concordo, a grande verdade é que o javafx nao esta “emplacando”…
Onde eu assino?
P%$#a! Se querem fazer aplicações interativas, aprendam ActionScript e façam aplicações REAIS e que funcionem HOJE! E deixe o JavaFX descansar em paz.
Acredito que todos estão falando do javafx para web, pode não ser a melhor coisa mesmo, mas existem outras plataformas, como a TV. Quero ver um cara com muita paciência fazer app p/ tv em javascript…
sou a favor do javafx na TV…
Onde eu assino?
P%$#a! Se querem fazer aplicações interativas, aprendam ActionScript e façam aplicações REAIS e que funcionem HOJE! E deixe o JavaFX descansar em paz.
[/quote]
Uma coisa é diferente da outra. JavaFX está sem mercado, mas é uma plataforma com potencial, senão não teria essa petição e a Oracle teria deixado a gigante equipe do time JavaFX de lado (muitas pessoas do time JavaSwing).
Com certeza é possível realizar aplicações reais com JavaFX. Entre no Google Oracle Mix do JavaFX e veja os exemplos de aplicações Desktop com ele.
O LoadUI é uma aplicação recente com JavaFX: http://www.eviware.com/loadUI-News/
Os maiores problemas não são Flash, HTML5, etc. Os maiores problemas são a falta de aparelhos no mercado com suporte a JavaFX (falando de celular, para televisão já existem SetTop Box que funcionam JavaFX perfeitamente) e o abandono da Oracle quanto a comunidade Java, tirando o suporte a Swing nessa versão do javaFX e, pior, colocando um warning quando você usa componentes Swing. Isso foi triste!
Cara mexi com flex um tempo, a coisa ta bem adiantada, e ele nem é completamente Open Source, eu assinei a petição do mesmo jeito, por acho q se abrir vai ser bom. mais eu nao mexeria
Sobre abrir o código, tenho a opinião do Chun: em muitos casos é uma boa, mas o fato de ser aberto não é sinônimo de qualidade e não sei até que ponto isso ajudaria o Java FX nesse momento.
Pelo que lê-se nos forums internacionais e nos blogs dos desenvolvedores da Sun/Oracle, ele está crescendo sim, só que em um ritmo menor do que a concorrência. A versão 1.3 trouxe muita melhoria que os desenvolvedores pediam e diminuiu a distância do Java FX pros concorrentes. Além do mais, a Oracle sempre enfatizou que apostava no JavaFX, vamos ver o que reserva pra ele.
Particularmente, se a abertura total ou gradual do código ajudar a portar o JavaFX pra mais plataformas, vai ser positivo pra tecnologia.
[quote=fddo]Acredito que todos estão falando do javafx para web, pode não ser a melhor coisa mesmo, mas existem outras plataformas, como a TV. Quero ver um cara com muita paciência fazer app p/ tv em javascript…
sou a favor do javafx na TV…[/quote]
Há rumores de que o iOS da Apple e o Android da Google sejam utilizados em Set Top Boxes… então mais uma vez, é um lugar onde o JavaFX está atrasadíssimo.
E com relação a Javascript… me desculpe, mas onde existe netbook, smartphone, tablet e set top box não existe IE 6, nem IE 7. Ao contrário, só existe o que há de mais avançado pra Web, como HTML 5, CSS 3 e JS 1.7.
Não é uma plataforma com potencial. Por mais que você e muitos javeiros tenham esperanças… é somente isso: javeiros ainda inebriados pelo LSD do “Java Anywhere” lutando desesperadamente pra que isso se tornasse realidade. A verdade é que outras empresas muito grandes já entraram no mercado que o JavaFX queria entrar, isso é uma barreira e tanto.
Não sei se realmente exista uma equipe gigante por trás do JavaFX (acredito que não). A Oracle não tem experiência com o mercado consumer, e não gosta de jogar dinheiro pela janela (ao contrário da Sun). Pode muito bem cancelar o projeto.
To esperando por isso desde a aquisição…
Até agora não vi vantagem no JavaFX aos seus concorrentes, só vi desvantagens. Isso sem falar que o JavaFX é outra linguagem, dizem que da pra escrever em Java, mas procure um exemplo…
sem mais
Não é uma plataforma com potencial. Por mais que você e muitos javeiros tenham esperanças… é somente isso: javeiros ainda inebriados pelo LSD do “Java Anywhere” lutando desesperadamente pra que isso se tornasse realidade. A verdade é que outras empresas muito grandes já entraram no mercado que o JavaFX queria entrar, isso é uma barreira e tanto.
