Personalização de Jframe

O NetBeans,embora extremamente eficiente,tem um design de janelas e botões muito ultrapassado,até mesmo feio,existe alguma forma de personalizar a janela e os botões?

vc pode ver isso aqui: Look and Feel
porém se vc quer um designer muito bonito e que vc possa personalizar da forma que vc bem entender, somente JavaFX:
JavaFX 8 Tutorial

Muito obrigado Jean,vou dar uma olhada aqui.

Só para te mostrar uma tela de login com JavaFX:

Feito por sinkz

3 curtidas

Cara,isso é lindo!Vou procurar umas apostilar sobre isso.

1 curtida

é isso jovem, javaFX é muito lindo mesmo, procure q vc vai encontrar, vou te passar alguns links de javaFx que eu tenho:
JavaFX Dialogs
Apredendo JvaFX
Novidades do JAVA 8 util para JavaFX
JavaFX 8 Tutorial
Só com esse ultimo ai do link conseguir fazer um sistema de Controle de Estoque e geração de Notas e tudo mais :smile:

1 curtida

Muito legal cara!Meu caso é que no final do ano tenho TCC,e quero fazer algo que se sobre-saia do resto,vou focar no Java FX agora,nem sabia dessa possibilidade.

Realmente vc pode sair na Frente com javaFX, eu sofri muito com Swing, principalmente ao personalizada Jtable no inicio, depois que aprendi javaFX, cara o tabela do javaFX é muito fácil de manibular, e preencher informações, muito bom mesmo, e ainda mais que eu posso personalizar o programa com CSS, posso mudar o tema da aplicação a qualquer momento sem interferir na “Funções” é muito bom.
Obs: durante os estudos vc verá algo melhor ainda, não sei como te explicar, vc pode utilizar uma única tela para exibir outras… kkk eu sei não dei para entender, vou te mostrar uns print de um projeto que eu fiz quando comecei a aprender java, olha só:

Ao clicar em cadastrar não abro outra tela de cadastro uso a mesma tela, so mudo a cena (Scene)

2 curtidas

Cara,Java FX é o que há SHAUSHAUS
Só uma dúvida,aquele ultimo link que você mandou,no começo tem algumas configurações a se fazer na IDE,no caso,lá é Eclipse,como configuro aquilo no NetBeans?Ou não tem como?

kkkk Sim, no tutorial lá é eclipse, mas eu uso netBeans vou te ensinar como fazer no netbeans ok?, vou te passar a versão mais nova do Scene Builder:
Scene Builder
vc vai instalar ele e logo após vai abrir o netbeans vc vai em: Ferramentas>Opções>Java>JavaFX e vai deixar da seguinte forma:


no meu caso o netbeans ja reconheceu, mas vc vai selecionar a pasta onde seu Scene Builder está instalado ok?
Obs: eu uso LINUX para desenvolver por isso a pasta diferente.

É simples assim? Nossa,obrigado mesmo cara!
Mas o que especificamente é o Scene Builder?

1 curtida

Sim, só isso mesmo kkk mas simples do que no eclipse, o Scene Builder vc vai usar ele para Editar os Layouts da telas:
//aqui ia o print, mas não sei pq nao ta upando ... kkk
Recomendo vc se guiar pelo o tutorial do ultimo link q te enviei pq, ele ensina de uma maneira facil e no modelo MVC.
o Scene Builder integrado com a IDE permite vc editar os layouts FXML, ele é como um programa auxiliar, se nao vc teria q fazer por código(Muito trabalho) ou criar um fxml na mão (Mais trabalho ainda)

1 curtida

Cara,sério mesmo,agradeço muito pela ajuda,vou ver aqueles links que você me passou,o ultimo você falou que ensina bem,então vou estudar em cima dele.Obrigado,e se tiver algum outro exemplo de layout pra compartilhar,fique a vontade,porque eu adoro design.

De nada jovem, tenho certeza q vc vai gosta do JavaFX, ele tbm reproduz ou pode gerar Imagens e animações 3D :smile:


Sua imaginação é o limite kkk

2 curtidas

Obrigado cara,vou seguir os links e usar a imaginação SHAUSHAUS

Uol…