[Pesquisa] Após a certificação SCJP

Alguém aqui não trabalhava com java e fez a certificação ?

Queria saber se, após a certificação o que mudou em sua vida ?

Apareceram melhores oportunidades ?

Se puder usem esse template pra responder:

Nível: Superior Cursando
Trabalhava com Java: Não
[b]Conseguiu emprego para trabalhar com Java: SIM/NÃO
Obteve Aumento salarial: SIM (em % (20%, 30%, etc))/ NÃO
Estado onde trabalha/mora: RJ/SP/PB/MG/ETC

Estou pensando em fazer a certificação para entrar no mercado de trabalho com Java e queria saber como foi com vocês !

Eu fiz a certificação depois que trabalhava com Java.
Acho que tirar uma certificação para então entrar no mercado não é uma boa estratégia.
Estudar java para certificação é muito válido para o aprendizado, mas o certificado não mostra que alguém é experiente em Java ou capaz de resolver problemas com a tecnologia, mas sim que apenas conhece detalhes da linguagem.

Tente estudar em casa e começar com projetinhos simples e pessoais. Já ajuda muito.

Bem, acho q no IBGE vc jah tem vaga garantida! :mrgreen:

Não tenho certificação java SCJP ainda, e eu acho que isso só conta em entrevistas por entrevistadores que gostam de olhar siglas. Certificação nunca diz se voce sabe ou não !

Trabalho com java sem problemas e caso perguntem sobre minha certificação responderia como o CV :mrgreen: |

Nível: Superior
Trabalhava com Java: Sim
[b]Conseguiu emprego para trabalhar com Java: -
Obteve Aumento salarial:
Estado onde trabalha/mora:SP

Fiz a minha certificação quando ja trabalhava com java.
Não faz muita diferença na remuneração, so fui mais chamado p/entrevistas.
Profissionalmente não fez muita diferença… ainda.
So faz bem mesmo p/ o ego.
Moro em Porto Alegre.

[]'s

Olá bmentges!

Eu acho que o estudo para a certificação, em especial a SCJP, é MUITO importante! Motivos:

• O exame incentiva o estudo do core da linguagem em um nível detalhado! (Sinceramente, quantas pessoas estudariam tudo aquilo que é pedido no exame pela simples livre e espotanea vontade?)
  • Ela faz diferença, em um primeiro momento (ex.: ao bater o olho no curriculo), com aquele que não tem certificação! Mas preste atenção, não estou falando que aquele que tem necessariamente conhece mais que aquele que não tem!
  • Se a pessoa tem certificação, podemos assumir certos conhecimentos logo de cara. Isso costuma ser muito útil quando se trabalha em equipe, ou quando se precisa aplicar uma prova básica de Java.

Mas a certificação não pode ser utilizada SOZINHA para avaliar um profissional, pois, por ex, tem certos skills em que a experiencia é muito mais importante!

Portanto, IMHO, SCJP diz que muito provavelmente o profissinal tem um bom nível tecnico sobre o core da linguagem. Já uma boa experiencia diz que muito provavelmente o profissional está familiarizado com os problemas comuns do dia a dia, e muito provavelmente conhece uma ou mais soluções para elas (mesmo não sendo uma das melhores).

Resumindo…:

• Somente certificacao: É, bacana…!
  • Somente uma boa experiencia: Hm… Ótimo!!
  • Experiencia + Certificação: EXCELENTEEEEEEE!!!

E, claro, tem varias outras coisas ainda para se considerar além da experiência e de certificação. Mas geralmente sao esses dois, além de uma boa entrevista, os que mais contam na hora!

Galera,

Valeu pelo feedback

Nível: Superior Cursando 3° Ano faculdade
Trabalhava com Java: Sim
Conseguiu emprego para trabalhar com Java: SIM , Outras propostas inclusive
Obteve Aumento salarial: Ainda NÃO (a promoção é semestral), a política aqui da empresa não da aumento por isso, infelizmente, mas ela ganha algumas licitacoes em virtude do seu esforco pra se certificar , só paga a prova caso vc passe no exame.
Estado onde trabalha/mora: BA

Acho que a Certificacao vale a pena sim, depois que tirei fiquei mais seguro e confiante pra aprender e trabalhar (AUTO - ESTIMA) …

Mas acho q só certificacao não vale, tem que ter experiencia e saber trabalhar… vc vai ver depois q vc tirar a sua, bons conceitos vao estar bem mais entendidos pra vc, mas outros vc vai ver que o compilador te ajuda e muito , acho q certificacao eh uma base pra vc conseguir entender as novidades que estao surgindo …
Porem existem muitas pessoas boas que nao tem certificacao.
Acho q vale soh pra curriculum mesmo…

Nível: Superior Cursando 3° Ano faculdade
Trabalhava com Java: Não
Conseguiu emprego para trabalhar com Java: Ainda não.
Obteve Aumento salarial:
Estado onde trabalha/mora: DF

Bem, tirei a certificação no dia 23/05 (menos de um mês)
E até agora ainda não conseguir um emprego realmente na area de Java, falta a experiência. Bem mas mudei de emprego, agora estou dando aula de Java na Microlins
Mas o que eu realmente quero é trabalhar com o desenvolvimento.
Bem, a unica coisa que aumentou foi a minha moral, tanto na faculdade como na Microlins.