Para Holleyman, “o governo russo se deu conta de que tem uma indústria de software muito forte e que combater a pirataria nesse segmento ajudaria a desenvolver a economia do país”.

Entre as medidas adotadas pelo governo russo no ano passado, o presidente da BSA citou campanhas de conscientização para o público, o ingresso do país na Organização Mundial do Comércio (OMC), que obrigou as companhias a cumprirem regras de propriedade intelectual, e maior fiscalização às empresas usuários de softwares ilegais.

Segundo o executivo, o fato da indústria estar se fortalecendo naquele país também fez com que o governo contasse com o empenho dos próprios desenvolvedores nas ações para coibir a pirataria.

A média mundial de softwares piratas detectados pela BSA foi de 38 por cento–um acréscimo de 3 pontos sobre 2007–, gerando perdas de 47,809 bilhões de dólares a essa indústria, além de redução na arrecadação de impostos e geração de empregos, como citou a entidade.

O país com menor nível de pirataria é os Estados Unidos, cujo índice em 2007 caiu 1 ponto percentual, para 20 por cento do total.

A nação norte-americana, no entanto, como é o maior mercado mundial de software, foi a que apresentou a maior perda de receita: 8,04 bilhões de dólares.

A Armênia foi em 2007 o país com mais alto índice de pirataria de software, de 93 por cento, ainda que tenha reduzido o percentual em 2 pontos sobre 2006.

No segundo lugar estão empatados Bangladesh, Moldova e Azerbaijão, com 92 por cento dos softwares ilegais.

(Reportagem de Taís Fuoco, Edição de Alberto Alerigi Jr.)

Sabe, eu não sei o que vocês acham mas, eu não compraria um dvd do play3 por 200 reais ou mais.
Claro, eu falo assim porque não fui eu que fiz um software que deu um puta trabalhão mas, pô, estamos no Brasil, muita gente é pobre e não tem dinheiro pra pagar certas quantias né, sei lá, talves eu esteja enganado mas, seu eu fizesse um software muito trabalhoso, iria pensar duas veses antes de colocar um puta preço que a maioria não conseguiria comprar.

Sei lá viu, esse lance de software é embaçado.

Tenho certeza que se um DVD custasse R$ 50,00 muitos que tem o poder aquisitivo de possuir um console deste tipo, tenho certeza que a pirataria seria ainda menor, claro que ainda existiria pq a maioria aqui compra DVD piratas a quantias até que semelhante, faça as contas ai se não daria lucro, faça uma suposição baixa que de 10 piratas saia 1 original:

1 Original = R$ 200,00
9 Piratas = R$ 1800,00

Veja ganharão R$ 200,00 e perderão R$ 1800,00 ficando assim R$ 1600,00 no prejuízo, agora imagine que se diminuíssemos o valor para R$ 100 da mídia original, no pior dos casos iriamos conseguir vender dois:

2 Originais = R$ 200,00
8 Piratas = R$ 800,00

Agora se reduzíssemos a metade novamente o preço, só que agora o pirata custa a metade do com a diferença que o original tem um processo melhor de gravação, outra alternativa seria incentivar os jogos em disco rígido que de alguma forma iria diminuir o custo de produção, tenho certeza que mais de 8 pessoas deste grupo compraria o DVD Original modificando assim o senário:

8 Originais = R$ 400,00
2 Piratas = R$ 100,00

Claro que para isto acontecer o mundo teria que parar, para uma mídia desta para chegar ao mercado interno recebe 70% de acréscimo no seu valor uma vez que são todas importadas se elas custarem U$ 20,00 para chegar aqui chegarião a U$ 34,00 veja isto em reais:

U$ 20,00 * 2,3 = R$ 46,00
U$ 34,00 * 2,3 = R$ 78,20

Sabemos que uma mídia desta não sai por menos de $U 50,00 lá fora.

Veja ai o valor de alguns games:

"

uma alternativa interessante à pirataria
http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/2008/11/12/ult530u6448.jhtm

Putz, se aqui já é assim imagina nos outros países.

O problema da pirataria do Brasil não é preço não… é aquele negócio do pessoal reclamar do governo mas quando tem uma oportunidade de fazer o mesmo fica na sua…

Comprei Call of Duty 4 para PC por 49,90 (frete grátis ainda :shock: ) e acho até mais barato do que uma produção dessas vale. No PC normalmente jogos saem por no máximo 100,00. Um preço até justo visto que tem manual, suporte técnico e talz. Saiu a pouco tempo o World of Goo, jogo super bem avaliado, custa 20 doláres… e quase todos que conheço que possuem o jogo baixaram da net…

Acho que o combate a pirataria ao Brasil passaria por um complexo trabalho de conscientização e talvez jamais sumirá completamente… Quanto a jogos de videogame realmente é um absurdo mas sempre podemos importar que 100% das vezes sai mais barato que na loja (pagando impostos e tudo mais) mas reconheço que não se consegue muito mais que isso.

