Bom dia!
Eu concordo com você mvargens !
Tem casos que o Hibernate é um verdadeiro saco e tenho que acabar reinventando a “roda” para chegar a uma solução plausível.
Infelizmente tenho percebido que o projeto BoxSQL anda meio paradão e também gostaria de vê-lo progredir, principalmente no quesito de tabelas relacionais, posi neste momento é o que mais sinto falta no BoxSQL.
No demais, parabéns aos idealizadores do projeto e bola pra frente!
PS: Não deixem o “espírito” do BoxSQL desaparecer, continuem com algumas novidades, mesmo que sejam pequenas.
ja que “uparam” o topico, ao ler um pouco a thread, concordo com os posts do Luca, em questão de não criticar novos projetos e, acho que realmente já é possível fazer isso usando named queries no hibernate. E, se for usar ibatis ainda tem opcoes de querys dinamicas (nao sei se o BoxSQL faz isso)
[quote=peerless]ja que “uparam” o topico, ao ler um pouco a thread, concordo com os posts do Luca, em questão de não criticar novos projetos e, acho que realmente já é possível fazer isso usando named queries no hibernate. E, se for usar ibatis ainda tem opcoes de querys dinamicas (nao sei se o BoxSQL faz isso)
de qlqer maneira, eu testaria… parece produtivo.[/quote]
Exatamente isso que os outros frameworks citados como alternativos não são “produtivos”. Infelizmente onde reina pessoas acostumadas com a época do COBOL, VB e etc, o tempo para se produzir em hibernate e ibatis (sem contar a maneira em que se organiza as coisas) é um absurdo de lerdo e complexo. Em lugar assim não adianta tentar converser as pessoas. É o mesmo que pedir para trocar de time de futebol. Dai é melhor usar uma alternativa assim para persistencia onde os caras podem brincar com a query sem depender totalmente do java e trabalhar sossegado com uma arquitetura robusta e atual no front end. Melhor isso do que perder o projeto por teimosia.
como é? :P[/quote]
Pelo que vi o ultimo post no forum do desenvolvedor foi em janeiro de 2008. Mas não tinha novidades.[/quote]
Isto não quer dizer nada…
Se for ver o site do CajuScript esta “abandonado” a alguns meses, mas temos uma versão fresquinha com data de saida para 1 de Julho…
O site ficar parado é normal, agora quero saber é se os responsáveis estão mantendo o projeto e com tantas melhorias para serem feitas, se já tem alguma, por que já começa a ser muito tempo… ja deu tempo para sair a versao 1.6 sei lá… só se estiverem preparando um versão 2.0 bombástica
Queria usar isto num projeto propicio para isto, mas também precisava de algumas melhorias que já foram citadas…
O caminho ideal seria postar no forum do projeto.
Talvez assim os desenvolvedores se animem de ver que tem gente interessada no projeto.
Mas tentei postar la e não consegui. O java.net é meio confuso.
Mas o ideal seria postar la ou entrar em contato direto com os desenvolvedores.
Como são somente dois pode demorar para ter uma resposta.
mas então eles estão aqui nesta thread, penso eu… devem receber e-mail de notificação…
e o site do projeto… o java.net… afff é muito confuso realmente, comparando com o googlecode, não tem nada a ver, conseguiram complicar coisas tão simples…
para achar o arquivo para download então… mais escondido impossível!
Esse framwork não pe parece ser um framework desse tipo. Ele trabalha com JPA e anotações.
Vc ja usou ele? Com procedures inclusive?[/quote]
mvargens.
sim trabalha.
para trabalhar com JPA, use somente crank-core e crank-crud, para persistencia.
agora se tu quiseres utilizar os outros, que no caso eu não utlizo, sem problemas :D.
OBS1: o JPA2.0 será bem semelhante.
OBS2: vc precisa de Spring.
Putz… eu vi o post do mvargens mas não deu pra responder no dia porque eu tava numa correria pra finaliar o material do Worshop sobre DDD. Que por sinal foi muito bom e divertido. Quem não ofi perdeu! Mas terá outro, então aproveitando a deixa vou fazer o merchan… =)
Entra no site da fratech pra ver a segunda turma. http://www.fratech.net e aproveitem pra se inscrever antes que acabem as vagas novamente. =)
Bom, quanto ao BoxSQL fico muito feliz em dizer que a versão 2.0 está no forno e trazendo muitas melhorias. Não decidimos ainda se vamos seguir o caminho da JPA, mas concordo quando dizem que se for para usar JPA use o Hibernate, OpenJPA ou o Toplink que já estão no mercado faz tempo. Aliás, acho que o JPA ainda está muito imaturo perante o próprio Hibernate que já tem soluções para problemas que o JPA ainda não resolveu.
