E aí pessoal.
Hoje passei na OCJP 6 com 93% de aproveitamento.
Primeiramente, quero agradecer a ajuda do GUJ… aqui consegui encontrar respostas para todas as minhas dúvidas (não foi necessário criar tópico algum, apenas pesquisei).
Antes de iniciar os estudos para a certificação, fiz um planejamento e o segui rigorosamente: 45 dias para leitura do livro e 15 para fazer simulados e revisão.
Livro utilizado:
SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 - Kath Sierra e Bert Bates.
Simulados:
ExamLab ? achei muito difícil, meu score mínimo foi 40% e o máximo 60%.
Whizlab (trial) ? Excelente… um pouco mais difícil do que a prova real.
Cerpal(http://www.certpal.com ) - simulado separado por assunto, muito bom.
Tive azar quanto ao CD de instalação do MasterExam, o arquivo veio corrompido… foi quando segui a dica do pessoal do fórum e corri atrás dos simulados citados.
Para quem está estudando para OCJP, uma dica legal é fazer o simulado Cerpal sempre que terminar um capítulo, pois, como já disse, ele permite separar as questões por assunto.
Parabéns Thiago! Passou com louvor. Sempre ouvi falar muito bem deste livro da Kathy Sierra.
E vou aproveitar o teu tópico pra tirar algumas dúvidas: Por que você não fez a prova pro OCJP 7? O conteúdo é muito diferente da OCJP 6? Em se tratando de mercado de trabalho, as duas certificações têm o mesmo peso?
Meus parabens cara, to lendo o Use a Cabeça java, quando eu terminar vou comprar esse e estudar pra prova, daí espero que seja eu comemorando um dia haha
[quote=cleo.junior]Parabéns Thiago! Passou com louvor. Sempre ouvi falar muito bem deste livro da Kathy Sierra.
E vou aproveitar o teu tópico pra tirar algumas dúvidas: Por que você não fez a prova pro OCJP 7? O conteúdo é muito diferente da OCJP 6? Em se tratando de mercado de trabalho, as duas certificações têm o mesmo peso?
Abraços.[/quote]
Não optei pela OCJP 7 porque o Java 8 está aí. Além do mais, trabalho com Java 6 há 1 ano e no meu caso é melhor esperar todas as mudanças de uma vez só.
Quanto ao conteúdo da prova, sinceramente não sei como foi elaborado. Mas as mudanças do Java 7 são interessantes, como o gerenciamento automático de recursos, utilização de String no switch case, novas maneiras de capturar exceção (catch) e declarar coleções etc.
Em relação ao peso das certificações, acredito que não há diferença… o importante é você estudar, aprender o básico da linguagem e obter o certificado.
Só lembrando que o a certificação não garante que você sabe programar, mas pode ser um ponto positivo na hora da seleção.
Pessoal, agradeço a todos pelos parabéns… sem GUJ seria mais complicado alcançar esta vitória.
Boa sorte para quem está estudando e tenham certeza de que vale a pena passar por este processo.
Poxa, parabéns cara!
Eu estou estudando forte também. Espero tirar a minha OCJP em um ou dois meses.
Vou aproveitar pra te perguntar
Se eu fizer a prova OCJP 6 e depois quiser a OCWCD 7, é possível?
ou pular pra uma 8, por exemplo.
[quote=leorrocha]Poxa, parabéns cara!
Eu estou estudando forte também. Espero tirar a minha OCJP em um ou dois meses.
Vou aproveitar pra te perguntar
Se eu fizer a prova OCJP 6 e depois quiser a OCWCD 7, é possível?
ou pular pra uma 8, por exemplo.
Agradeço desde já o esclarecimento [/quote]
Não tenho conhecimento sobre o lançamento da OCWCD 7, mas é totalmente válido você ter, por exemplo, a OCJP 5 e tentar a OCWCD 6. Acho que essa regra não mudará… espero.
Consulte no site da Oracle os certefication paths para mais detalhes http://education.oracle.com