Pedido de ajuda e informação

Boa tarde,

Há alguns anos fiz curso de lógica de programação, banco de dados e Java, e é até vergonhoso dizer isso, mas passei um tempo meio que sem querer nada com a vida e cá estou eu com quase 23 anos, vendo todo mundo “bem de vida” ou com algo concreto e eu NADA!!!
Esse ano após me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, fiz um curso de Java, outro de Java Web e outro de Java Testes e Design Patterns…
Estou vendo que nessa área está muito difícil conseguir algum emprego sem experiência profissional, já mandei currículo pra uns 30 lugares diferentes e obtive resposta de 2 (entrevista sem sucesso)… Fora que os requisitos são uma pancada de coisas né…
Estou pensando se estudo pra tirar certificação (Em dúvida também sobre qual seria melhor tirar, pesquisarei sobre isso)
ou se começo a estudar pra concurso logo (Pesquisarei também os assuntos gerais que caem em qualquer concurso)

Como passei um tempo “acomodado”, estou totalmente por fora sobre mercado de trabalho e coisas do tipo, gostaria também de saber onde posso encontrar notícias, sites para vagas de emprego e informações sobre o mercado de trabalho na área de Ti…

Obrigado desde já,
Rheyder.

Java continua sendo o mais forte no mercado. .NET também é muito forte, talvez pau a pau dependendo da região, muitas vezes recebo ligação para indicar conhecido e nunca tem ninguém de minha confiança que esteja desocupado. Não sei em Brasília como tá o mercado. Independente da tecnologia o foco é web. Sobre SharePoint sempre fugi de vagas que usem isso, só por não gostar mesmo.

Insista no Java, ainda vale muito a pena!

[quote=Rheyder]Boa tarde,

Há alguns anos fiz curso de lógica de programação, banco de dados e Java, e é até vergonhoso dizer isso, mas passei um tempo meio que sem querer nada com a vida e cá estou eu com quase 23 anos, vendo todo mundo “bem de vida” ou com algo concreto e eu NADA!!!
Vim estudando Java pelo Youtube com os vídeos da Universidade Xti (muito bom por sinal) e ao conversar com um amigo e um primo, eles falaram meio que “Java já era”, que não está tão bem quanto antes, que o mercado não está bom, que seria melhor eu partir pro SharePoint…

Porém me deparei com a situação de dúvida a respeito do caminho a seguir, se insisto no Java ou alguma outra linguagem de programação, como por exemplo fazer um curso de .Net, se vou para banco de dados, ou que fazer…
Como passei um tempo “acomodado”, estou totalmente por fora sobre mercado de trabalho e coisas do tipo, gostaria de saber onde posso encontrar notícias, sites para vagas de emprego e informações sobre o mercado de trabalho na área de Ti…

Estou me formando agora no meio do ano em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e sou de Brasília!!!

Obrigado desde já,
Rheyder.[/quote]

Primeiramente se seu amigo disse que “Java já era” tem várias interpretações, como bons salários; vagas; desafio de carreira… É complexo dizer ele está certo/ele está errado…

Minhas considerações são:

• Java dá dinheiro se vc estiver preparado x por a kra pra bater x fator sorte;
  • Java e .NET tem mercados quase q equivalentes aqui em São Paulo e conforme o meu termômetro o ApInfo.com q te indico kso não o conheça pra ficar acompanhando vagas em diversas regiões do Brasil e até mesmo no exterior (de vezes em quando postam algumas vagas),
  • Banco de dados, também é muito legal, particularmente gosto muito, se estivesse começando hj e tivesse de escolher dentre as duas Oracle vs. Java, estaria bem confuso qual das duas carreiras seguir por acreditar muitas em ambas.

PS:

SharePoint até onde sei é pra quem trabalha com Suporte, claro, já num nível mais alto, contudo não o correlacionaria com Programação. Obs.: Talvez eu esteja errado.

[quote=andredecotia]PS:

SharePoint até onde sei é pra quem trabalha com Suporte, claro, já num nível mais alto, contudo não o correlacionaria com Programação. Obs.: Talvez eu este a errado.[/quote]
Falai cara, sabe qual drama? Algumas empresas quem usam SharePoint pedem pra desenvolvedores ASP.NET criarem parte de paginas personalizadas a serem integradas a ele, como neste exemplo: http://blogs.msdn.com/b/alexschulz/archive/2009/05/04/criando-webpart-para-o-sharepoint.aspx Nada de ruim, para quem gosta beleza.

[quote=javaflex][quote=andredecotia]PS:

SharePoint até onde sei é pra quem trabalha com Suporte, claro, já num nível mais alto, contudo não o correlacionaria com Programação. Obs.: Talvez eu este a errado.[/quote]
Falai cara, sabe qual drama? Algumas empresas quem usam SharePoint pedem pra desenvolvedores ASP.NET criarem parte de paginas personalizadas a serem integradas a ele, como neste exemplo: http://blogs.msdn.com/b/alexschulz/archive/2009/05/04/criando-webpart-para-o-sharepoint.aspx Nada de ruim, para quem gosta beleza.[/quote]

Hum…

Sabe, eu tinha pensado q fosse algo assim mesmo… Q nem excel q algumas empresas contratam kras q manjam de VBA - Visual Basic 4 App…

Obrigado por esclarecer essa dúvida.

Obrigado a todos pelas respostas…
Outra pergunta que tenho a fazer…

O que preferem? Empresa pública ou privada? rsrs…

[quote=Rheyder]Obrigado a todos pelas respostas…
Outra pergunta que tenho a fazer…

O que preferem? Empresa pública ou privada? rsrs…[/quote]
Pública ou mista.

Publica tu terá mais benefícios, uma aposentadoria melhor e estabilidade. Em uma empresa de economia mista tu vai ter parte destes beneficios, mas seguirá a CLT.

Então…
Editei o post principal com outras informações para não precisar criar outro tópico…
Gostaria de ajuda de vocês…
Obrigado.