Passeiiiii OCPWCD (SCWCD) 82% (27/04/2011)

Fala turma, mais uma vez eu aqui deixando meu relato igual da ultima vez:http://www.guj.com.br/java/216927-scjp-6—passei-que-nem-cobra .

Novamente deixei pra ultima hora, esse semestre peguei monografia e mais outras 6 matérias na faculdade, resultado que o bixo pegou… infelizmente a validade do vouch ia vencer agora 1º de maio e não tive outro jeito, tive que marcar a minha SCWCD, mesmo com trabalho/monografia e tudo o mais!! tinha lido o livro (head first) a uns 6 meses atrás, não cheguei a terminar o livro nem ler com atenção, portanto nas ultimas 2 semanas eu me foquei em 2 coisas: ler as partes principais do livro já que não ia dar pra ler ele todo novamente e também fazer alguns simulados…

Fui crente que iria perder, fui somente para não jogar dinheiro fora, que fosse perder, mas que ganhasse experiência… por muita sorte e a ajuda de deus consegui passar, não acreditei quando vi o resultado no papel!! muito bom, mas se eu tivesse perdido eu não teria desistido, tentaria de novo!!! não sei se quero fazer uma nova certificação pq essa ultima (SCWCD) me decepcionou MUITO, na primeira certificação era visível que vc tinha que entender, nessa segunda já é mais visível que vc tem q decorar… minha sorte foi ter sacado isso antes da prova e comecei a fazer exercícios mentais pra decorar, por ex:

pode facilmente virar uma musiquinha do tipo “mime dê mapping pra extension de mime type” ahhahaha e pode crê, cantei muito isso e salvou 1 questão hahahahah :D!

Agora sobre a prova:
1) o que caiu mais foi JSTL (<c:…),Standard Tag (<jsp:…) e EL. diria que isso foi uns 40% da prova e me pegou de jeito pq não uso isso, uso tanto struts/jsf que fiquei apavorado com isso.
2) Sem mentira nenhuma, eu contei… caíram 8 questões de design pattern. estudem isso, eu quase me quebro ai! tem coisas simples, outras não!
3) umas 10 questões são para boi dormir, tipo se pode ou não acessar via http um .jsp em WEB-INF, ou como inserir/remover atributo de sessão… deu até sono nessas :O!
4) cairam 2 questões do uso dos métodos HTTP, em uma por ex. havia um FORM com um action sem um METHOD="" declarado, e perguntava qual método seria chamado, por sorte lembrei que o implícito quando não existe definição é o GET… caem coisas bobas assim também… mas tem que ficar esperto.
5) Não vi pegadinhas igual vi no SCJP, as perguntas eram bem diretas com um inglês beeem fácil, isso ajudou bastante!
6) Questões drag-and-drop tiveram umas 3. Eram coisas tipo montar ambiente e essa do mime-mapping que caiu também.

E agora? bom, talvez eu tire mais uma, talvez não seja com a oracle, talvez algo com UML, estou pensando em expandir pra outros lados tbm… mas isso só o futuro e o término e entrega da mongorafia dirá!!!
Por hora quero agradecer a ajuda dos membros daqui e dizer que se vc perdeu ou tem medo de perder, vá firme pq a maior coragem é se meter nessa jornada então mesmo perdendo vc já é um vitorioso e pode repetir a mesma coragem e passar!!! agora vou ter q ir aqui ligar pra mulher pq nas ultimas 2 semanas quase perdi o namoro pros estudos :O!

Parabéns Cara!

Parabéns Conterraneo!!

Em breve eu tiro a minha tb!

Você pode, por gentileza, dizer quais simulados fez e quais livros leu?

Por um acaso fez o Whizlabs?

Grato !

legal cara.

parabéns.

Estou acabando de estudar pela 2a vez o livro e não fiz simulados ainda.

acho que em junho eu faço a minha.

Se cair várias questões iguais as tuas, JSTL e custom actions vai ser moleza.

Quantas questões caíram sobre Custom Tags e aquela parte chata de pegadinha de EL usando colchetes?

Parabéns!!

A minha já está marcada para o dia 7/5

Parabéns véio isso ai NO FEAR

Parabéns tiagomac !!

Há uns 2 meses atrás fiz a prova, não passei e pior: por uma questão !! foi uma combinação de preparação falha - tenho que reconhecer- e falta de sorte: na época estava com problemas financeiros, de saúde, enfim uma inferno…
Há poucas semanas eu estava analisando, consegui voltar a estudar (tinha pego verdadeira aversão do livro) e entendi que o ganho mesmo reprovando foi o CONHECIMENTO - isso não tem preço.
Trabalho com desktop mas comecei fazendo algumas coisas com Servlet’s/JSP/JSTL e de repente um bocado daquele conteúdo teórico massante que estudei feito louco foi sendo útil e interessante . Agora estou gostando e com essa base estou partindo por conta própria p/ JSF e Struts.
Enfim vou partir pro 2º round dessa luta logo que a Oracle mandar o boleto - sei que vai demorar um pouco … :wink: mas valeu - e está valendo - pelo que aprendi/estou aprendendo.

[]'s

parabens parceiro

te mandei uma MP
pode olhar?

vlw

Parabens kra, que ótimo.
Eu fiz a OCJP ontém e passei tbm, agora vou estudar para SCWCD vamo que vamo…

[quote=luiz_renato]Parabéns tiagomac !!