Enfim, o certo seria, se um console é caro e os jogos são caros… não o tenha. É algo supérfluo, se não pode manter não compre. Talvez o fato de vender NADA no País ajude a baratear. Vejo pelo PS3, o console em si barateou demais desde o lançamento, está no mesmo preço do 360 que é bem mais barato fora do país. Porque será? Porque como o 360 tem pirata vende muito e o pessoal inflaciona o preço, já o PS3 tem um preço mais “real”.

Saindo do mundo dos games. O mercado de software possui alternativas baratas ou free para quase tudo, basta cada usuário buscar conhecimento sobre o assunto. Alguns software são bem baratos. Eu possuo o norton anti virus por exemplo, é um software pago, existem alternativas mas prefiro ele. Custou uns 70-80 não lembro ao certo por 1 ano. Acho que com 130 são 3 licenças. Se eu não puder pagar isso troco de área :slight_smile: O Enterprise Architect é outro software excelente no que se propõe a fazer e barato. Mas o comodismo é campeão de bilheteria no Brasil e no mundo.

Muito bom ver a notícia mas ainda temos um longo caminho a percorrer…

Concordo que o preço dos softwares é abusivo, mas justificar um crime por “não ter dinheiro” para comprar um original, acho completetamente errado.

Ora, se não pode comprar, não compre. Eu também gostaría muito de ter um audi ou um corvette, mas infelizmente tenho que me contentar com um carrinho popular. Eu não ter dinheiro pra bancar um carro desses não justificaría um roubo do mesmo, ou a compra de um carro roubado.

Com o Software é a mesma coisa, se não tem condições para comprar, ao invés de recorrer a pirataria, procure alternativas mais baratas ou livres. Se elas não te atendem, economize e compre uma licença.

O problema é que ser correto no Brasil causa um status negativo, e se vc fizer a coisa certa, será taxado de “trouxa” por pagar mais caro.

Acho que cada um de nós deveríamos tentar mudar isto.

Não incentive a pirataria! Seja honesto.

"

Eu queria comprar um Citroen C4 mas não tenho dinheiro nem pra comprar o carro, nem pagar o IPVA e muito menos o seguro, que que eu fiz, comprei um Palio.

Simples assim, não tem dinheiro, não compre, pronto!

Combater a pirataria não se faz somente com repressão, mas também com uma política de incentivo a subistituição de software pirata por software livre.
Claro que atrelado a isso, se faz necessário um serviço de inteligência para localizar as rotas utilizadas para a entrada destes produtos no território brasileiro, identificar fornecedores, e criar uma política efetiva de combate a esta prática danosa. 8)

Pirataria não funciona dessa forma “se você não pode comprar uma ferrari, não compre”. Simplesmente porque o objeto obtido (no caso o software) é obtido de forma muito mais barata pela pirataria do que pela compra do original:

“Porque pagar um milhão de reais em uma ferrari com suporte técnico, caixinha e o escambau se eu posso pagar 10 reais por uma ilegal que é exatamente idêntica a original?”

“Porque pagar pela ferrari se posso conseguí-la de graça no eMule?”

Então, o problema da pirataria não é o poder aquisitivo do brasileiro, é o puro e simples peso no bolso do brasileiro. Mesmo quem tem 50 reais para gastar para comprar um jogo original, vai preferir pagar 1 real em um pirata ou até mesmo baixar de graça no eMule. O problema não é simples.

pirataria nunca vai deixa de existir …
em quanto ouver desigualdade social também averá um Robin Hood para tirar dos “ricos” e dar aos pobres…
o problema é que no meio dos “ricos” sempre tem um pobre trabalhador por trás que paga o pato.

"

Porque é, como você mesmo disse, ilegal.

[quote=victorwss]

Então, o problema da pirataria não é o poder aquisitivo do brasileiro, é o puro e simples peso no bolso do brasileiro. Mesmo quem tem 50 reais para gastar para comprar um jogo original, vai preferir pagar 1 real em um pirata ou até mesmo baixar de graça no eMule. O problema não é simples.[/quote]

O problema realmente não é simples de resolver, se fosse já teríamos resolvido, mas o problema é cultural. Foi o que eu disse acima, se você comprar algo legal com nf e etc, é taxado de trouxa, por ser honesto, pagar os impostos e etc.

