Estou planejando fazer um simples sistema para um amigo, o qual tem um iPad, e por sua vez tem colegas de profissão que também tem um interesse em potencial de utilizar o sistema mas que tem tablet’s equipados com Adroid. Diante deste requisito, falando com alguns colegas, me sugeriram a utilização do framework PhoneGap, com a promessa de fazer apenas um código e o mesmo ser compilado para diversos dispositivos, com persistência local e outras vantagens, gostaria de saber se alguém já utilizou e o que me diria deste framework, quais os prós e contras?
Cara estamos dando uma olhada aqui na empresa onde trabalho, e o problema do Phonegap é que ele precisa rodar sobre o ambiente de desenvolvimento da plataforma alvo. Isso significa dizer que se você quiser desenvolver para IPad, você deverá ter o X-Code (SDK e tudo mais) instalado em um Mac (ou algo que o valha), caso você queira desenvolver para Android, deverá ter o Eclise com o SDK Android instalado na máquina também.
Assim, é muito interessante quando existe uma equipe de desenvolvedores que trabalham com HTML + CSS + JS (o Phonegap só entende isso, o que ele faz é converter para o código nativo da plataforma alvo), sendo que o tempo para preparar todo mundo em Android, por exemplo, não compensa a espera.
Outra coisa é que deixando de lado o desenvolvimento nativo, você pode encontrar projetos que precisam “descer no porão” do dispositivo para realizar coisas que o Phonegap ainda não suporta, visto que é uma abstração da linguagem nativa da plataforma alvo (e nem tudo é suportado).
Existem boas coisas até, mas escrever regra de negócio em JS e ter que instalar várias ambientes de desenvolvimento (se o objeto é atender a várias plataformas) é uma das coisas que me desanima em relação a adoção do Framework.
[quote=laudenpower]Cara estamos dando uma olhada aqui na empresa onde trabalho, e o problema do Phonegap é que ele precisa rodar sobre o ambiente de desenvolvimento da plataforma alvo. Isso significa dizer que se você quiser desenvolver para IPad, você deverá ter o X-Code (SDK e tudo mais) instalado em um Mac (ou algo que o valha), caso você queira desenvolver para Android, deverá ter o Eclise com o SDK Android instalado na máquina também.
[/quote]
Escrever toda a regra em JS não é muito legal mesmo!!! mas este seu primeiro paragrafo que eu não entendi, não é justamente o ponto forte do framework gerar apatir de um mesmo código um aplicativo para vários tipos de sistemas operacionais? então por exemplo não faria sentido eu ter a necessidade de desenvolver na plataforma alvo, ou estou enganado?
[quote=dudu795][quote=laudenpower]Cara estamos dando uma olhada aqui na empresa onde trabalho, e o problema do Phonegap é que ele precisa rodar sobre o ambiente de desenvolvimento da plataforma alvo. Isso significa dizer que se você quiser desenvolver para IPad, você deverá ter o X-Code (SDK e tudo mais) instalado em um Mac (ou algo que o valha), caso você queira desenvolver para Android, deverá ter o Eclise com o SDK Android instalado na máquina também.
[/quote]
Escrever toda a regra em JS não é muito legal mesmo!!! mas este seu primeiro paragrafo que eu não entendi, não é justamente o ponto forte do framework gerar apatir de um mesmo código um aplicativo para vários tipos de sistemas operacionais? então por exemplo não faria sentido eu ter a necessidade de desenvolver na plataforma alvo, ou estou enganado?[/quote]
Sim, é um ponto forte, mas isso é ao custo de ter o ambiente de desenvolvimento instalado no computador do desenvolvedor. Entenda que o Phonegap por ele mesmo não gera nada sozinho (que seria o ideal, pois assim você usaria uma ferramenta para tudo), ele precisa do SDK para a plataforma alvo para poder converter o código JS e afins.
E é isso que quebra na hora da escolha, por que no caso da Apple, o kit de desenvolvimento é pago, ai você vai precisar da licensa para X-Code para poder desenvolver para IPad sem falar que vai precisar do Mac e tudo mais. Depois se você quiser converter aplicação para Android, lá vai você ter que instalar o Eclipse com o ADT para poder criar o mesmo projeto no eclipse e colocar o código do projeto criado no X-Code nele para poder compilar, enfim é coisa de mais na minha visão.
Sempre que tentam criar algo “bala de prata” acabam levando uma turma de desenvolvedores na onda, e quando a coisa começa a ficar limitada o pessoal precisa começar a fazer “xunxo” para poder suprir as necessidade do projeto dentro do Framework. É complicado, pois sempre existe um Trade off, associado a escolha de um Framework.
Estou planejando fazer um simples sistema para um amigo, o qual tem um iPad, e por sua vez tem colegas de profissão que também tem um interesse em potencial de utilizar o sistema mas que tem tablet’s equipados com Adroid. Diante deste requisito, falando com alguns colegas, me sugeriram a utilização do framework PhoneGap, com a promessa de fazer apenas um código e o mesmo ser compilado para diversos dispositivos, com persistência local e outras vantagens, gostaria de saber se alguém já utilizou e o que me diria deste framework, quais os prós e contras?
Obrigado.[/quote]
PhoneGap agora Apache Cordova, utilizamos a versão 2.4.0 do Apache Cordova primeiramente para 2 plataformas, Android e IOS(iPhone e iPad). O principal desafio foi compactação dos dados já que todos os serviços de nosso barramento utiliza SOAP/XML. O jeito foi encapsular todos essas chamadas em um conversor desenvolvido em JSON e utilizamos api jQuery Mobile para frontend que funciona muito bem, inclusive as iterações de tela são bem sincronizadas.
Recursos:
Html 5
Css 3
jQuery Mobile
Todas as requisões em JSON já que o nosso 3G Brasil é tipo net
Com estrutura montada você tera ótimas condições de compilar o apk android e rodar o projeto no xCode. Sugiro se inscrever no apple developer e pagar a taxa para conseguir rodar o app diretamente no iPhone, a experiência de desenvolvimento conseguindo simular a aplicação diretamente no aparelho é muito boa, só vai precisar de um mac.