Pedido de ajuda de um estudante

Olá, sou estudante de sexto período de Sistemas de Informação em Juiz de Fora e gostaria de algumas dicas de profissionais já experientes na área.

Como sou estudante não tenho conhecimento das necessidades do mercado de T.I. com tanta clareza como os que realmente o vivenciam. Tenho dúvidas com relação a linguagens, certificações e o melhor caminho a seguir na área.

No momento tenho noções de programação Java, Java desktop e web, pois é a linguagem mais focada no meu curso.
Gosto da linguagem, o fato de ser fortemente tipada me agrada muito (muito mais que php por exemplo), mas tenho dúvidas.
Vale a pena investir em java?

Com relação as certificações, eu não faço a menor ideia de quais posso tirar.
Quais certificações tem peso na hora da contratação?

Enfim, o que um estudante (futuro recém formado) deve focar para crescer na área de T.I.?

Agradeço desde já =).

Com certeza todos que responderão aqui, defenderão Java e sua resposta para a pergunta

será Sim!

Afinal muitos aqui vivem graças a essa linguagem :slight_smile:
Mercado tem bastante, e entre as linguagens de programacao, é uma das que paga melhor e tem mais empregos sobrando…

Certificacoes: OCPJP (Oracle Certified Professional, Java Programmer)
Essa é a inicial e que tem grande peso pra quem não tem experiencia ainda e esta tentando entrar para o mercado de trabalho

Depois tem outras de Web Component, EJB, JPA, Architect que também tem bastante peso

Recomendo voce comecar a estagiar agora, enquanto está na faculdade, para não sair da faculdade sem experiência nenhuma. Eu comecei a trabalhar com programacao qdo tava no segundo ano da faculdade, sai com praticamente 3 anos de experiência, o que deu uma grande bagagem pra não sair um recém formado desesperado por emprego. Foi difícil levar, mas foi MUITO compensador.

[quote=igor_ks]Com certeza todos que responderão aqui, defenderão Java e sua resposta para a pergunta

será Sim!

Mercado tem bastante, e entre as linguagens de programacao, é uma das que paga melhor e tem mais empregos sobrando…

Essa é a inicial e que tem grande peso pra quem não tem experiencia ainda e esta tentando entrar para o mercado de trabalho

Depois tem outras de Web Component, EJB, JPA, Architect que também tem bastante peso

Recomendo voce comecar a estagiar agora, enquanto está na faculdade, para não sair da faculdade sem experiência nenhuma. Eu comecei a trabalhar com programacao qdo tava no segundo ano da faculdade, sai com praticamente 3 anos de experiência, o que deu uma grande bagagem pra não sair um recém formado desesperado por emprego. Foi difícil levar, mas foi MUITO compensador.[/quote]
Obrigado pela resposta!

Poderia me dizer um pouco mais sobre a certificação?
Quanto custa, bons materiais de estudo e etc?

Qual sua idade?

Penso que para quem está começando tirar a certificação de OCJP é nota dez, pois se aprende muito e é valorizado ao fazer uma entrevista, quando se está começando… Seu preço deve estar hoje na faixa de uns 500k, visto que obrigatoriamente você tem de tirar uma certificação de pré-requisito, coisa que a Oracle inventou que não existia quando era a Sun.

[quote=igor_ks]Com certeza todos que responderão aqui, defenderão Java e sua resposta para a pergunta

será Sim!

Recomendo voce comecar a estagiar agora, enquanto está na faculdade, para não sair da faculdade sem experiência nenhuma. Eu comecei a trabalhar com programacao qdo tava no segundo ano da faculdade, sai com praticamente 3 anos de experiência, o que deu uma grande bagagem pra não sair um recém formado desesperado por emprego. Foi difícil levar, mas foi MUITO compensador.[/quote]

Na verdade, houve mudanças no quadro de certificações da Oracle, e isso já faz um tempo… A primeira certificação não é mais a OCJP, agora, obrigatoriamente tem de tirar a de associado, OCJA. Antes podia-se iniciar na OCJP, hoje não mais, tal como hoje em dia é obrigatório curso homologado pela Oracle para se tirar a certificação de Arquiteto.

Quanto a certificação de JPA e JSF até hoje não conheci ninguém tivesse…

Com certeza a mais cobiçada é a de Arquiteto.

[quote=andredecotia]Qual sua idade?

Penso que para quem está começando tirar a certificação de OCJP é nota dez, pois se aprende muito e é valorizado ao fazer uma entrevista, quando se está começando… Seu preço deve estar hoje na faixa de uns 500k, visto que obrigatoriamente você tem de tirar uma certificação de pré-requisito, coisa que a Oracle inventou que não existia quando era a Sun.[/quote]
500k = R$ 500,00?

Isso pra quem quer tirar a certificação de Java 7, mas pra quem quer tirar da 6 ainda não precisa da OCJA.

O nosso querido jakefrog, agora conhecido como Hebert Coelho (rs) tirou ela recentemente. (Mas só ele que conheço que tirou também)

Stsz.andre :
Exam Number: 1Z0-851
Associated Certifications: Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer
Exam Price: US$ 300
More on exam pricing

Fonte: Oracle.com (ohhhh) - Melhor que usar o google, ir direto na fonte segura

Isso pra quem quer tirar a certificação de Java 7, mas pra quem quer tirar da 6 ainda não precisa da OCJA.

O nosso querido jakefrog, agora conhecido como Hebert Coelho (rs) tirou ela recentemente. (Mas só ele que conheço que tirou também)

Stsz.andre :
More on exam pricing

Fonte: Oracle.com (ohhhh) - Melhor que usar o google, ir direto na fonte segura[/quote]

Tá certo o negócio, mas não é 300 dolares não, são 150 dolares…

Isso convertido e com imposto(pagando com CCI), saí uns 350 reais mais ou menos…

:wink:

Stsz.andre :
More on exam pricing

Fonte: Oracle.com (ohhhh) - Melhor que usar o google, ir direto na fonte segura[/quote]

Oi Igor, bom dia, obrigado pela informação…

O problema é usabilidade do site da Oracle, hoje já está um pouco melhor…

Realmente, já faz um tempo que eu não o acesso mais, parece que até mudou o nome para Oracle Certified Professional, Java SE 6 Programmer agora, pelo que eu entendi mesmo, a versão 6 não tem o requisito da certificação de associado, fonte: http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_exam_id=1Z0_851. Já a 7 tem, e, mudam alguns critérios como o passing score que aumenta de 61% para 77%, fonte: rs http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=41&p_org_id=&lang=&p_exam_id=1Z0_803.