Mas como resolver isto? Bem, eu parei de comprar produtos piratas (não só softs, mas jogos e música tbm). Não joguei todos os meus “artigos” piratas fora, mas parei de comprar novos. Faça você também a sua parte, e quem sabe as gerações futuras tenham outra mentalidade.

Abs.

[quote=rafagil]
O problema realmente não é simples de resolver, se fosse já teríamos resolvido, mas o problema é cultural. Foi o que eu disse acima, se você comprar algo legal com nf e etc, é taxado de trouxa, por ser honesto, pagar os impostos e etc.

Mas como resolver isto? Bem, eu parei de comprar produtos piratas (não só softs, mas jogos e música tbm). Não joguei todos os meus “artigos” piratas fora, mas parei de comprar novos. Faça você também a sua parte, e quem sabe as gerações futuras tenham outra mentalidade.

Abs.[/quote]

Bem, se a maioria das pessoas acha que não há problema em adiquirir um software sem pagar isso deveria ser ilegal se vivessemos em uma democracia. Mas como vivemos em uma ditadura de mercado, a vontade da maioria não acontece.

Pense nisso.

[quote=eric_jf][quote=rafagil]

Abs.[/quote]

Bem, se a maioria das pessoas acha que não há problema em adiquirir um software sem pagar isso deveria ser ilegal se vivessemos em uma democracia. Mas como vivemos em uma ditadura de mercado, a vontade da maioria não acontece.

Pense nisso.[/quote]

Quem “dita” o mercado é sim a maioria. Afinal o que move o capitalismo é o consumo, se ninguem compra, não vende, e se não vende não é produzido. Mas comprar o pirata aumenta ainda mais a popularidade do produto, e não força a empresa a reduzir os preços.

Como diria minha professora de direito: “O poder emana do povo”. Pena que o brasileiro ainda não se tocou disso.

[quote=rafagil]
Quem “dita” o mercado é sim a maioria. Afinal o que move o capitalismo é o consumo, se ninguem compra, não vende, e se não vende não é produzido. Mas comprar o pirata aumenta ainda mais a popularidade do produto, e não força a empresa a reduzir os preços.

Como diria minha professora de direito: “O poder emana do povo”. Pena que o brasileiro ainda não se tocou disso.[/quote]

Não dita, se ditasse não seria ilegal copiar.
Estou falando de democracia não de capitalismo, justamente por ser capitalismo é que é uma ditadura economica.
Onde quem decide é uma minoria.

[quote=rafagil][quote=victorwss]
“Porque pagar um milhão de reais em uma ferrari com suporte técnico, caixinha e o escambau se eu posso pagar 10 reais por uma ilegal que é exatamente idêntica a original?”
[/quote]

Porque é, como você mesmo disse, ilegal.
[/quote]

Eu não disse que faço isso. Mas tenho certeza que pelo menos 90% da população que compre pensa isso.

[quote=victorwss]
Eu não disse que faço isso. Mas tenho certeza que pelo menos 90% da população que compre pensa isso.[/quote]

São os mesmo 90% que só reclamam e não fazem nada pelo Brasil nem votar direito.

Pirataria é um lixo, só serve pra acabar com empregos e enriquecer quadrilhas e mafiosos, quem pirateia filmes não faz idéia do custo de produção de um filme e como dificil produzir um, quem pirateia software é o mesmo tipo de individuo que não valoriza o trabalho do seu próximo e quer ganhar dinheiro facil sem trabalhar!

[quote=eric_jf][quote=rafagil]

Como diria minha professora de direito: “O poder emana do povo”. Pena que o brasileiro ainda não se tocou disso.[/quote]

Não dita, se ditasse não seria ilegal copiar.
Estou falando de democracia não de capitalismo, justamente por ser capitalismo é que é uma ditadura economica.
Onde quem decide é uma minoria.[/quote]

E voce acha certo copiar? Por que? Se você não acha certo, então não pratique. Se já não pratica, ótimo, é mais uma pessoa correta pra somar nos 10%

Quanto a ser ilegal, é uma questão de direitos autorais, e não de “democracia”, creio que nem todos os autores gostam de ver suas idéias sendo copiadas.

Nós temos o poder de simplesmente não comprar o produto. É simples, se vc não comprar, quem está vendendo vai ditar o que?