Não sei se realmente exista uma equipe gigante por trás do JavaFX (acredito que não). A Oracle não tem experiência com o mercado consumer, e não gosta de jogar dinheiro pela janela (ao contrário da Sun). Pode muito bem cancelar o projeto.[/quote]
Olha, sinceramente tenho como opinião o jfx a melhor delas, pelo uso que já fiz de todas. O flash acabou de implementar aceleração de hardware, e se não me engano o flex nem possui isso. O jfx não é uma plataforma exclusiva de sistemas for web, então acredito que possa pegar confiança no mercado.
To esperando por isso desde a aquisição…
Até agora não vi vantagem no JavaFX aos seus concorrentes, só vi desvantagens. Isso sem falar que o JavaFX é outra linguagem, dizem que da pra escrever em Java, mas procure um exemplo…
sem mais[/quote]
Dá para usar java junto com o script, mas imagino que não passe disso. Agora, compravado, ele é mais rápido que o silverlight, e consequentemente as outras tecnologias sem aceleração de hardware.
Galera, tenham calma antes de dar estas opiniões extremistas. estão correndo com a tecnologia, hoje o que eu sinto falta para poder trabalhar com JavaFX, primeiramente uma IDE mais completa, pois não vi como fazer um componente e trazer o mesmo para minha palheta no netbeans, no flex isso funciona lindamente. Tambem falta uma grid, básica para qualquer projeto sério.
se já tivesse a grid eu até ja começaria a pegar projetos pequenos desenvolvendo sobre o mesmo.
Vou tentar até o mestrado em Tecnologia Multimia explorando o JavaFX na TV Digital.
Tenho grande espectativa para o JavaOne desse ano, pois realmente não acredito que a Oracle continuaria num projeto se eles realmente não acreditassem no mesmo. E se a Oracle acredita, quem sou eu para duvidar?!
Eu sou a favor, mas duvido que isto aconteça.
Att.
Não sei se realmente exista uma equipe gigante por trás do JavaFX (acredito que não). A Oracle não tem experiência com o mercado consumer, e não gosta de jogar dinheiro pela janela (ao contrário da Sun). Pode muito bem cancelar o projeto.[/quote]
Java Anywhere é real, Android por exemplo.
Concordo com você sobre as barreiras, hoje não existe “peixada”, está tudo com barreira…
Se você ver as barreiras o mundo continuaria do mesmo jeito, com as mesmas empresas ganhando nos seus respectivos ramos. Não é papo sonhador, é uma chance de termos uma JavaStore com aplicações nossas para serem vendidas nas mais diversas plataformas. É difícil, sim, muito! Mas como já falei, não tem sonhador no mundo JavaFX, todo mundo é realista, todo mundo sabe de mercado e tals. Acredito que por isso que runtimes JavaFX não estão sendo lançados para qualquer coisa.
O maior problema é que tudo está nas mãos da Oracle, e eles estão trabalhando, mas a incerteza de onde correr (JavaFX quer estar em todos os lugares), faz com que pessoas não invistam brutamente em JavaFX. Daí criaram o programa Patterns. Um processo até onde sei lento, no qual você terá muitas possibilidades de uso da plataforma com suporte da Oracle/Sun…
Sobre a equipe, existem bastante pessoas lá sim inclusive algumas do time do JavaSwing e estão com uma outra vaga aberta… Recentemente contrataram o carinha do plugin FEST para lá. Te garanto que o maior problema é a obscuridade da Oracle
[Olhe no Grupo Oracle MIX JavaFX, tem muitas discussões sobre isso lá]
[quote=Leonardo3001][quote=fddo]Acredito que todos estão falando do javafx para web, pode não ser a melhor coisa mesmo, mas existem outras plataformas, como a TV. Quero ver um cara com muita paciência fazer app p/ tv em javascript…
Há rumores de que o iOS da Apple e o Android da Google sejam utilizados em Set Top Boxes… então mais uma vez, é um lugar onde o JavaFX está atrasadíssimo.
E com relação a Javascript… me desculpe, mas onde existe netbook, smartphone, tablet e set top box não existe IE 6, nem IE 7. Ao contrário, só existe o que há de mais avançado pra Web, como HTML 5, CSS 3 e JS 1.7.
[/quote]
JavaFX também pode ter o runtime portável para rodar sobre essas plataformas. E é exatamente essa uma das questões para torná-lo OpenSource.
