Performance no uso do padrão post/redirect/get

No meu trabalho começaram umas discuções sobre o uso do padrão POST/redirect/GET (PRG) impactar na performance de um site, mais especificamente na UX.

Particularmente sou defensor desse padrão, acho mais profissional e elegante sistemas desenvolvidos assim, penso que se um site tem problemas de performance, não é eliminando o PRG que ele vai ficar ok, da mesma forma o inverso, a inserção desse padrão não abalaria a UX de um usuário (talves um cara com 56k? 3g zoada?).

Encontrei blog’s falando que em teoria sim, causa uma perda de performance (afinal tem um request a mais), porém na prática não tem “provas” (a perda é insignificante e se um site tem problema de performance, vai ter com ou sem PRG).

Enfim, gostaria de saber a opinião de mais pessoas, e principalmente se alguém já chegou a estudar isso mais a fundo.

abs.

Tem perda sim. Quanto menos a taxa de transferência do usuário, maior vai ser o tempo de latência.
É verdade que cada dia mais temos a banda sendo alargando viabilizando PRG, mas mesmo assim matematicamente dizendo é pior.
Baseando na premissa que uma solução é construída em cima de 3 bases - 1)Visual, 2)Facilidade e 3) Performance, cada responsável pela solução deve viabilizar o uso de RPG. Nos meus 12 anos de projetista de falo que perfomance da solução final tem prioridade sobre qualquer outra padrão ou base de engenharia.

Seguem alguns links que encontrei e que comentam algo de performance

http://blog.andreloker.de/post/2008/06/Post-Redirect-Get.aspx

http://www.strong-point.com/Blogs/tabid/87/EntryID/8/Default.aspx

http://www.coderanch.com/t/366155/Servlets/java/stop-data-insertion-page-refresh#1601181