O intuito do BoxSQL como já foi dito aqui várias vezes é oferecer uma alternativa e acho que atende muito bem a vontade de deixar os cara que sacam muito de SQL escrever SQL. Ou alguém aqui discorda do poder que o SQL possui?
Bom, o site anda bem desatualizado, porém como já disseram é culpa do java.net. É muito confuso e como não víamos ninguém postando, também não postávamos. Mas a verdade é que não sei o que acontece. Mas se você olharem a lista de issues, já há alguns resolvidos.
Decidimos mudar o boxSQL pra o google code, mas ainda estamos experimentando. Quero definir branches de desenvolvimento porque a versão 2.0 talvez mude a notação dos parâmetros e queremos manter a compatibilidade. Também implementei o uso do Maven2.0, que vai tornar mais fácil o uso do framework. Acerdito que no google code ninguém terá dificuldade em postar comentários ou mesmo achar o arquivo para download.
Quanto às features, estamos trabalhando basicamente na lista de issues que ainda está no java.net, mas temos alguns pedidos por email que serão considerados. Se alguém mais quiser algo específico, por favor podem me enviar um email ou postar aqui mesmo, assim a galera ajuda a debater.
De qualquer forma fiquei muito feliz com a quantidade de posts e com o apoio de vocês. É um incentivo a mais pra continuar.
Valew pelo feedback feliperod , espero que o BoxSql cresça muito e acho que ele tem espaço para ser usado exatamente onde não se pode usar JPA. Continuem com o projeto. :thumbup:
Lembrei que tenho que responder a pergunta sobre Procedures e functions. O BoxSQL tem suporte à procedures sim. Não lembro o nome do método de cabeça, mas é bem fácil de achar.
Outra coisa, estamos trabalhando na geração de queries simples automaticamente, o que acho que vai diminuir um pouco os arquivos SQL.
Também estamos introduzindo tratamento de alguns tipo primitivos que não eram tratados ainda e evoluindo a opções a serem configuradas no arquivo boxsql.properties, como por exemplo o caracter que deve substituir os valores boolean podem ser especificados no properties. Tratamento de Date e algumas outras coisas.
Preciso verificar melhor a parte de transaction. Alguém teve algum problema com isso no Box ou tá funcionando certinho?
Vou pensar na sugestão de permitir várias queries em um mesmo arquivo. Acho que ajudaria na organização dos templates. Mas lembrem-se que tudo isso traz complexidade no uso. Quanto mais features implementamos, mais conhecimento é necessário para usar. Mas acho que é um Trade-Off. =)
[quote=Alucard33]Pra que usar um framework que ninguém usa ? e se você precisa de alguma documentação ou ajuda ?
ninguém sabe de nada…
por favor isso é coisa de desenvolvedor que quer se aparecer… dizer que faz projetos e tal, quer se aparecer ? trabalhe.
Tanto que esse boxsql está sempre uns 10 passos atrás dos principais frameworks ORM de verdade do mercado, quando
vc disse que vai ter annotations mesmo ???
Isso ai só serve pra fazer gambiarra de fundo de quintal, ou vc acha que alguém vai usar EJB com boxsql ?
fui.
[/quote]
Lojas Marisa, Websphere + RMI + EJB + Boxsql… (250 lojas, 26 estados, funcionando)
Tenho minhas criticas sobre o box, mas isso não fez com que em um determinado projeto ele se encaixasse bem.
Cara, vc é um imbecil, faz muito tempo que não entro no Guj, por causa da correria,
mas há alguns anos atrás o pessoal do DOPS do GUJ já tinha passado fogo em você.
Não é uma questão de não poder ter opinião, é uma questão de ter educação (no seu caso não ter). E nem adianta responder, que não vou perder meu tempo pra discutir com um cara tão medíocre como você.
Procura um trabalho lá no Alaska e vai viver isolado do mundo, pq vc não sabe viver em grupo. :evil: Muleke…
Estava testando o boxsql e percebi que quando o valor retornado de uma consulta é null o boxsql me retorna zero. Vocês já viram este problema?? Isto ja foi arrumado??