HTML5, CSS 3 e JS são ótimos para criação de aplicações ricas, mas nem tudo é perfeito, não se gera processamento. Em grandes animações navegadores tradicionais, sem aceleração de hardware engasgam, sem dizer questões como de codecs proprietários, compatibilidade de navegador etc. IMHO, a coisa vai ser perfeita com a idéia da Google de fazer o “navegador SO”. Em outras palavras, querendo ou não, Flash estará ai por mais alguns anos…
[quote=Leonardo3001][quote=fddo]Acredito que todos estão falando do javafx para web, pode não ser a melhor coisa mesmo, mas existem outras plataformas, como a TV. Quero ver um cara com muita paciência fazer app p/ tv em javascript…
Set Top Box eu não sei, mas a com certeza a Sony e talvez a LG, estarão utilizando Android em algumas series de suas TV. Se javafx rodaria no android, ai eu não sei, alias se alguém souber me avise… ehehehehe
[quote]
E com relação a Javascript… me desculpe, mas onde existe netbook, smartphone, tablet e set top box não existe IE 6, nem IE 7. Ao contrário, só existe o que há de mais avançado pra Web, como HTML 5, CSS 3 e JS 1.7.[/quote]
ehhehehe vc gosta de desenvolver coisas complexa em Js ?? Sendo que em java/C++ ou qualquer outra linguagem é mais fácil. É preciso muita paciência para arranjar a documentação e conseguir ajuda de quem manja.
(…)
E estamos esquecendo a maior vantagem do JavaFX: Ser compatível com Java. Isso preserva boa parte de seu investimento e conhecimento em Java e a imensa base de conhecimento.
Hoje mesmo eu precisei salvar uma imagem da WEB no micro do cliente e uma “googlada” rápida achei o que queria…
É claro que você pode criar uma arquitetura para se comunicar com o servidor usando outra linguagem para interface se você quiser, mas esqueça de Spring, Hibernate e outros frameworks do mundo Java, além do mais sua arquitetura pode não ser tão rápida as vezes e nem flexível como poder usar Java diretamente…
[quote=Jesuino Master][quote=Leonardo3001]Há rumores de que o iOS da Apple e o Android da Google sejam utilizados em Set Top Boxes… então mais uma vez, é um lugar onde o JavaFX está atrasadíssimo.
[/quote]
JavaFX também pode ter o runtime portável para rodar sobre essas plataformas. E é exatamente essa uma das questões para torná-lo OpenSource.
HTML5, CSS 3 e JS são ótimos para criação de aplicações ricas, mas nem tudo é perfeito, não se gera processamento. Em grandes animações navegadores tradicionais, sem aceleração de hardware engasgam, sem dizer questões como de codecs proprietários, compatibilidade de navegador etc. IMHO, a coisa vai ser perfeita com a idéia da Google de fazer o “navegador SO”. Em outras palavras, querendo ou não, Flash estará ai por mais alguns anos…
[/quote]
Ser Open Source e ter o runtume portável não garantirá o sucesso do JavaFX. A aceleração de hardware é importante, mas está sendo superestimado nesta discussão; é uma característica importante, mas não é determinante para o sucesso da plataforma. Além do mais, não é algo exclusivo do JavaFX, o Safari tem aceleração de hardware, as aplicações nativas para iPhone/iPad e Android também tem.
[quote=fddo]Set Top Box eu não sei, mas a com certeza a Sony e talvez a LG, estarão utilizando Android em algumas series de suas TV. Se javafx rodaria no android, ai eu não sei, alias se alguém souber me avise… ehehehehe
[/quote]
Set top box separado ou interatividade integrado na TV, não importa, a ideia original é a mesma: o Android e o iOS comeriam as fatias de mercado que o JavaFX não teve fôlego para conseguir.
Como assim? Programar em Java e C++ é mais fácil? Até entendo quando um programador Swing ache Java mais fácil, mas C++ é também o mais fácil?
Primeiro que eu não faria “programação desktop” em JS, usaria Javascript para a parte dinâmica, CSS para apresentação e HTML para a estrutura. Segundo que documentação e livros para Javascript tem aos montes (recomendo o livro de Javascript de David Flanagan e a documentão da api do JQuery, ótima), sem falar de vários outros de CSS e HTML.
[quote=juliocbq][quote=chun]A proposito , eu adoro o OpenSource… mas não faço isso uma filosofia de vida , e nem verdade absoluta…
O que me deixa P da cara com OpenSource é achar que prq é aberto é bom…
Veja o caso do WELD (implementacao do CDI da JBoss), os caras estao lançando versoes a cada 5 meses… ATÉ MESMO PARA CORRECAO DE BUGS GROTESCOS… voce acha isso legal ? É como dar um sorvete e quando você vai pegar ele vc recebe apenas o palito.
[/quote]
Concordo, e posso te garantir que não sou fan boy dele também. O que eu estou dizendo é que fazer o javafx opensource vai deixá-lo mais acessível aos dispositivos que existem hoje no mercado, pois muitas fontes poderão usá-lo. O caso do WELD é um problema de administração, não podemos generalizar.[/quote]
Pelo visto este problema de administração afeta todos os projetos da “querida” JBoss.
O objetivo do jfx seria rodar neles, não competir. Acabei de saber que o mono vai compilar para android também, então provavelmente o silverlight vai estar no android.