Boa tarde, tudo tranquilo?
Eu estou desenvolvendo um app para a empresa que trabalho em que basicamente será um catálogo. A princípio, eu tinha o plano de criar um web service para manter o catálogo atualizado, sempre buscando se tem algo novo e se sim, ele salva no banco esse novo produto.
O problema é que estou quebrando a cabeça com esses plugins de persistência de dados há vários dias, já peguei até projetos prontos “funcionais”, buildei, e não funcionou. O meu medo é grande de fazer um esforço enorme e acabar funcionando só no aparelho que estou testando atualmente, ou pior ainda, futuramente parar de funcionar devido as novas versões de android e ios.
O que vocês me recomendam? Vale realmente o uso de webapp? Tem alguma opção melhor de apps híbridas?
Pensei também na possibilidade de deixar o catálogo estático, aí quando tiver um produto novo, atualiza o app. O que vocês acham dessa idéia?
Me ajudem aí galera, valendo um convite para a campus party 2017 imaginário xD
Deixa o conteúdo estático só se o seu objetivo inicial for apresentar um protótipo.
Sobre webapp, pode ser caso o publico pelo qual se destina sua aplicação não exija qualidade, que é melhor proporcionada por aplicativo nativo.
Sobre conteúdo online pesquise sobre HTTP/REST com Android e depois banco de dados.
Primeiro, obrigado pela atenção.
Então, eu pensei em “estático” mas usando um arquivo json com todos os produtos porque o cadastro de produtos acontece somente na virada de ano e algumas vezes durante ano, mas isso é raro de acontecer. O porque disso é que esses plugins do cordova, pelo menos o de banco de dados (estou usando cordova-sqlite-storage), não funciona de jeito algum, e estou com medo de fazer funcionar no celular que estou testando e não funcionar no ios, por exemplo.
No caso, eu criaria um serviço rest para outras coisas, que necessitariam do usário sempre estar conectados na web, mas o catálogo em específico eu pensei no arquivo json.
Antes de começar a mexer com esses plugins do cordova, o que eu queria era um web service que seria consumido pelo app para atualizar o catálogo, inserindo no banco sempre que tivesse algo que banco ainda não tinha.
Sim, você vai guardar os dados requisitados no lado client e atualizar só quando vier atualização no servidor. Para este web service você vai ter que escolher alguma tecnologia back-end, como PHP, Python, .NET, Java, etc.
Sqlite não costuma ser mistério para a maioria que programa em Android, pois tem muitos tutoriais na internet pra você aprender e ver funcionado pontualmente antes de aplicar em seu projeto. Mas como você está preso no PhoneGap, o conteúdo disponível acaba sendo menor mesmo.
Se está difícil investir, foque em um público de cada vez, quando tiver retorno financeiro do produto Android você investe no iOS, compra um Mac/iPhone para conseguir homologar seu produto.
Um website não resolve seu problema? Pra que usar uma app híbrida?
Acho que vc esta complicando algo que é simples de fazer com HTML gerado dinamicamente no servidor e disponível pra qualquer cliente com um navegador web.
Se os recursos permitidos pelo navegador atenderem os requisitos, realmente é muito mais simples criar um site com layout responsivo.
ja temos um website responsivo, mas o cliente não poderia ver o catálogo offline, ver esquema de montagem de forma mais prática também offline etc.
Obrigado a todos pelas opiniões valeu mesmo
. Vou fazer o app com todos os produtos cadastrados em um json mesmo, que vai ser criado a partir de cadastros feitos em uma aplicação web. Aí quando tiver atualizações, altera o json e inclui as imagens.
Pelo menos por enquanto, até que eu consiga utilizar esse plugin de persistência do cordova.
O negócio é que o site responsivo vai estar funcionando daqui 10 anos, assim como uma solução nativa.
Uma solução híbrida, onde pra cada problema é um plugin, você dá quanto tempo pra essa pilha de plugins sucumbir sobre seu próprio peso? 2 anos?
Quanto aos plugins, eu vou usar o mínimo possível, os únicos que pretendo usar é o de acesso ao banco de dados e notificação push. Eu sinceramente não acho que os plugins sejam tão largados de maneira que parem daqui 2 anos, acredito que sempre haverá atualização para arrumar problemas que forem surgindo.
Com o tempo que se perde nos problemas e obscuridão dessas ferramentas alternativas, pode dar o mesmo tempo de fazer dois front-ends nativos, para Android e iOS.
E como sabe quantos plugins vai precisar, se não sabe ainda todos os problemas que vai enfrentar?
Por exemplo, recentemente eu li que quando inicia uma app PhoneGap, o usuário pode ver uma tela branca por meio segundo. Advinha, é o webview carregando a pagina do app. A solução? Cordova Splashscreen plugin
Por aí vai vendo, se já começa precisando de plugin pra uma mísera tela de splash, imagina só quantos plugins vai precisar uma solução hibrida final.