Ae galera blz?
Seguinte: Tenho uma aplicacao da faculdade pra fazer que é um aplicativo pra troca de arquivos em rede peer-to-peer…
Arquitetei a solução assim:
Haverão vários servidores que contem uma base de dados com todos os arquivos disponiveis em rede e qual usuario o tem… O banco sera replicado em todos os servidores… Quando um usuario se conecta o servidor menos sobrecarregado é eleito como mestre deste usuario e ele sera responsavel pelas pesquisas de arquivos deste usuario… Bem resumidamente eh isso…
Gostaria de saber se alguem jah implementou algo parecido , o q utilizou???
Sockets ou RMI??? Estou pensando em utilizar Sockets mesmo pq jah tenho experiencia nisso, mas nao desconsidero a oportunidade de me aprofunda em RMI…
q q vcs acham???
Poxa, que complexo. Replicação de banco de dados é um trabalhinho no mínimo cansativo. Sem falar que mantê-los sincronizados é caro. Já que você está falando de rede P2P, procure uma solução P2P, que ligue o computador do usuário ao computador de outro usuário em uma rede. Procure por JXTA: http://www.jxta.org.
Ae Daniel, mas a ideia eh EU implementar… eh um trabalho de engenharia de software…
Esta API, JXTA, pq vc me sugeriu ela… o q ela me oferece a mais do q sockets ou RMI???
Bom ignore a mensagem acima…
Eu li o site…
Acho q meu professor nao vai aceitar muito nao, ele quer ver a gente desenvolvendo, e utilizando bd…
Voltando ao sockets e RMI, qual dos dois vc escolheria???
Engenharia de Software? Uai!! Então eis mais um motivo para você usar JXTA. Um dos sonhos da EngSoft é criar softwares flexíveis que possam ser facilmente reutilizados indefinidamente. Mas, ok, seu professor quer vê-los sofrendo. Neste caso eu escolheria sockets, pois sua rede P2P não deve ser Java-centric, como seria com RMI.
Hehhehe
Agora vc entendeu a ideia…
Por eqto estou na fase de analise, tudo muito conceitual ainda, quando comecar a implementar eu posto mais (duvidas!!!)…
Obrigado pela dica
Vou dar um lida em algo sobre os materiais indicados (vou perguntar ao oraculo onde tem material, se vc quiser poupar-me trabalho eu agradeco!)
to realmente vendo que as PUCs são bem conceituadas em computação. Eu fiz PUC-SP e tivemos de desenvolver uma ferramenta CASE (tipo Rational Rose).
Mudando.
Bem, eu utilizaria RMI, pela facilidade e simplicidade de uso. Eu to fazendo um projeto, um jogo com N usuários conectados a um server, que se comunicarão por meio de RMI.
Na verdade eu usei um modelo meio híbrido. Por meio de interfaces eu escolho o método de implementação da comunicação.
Hoje em dia só to provendo conexão via RMI, mas só mudar pequeníssimos detalhes e uma classe que implementa minha interface poderá usar Sockets para Serializar Objetos, ou mesmo enviar mensagens de texto.
O lado que lê, também vai tanto ler de RMI, texto, Objetos e o que for.
É uma opção, prover uma inteface comum e especializar numa implementação.
Estou fazendo uma aplicação em JXTA, e nao estou conseguindo instalar o JXTADEMO no WinXP, ele nao acha os Ips no rendevzous, ai qd vou rodar alguma aplicação, ele da erro nos import.net…
Alguem poderia me passar um resumao completo como faço pra executar as aplicações, e primeiramente o JXTA DEMO.