Pedra Papel Tesoura

Por recomendações, criei um blog para registrar minha experiência como programador, ainda não sou um, mas estou estudando para ser. A minha primeira postagem foi sobre um código que criei para um jogo de Pedra Papel Tesoura em texto. Disponibilizei o código nesse post: http://monkodev.blogspot.com.br/2014/01/primeiro-update-e-pedra-papel-tesoura.html

Gostaria que você deixassem uma opinião de como ficou, em que eu poderia melhorar e sugestões.

Muito legal sua iniciativa.

Minha sugestão é que você use orientação a objetos no seu exemplo, ficou com cara de programa estruturado.

Outra coisa, quando você vai obter a jogada do computador, você calcula diversas vezes um número randômico. Calcule apenas uma vez.

Math.random(); //esse random aqui pode cair fora if(Math.random() <= 0.33){ // esse pcresp = 1; System.out.println("O computador escolheu PEDRA"); } else{ if(Math.random() <= 0.67){ // e esse pcresp = 2; System.out.println("O computador escolheu PAPEL"); } else{ pcresp = 3; System.out.println("O computador escolheu TESOURA"); } }

Você pode armazenar em uma variável e, em vez de comparar com um double, fazer um cast para inteiro. Algo como:

int escolha = (int) (Math.random * 3); // irá gerar um número no intervalo [0,2] - ou [0,3[

Dessa forma você pode tratar o computador e o jogador de maneira semelhante, a diferença é que o jogador escolhe a jogada baseado em um input e o computador baseado em um número aleatório (aqui é uma dica de onde você pode usar orientação a objetos).

O outro ponto onde você pode usar OO é na parte das jogadas. Pedra, Papel e Tesoura podem ser objetos (talvez parte de um enum) e poderiam ter um método em comum que verificasse se ele é ou não mais “forte” do que outro (algo semelhante ao compareTo da interface Comparable).