Há uns 2 meses atrás fiz a prova, não passei e pior: por uma questão !! foi uma combinação de preparação falha - tenho que reconhecer- e falta de sorte: na época estava com problemas financeiros, de saúde, enfim uma inferno…
Há poucas semanas eu estava analisando, consegui voltar a estudar (tinha pego verdadeira aversão do livro) e entendi que o ganho mesmo reprovando foi o CONHECIMENTO - isso não tem preço.
Trabalho com desktop mas comecei fazendo algumas coisas com Servlet’s/JSP/JSTL e de repente um bocado daquele conteúdo teórico massante que estudei feito louco foi sendo útil e interessante . Agora estou gostando e com essa base estou partindo por conta própria p/ JSF e Struts.
Enfim vou partir pro 2º round dessa luta logo que a Oracle mandar o boleto - sei que vai demorar um pouco … :wink: mas valeu - e está valendo - pelo que aprendi/estou aprendendo.

[]'s[/quote]

Pow Luiz, p/ mim vc já tá passado cara, só precisa fazer denovo a prova pra oficializar c/ a oracle!!! é normal acontecer man, coisa q hj eu tinha colocado em minha cabeça é que se eu perdesse eu ñ ia me chatear, só ia comprar um novo vouch e tentar denovo!! todo mundo é capaz, só precisamos ter tempo mesmo p/ estudar, nada mais!!!

[quote=pedroabs]Você pode, por gentileza, dizer quais simulados fez e quais livros leu?

Por um acaso fez o Whizlabs?

Grato ![/quote]

Pedro, fiz o whizlabs na scjp, muitooo bom por sinal, o nível dele é acima da prova então se vc fizer bons pontos nele vc tá mais do que preparado p/ prova… o simulado q eu fiz p/ scwcd foi o testkiller, as questões do livro tbm, o livro q li foi o head first p/ servlets (o mais indicado p/ essa prova)… nele tem mais de 100 exercícios, vale a pena fazer todos… usei tbm o simulado grátis do javaranch e o fórum deles o pessoal dá muita dica, vale a pena… outra coisa, dizem q as questões do testkiller são = da certificação… isso é mito, ou pelo menos pra mim foi mito… desde q fiz a scjp não vi questão igual… mas os assuntos abordados são muito parecidos e as vezes só mudam a forma como empregam a questão!!!

Parabéns @tiagomac :smiley:

Parabens @tiagomac,
Só para ter uma base, quanto tempo você estudou para a ocpjwcd e quantas horas por dia em media ?

[quote=regifelix]Parabens @tiagomac,
Só para ter uma base, quanto tempo você estudou para a ocpjwcd e quantas horas por dia em media ?
[/quote]

Pergunta de prova essa, rsss!!! eu não sei dizer os números exatos não, mas vou chutar que na reta final (nos últimos 10 dias) eu estudei em média 2 horas por dia… coloquei em média pq tinha dias q dava pra estudar até 4hras e dia q eu não conseguia estudar nada (correria com faculdade e outras coisas…)
O legal é estudar com antecedência, eu tenho mania de deixar pra ultima hora por isso fica corrido, mas o certo é estudar mesmo que só 1 hora por dia com uns 2 ou 3 meses de antecedência pra ficar tranquilo, não ficar no desespero q nem eu terminei ficando :(! mas esse tempo varia de caso p/ caso, se vc já tem base no assunto, ou se não tem… precisa ver como vc tá, acho que não existe uma regra aih…

Abraços e boa sorte!!

Bom valew vou indo estudando aos poucos, quero ver se marco pro fim do ano a proxima…

Parabéns tiagomac, eu tb fiz a prova dia 28/04 e passei também graças a deus.
Assim como você relatou tb tive muitas questões bobas porem outras mais difíceis e muitas com textos muito longos descrevendo cenários.

Agora vo partir pra EJB JEE6, vai ser um grande desafio para mim pois trabalhei pouco com ejb até agora…

parbéns!! Boa sorte e siga em frente.

Abraço

tiagomac
Na sua prova tinha dizendo quantos itens deveria ser marcado em cada questão?
Um amigo aqui do guj fez essa prova recentemente e na dele não veio dizendo quantas questões eram pra ser marcadas :S

[quote=malokas]tiagomac
Um amigo aqui do guj fez essa prova recentemente e na dele não veio dizendo quantas questões eram pra ser marcadas :S[/quote]

Cai sim quantas questões pode escolher (Choose two)… etc, sempre… quando não vem multipla escolha é um radio button ai não tem erro, nem que vc queira vc consegue selecionar 2 ou mais rs!!!

Pode ir tranquilo, tanto na scjp quanto na ocjwcd foi assim…

[quote=tiagomac][quote=malokas]tiagomac
Um amigo aqui do guj fez essa prova recentemente e na dele não veio dizendo quantas questões eram pra ser marcadas :S[/quote]

Cai sim quantas questões pode escolher (Choose two)… etc, sempre… quando não vem multipla escolha é um radio button ai não tem erro, nem que vc queira vc consegue selecionar 2 ou mais rs!!!

Pode ir tranquilo, tanto na scjp quanto na ocjwcd foi assim…
[/quote]

Na minha OCJP foi assim também, ajuda bastante. No livro acabo errando muito por conta de não saber quantas são corretas e sempre acabo ficando na dúvida.

Espero que venha mesmo quantos itens você deve marcar. =X