Seguinte, tava aqui no fórum dando uma fuçada e tal, vi um tópico falando de eclipse pra auxiliar no php, etc… Notei q um colega colocou ao lado do php o seguinte (argh)…rs
Gostaria de saber o pq… Assim, o q a galera acha de php, asp, ou se só defendem o jsp. Pergunto por curiosidade de aprender, pra depois não me enveredar num caminho meio sem lógica.
Em outras palavras qual dos três (php, asp, jsp) oferece mais vantagens, e quais são elas?
acho dificil comparar php com java, sao coisas com finalidades diferentes (pra mim). dificil eh fazer os caras do php entenderem isso, concordo, pra eles só existe php - pra tudo. eu acho q o php eh otimo em muitas situacoes e uma solucao melhor que o java pra mta coisa. mas ja nao aprovaria fazer um grande portal em php.
o fato eh q o php eh mto bom e ja eh uma tendencia ha mto tempo. o negocio eh ter bom senso qto a onde utiliza-lo, mas obviamente deve ser conhecido por todo bom programador.
Eu gosto de PHP… eh simples, tem milhares de recursos, e da pra fazer sistema bem organizados com ele, dentro dos limites possiveis.
Eh injusto julgar mal uma linguagem por questoes muitas vezes sem mta importancia, como o lance de comparacao de tipos. Todo mundo que mexe com php sabe que ele nao tem explicitamente uma diferenciacao entre numeros e strings, assim como a maior parte das linguagens de scripting.
Assim como dizer “argh” pra tecnologia somente pq um paper diz que pra sites gigantes php nao eh uma boa escolha ( q, btw, na maior parte dos casos, ha muiitos lacks mesmo, assim como toda linguagem tem seus proprios prolblemas ).
Uma coisa que eu não gosto do php e que me força a ver a documentação deles direto são as funções de string, arrays, e talz… Não sei se vocês já notaram também que umas funções uma recebem “$haystack, $needle” outras “$needle, $haystack”… Não há padrão na ordem dos argumentos
Isso é verdade… é e um saco. Mas o que mais me irritava no PHP, mas que agora parece que estabilizou, é a indecisão com os nomes das variáveis de ambiente, toda hora trocavam os nomes, um site mais antigo na hora de fazer upgrade de versão de PHP as vezes tinha que refazer um monte de coisas dependendo de como o provedor fizesse o upgrade.
Eu nunca programei em php, mas não consigo entender como podem achar um monte de script acumulado dentro de arquivinhos 0.5% melhor do que uma plataforma que permite a estrutura, design, portabilidade, manutenibilidade (?), possibilidades, etc que java oferece.
Sem ironia mesmo … só REALMENTE não consigo entender.
[quote=“LIPE”]Eu nunca programei em php, mas não consigo entender como podem achar um monte de script acumulado dentro de arquivinhos 0.5% melhor do que uma plataforma que permite a estrutura, design, portabilidade, manutenibilidade (?), possibilidades, etc que java oferece.
Sem ironia mesmo … só REALMENTE não consigo entender.[/quote]
PHP é + fácil de aprender (não me venham jogar pedras porque é sim…)
realmente java é MUITO superior ao php, mas o php tem SIM seus prós.
quer ver?
email um email em php, em java em asp
conecta no mysql em php, em java e em asp
procure por funções/métodos para tratar strings em php, em java e em asp
não há como comparar um grande aplicação em php e em java, é realmente um outro nível, mas php não é um lixo. Já fiz sistemas em php razoavelmente complexos isso a uns 4 anos e resolveram o problema do cliente, ele ficou muito safisfeito, usei php+mysql+apache+interbase e o sistema ficou uma bala.
Só pra concluir, não vejo um só motivo pra eu estudar/usar php hoje, mas volto a repetir a linguagem tem sim sua utilidade/facilidade. o php 5 deu uma evoluida animal, ele agora é OO de verdade (não vou falar a besteira de que é 100% ou 90%, mas agora pode se dizer que é OO).
Deu uma evoluída animal, mas tá longe de ser OO de verdade… pelo o que eu vi, vc pode criar classes decentes e até namespaces, mas a funções nativas dele continuam praticamente inalteradas…
Ué, ele já disse… as funções nativas. Fica difícil vc dizer que o php é OO com um monte de funções nativas. Isso deveria ser abstraido para uma api de classes. Agora imagina tirarem todas as funções nativas na próxima versão o “BOOOOOM” que causaria.
Pego muito bem com ele, super simples de aprender, os docs são excelentes (pra que padrão em parâmetros se tem doc? ehehehe) e dá pra fazer um sisteminha batuta se quiser.
Pra quem quiser um bom exemplo veja o framework Horde. Ele é muito bem feito (ao meu ver é), simples de customizar, mais simples ainda de extender e integra suas aplicações num modo OO sem uma linguagem OO (ele existe desde o php 3 eu acho).
Quanto a ser OO ou não … eu não mexi com o PHP5 mas trabalhei com o 4 e já fiz um sistema OO com ele (era um site de compras, tudo ali era objetinhos), não tinha herança mas usava composição (afinal de contas tem gente que odeia herança e ama composição mesmo em java :lol: ) … lembrando mais uma vez que a linguagem nao precisa ser OO, seu sistema precisa (tem um topico sobre isso por aqui no forum em algum lugar) pra vc ter as vantagens de uma modelagem OO.
[quote=“Daniel Quirino Oliveira”][quote=“Rafael Steil”]
Assim como dizer “argh” pra tecnologia somente pq um paper diz que pra sites gigantes php nao eh uma boa escolha ( q, btw, na maior parte dos casos, ha muiitos lacks mesmo, assim como toda linguagem tem seus proprios prolblemas ).
[/quote]
O paper foi só para resumir o porque eu não gosto de PHP, além da sintaxe escrota ;)[/quote]
Sintaxe escrota?
[code]for($i, $i < 10; $i++ ) {
//
}
while ( $bar ) {
}
do {
} while ( $foo )
if ( $foo ) {
} else if ( $bar) {
} else {
}
switch ( $foo ) {
case 1:
break;
case 2:
break;
default:
break;
}[/code]
Ué, até que a sintaxe não é tão escrota, né? Lembra C, Java…
Agora se você falar que esse “$” na frente de todas as váriavéis é escroto, e que a API é uma bagunça, eu concordo
Concordo que dá pra fazer sisteminha batuta se quiser, já trabalhei e ainda trabalho muito com PHP, mas a despadronização atrapalha… é um saco ficar consultando docs toda hora.
Eu conhecia um WebMail chamado Horde, não sabia desse framework, vou dar uma olhada.
Eu tb não mexi com o PHP 5, só li sobre as novas funcionalidades. Hoje em dia quando eu programo em PHP 4 eu tenho várias classes (usando herança, composição e tudo mais que o PHP pode oferecer) que me ajudam pra caramba no desenvolvimento, mas tá muito longe de ser OO, é linguagem procedural usando algumas classes. Não vejo como ser OO de verdade.
Quando comecei a aprender Java, eu me empolguei com os Struts e WebWork da vida, e fiz um framework no estilo deles com PHP, ficou bem legal, mas a performance… talvez investindo um pouco mais de tempo nele dê certo…
Na verdade o webmail chama-se IMP e faz parte do framework … ele é o componente mais famoso mas existem outros.
(na verdade não sei se o nome certo é framework, acho que dá pra passar batido :roll: )