Pergunta: Jframe se comunica com outro Jframe?

Galera, estou desenvolvendo meu TCC em java, e me surgiu a necessidade de saber se meus botões de inserção, atualização e remoção de dados estão habilitados, o problema é: eles fazem parte de outro Jframe. É possível fazer essa verificação com os métodos nativos do Jbutton como o Jbutton.isEnabled() com eles sendo de outro Jframe?

Como é que objetos trocam mensagens? Através de métodos.
Então é só você disponibilizar métodos nas suas classes para isso.
Outra coisa, mude o tópico para Java, você marcou como Front-end e JavaScript, entretanto sua dúvida é de Java, não JavaScript.

Fiz a alteração que você pediu no tópico, compreendi o que você quis dizer sobre os métodos, eu tentei fazer na minha tela de WebCam uma nova instancia da tela Clientes, dessa forma:

TelaClientes tlClientes = new TelaClientes();

e já na tela de WebCam tentei usar a instancia para verificar a atividade do botão, dessa forma.

tlClientes.btGravar.IsEnable();

o botão estava habilitado e da mesma forma me retornada false. Será que é por causa da nova instancia que foi criada? se for como vou acessar a instancia que está aberta?

Obrigado pelo seu parecer.

Exatamente, uma nova instância é uma nova instância.
Usou a instrução new, criou um novo objeto.

Se sua tela WebCam é aberta pela TelaClientes, você poderia ter um método na WebCam que permita passar a TelaClientes como parâmetro.

Mas acho mais interessante ter uma classe responsável por manter as instâncias de suas telas, como o exemplo que eu postei para um colega neste tópico aqui.

rapaz, meu problema foi sanado de outro forma, como eu queria verificar apenas os botões, coloquei a tela de webCam salvando a imagem capturada em uma pasta na raiz do sistema, depois na tela Cliente coloquei um evento verificando se a foto existe, e depois fiz alguns if’s para renomear de acordo com a edição ou inserção.

Agora sobre o seu tópico: Isso vai me ajudar demais, não sabia da possibilidade de criar uma classe para manipular telas, incrível. Muito obrigado.