Passar parâmetros da select box para método no controller

Fala galera,

estou com dúvida na view da minha aplicação, coisa simples (creio eu). Eu tenho uma tabela (html) vinda do banco de dados e quero ordena-la através de vários campos com 3 select box.

Eu tenho um botão que ao ser pressionado irá ordenar de acordo com os valores das select box.

o código em ruby seria assim:

minhas dúvidas são:

1 - Como passar os parametros que eu quero da select box para o controller?

2 - Como fazer para ao clicar no botão seja chamado o controler indicado?

Valeu!

Então guilherme.
Se o nome dos seus selects (valor do atributo name) forem: name=“filtro[parametro1]”, name=“filtro[parametro2]” e name=“filtro[parametro3]”, você pode obter o valor selecionado pelo usuário através de uma chamada ao params: params[:filtro][:parametro1] vai ser o valor do parametro1 e assim por diante.

Já para que os valores chegem ao controller, basta especificar qual a url você quer submeter na action do form, padrão.

Qualquer coisa, diga aí.

Opa, ricardo.valeriano eu consegui resolver essse impasse. Vou colocar o código aqui para alguma futura referência:

Controller

def index
    sort_list=[]
    sort_list << params[:sort1] if params[:sort1]

unless params[:sort2].blank?
      sort_list << params[:sort2]
    end
    unless params[:sort3].blank?
      sort_list << params[:sort3]
    end
    if sort_list.blank?
     @clientes = Cliente.all(:order => 'position')
    else
     @clientes = Cliente.all(:order => sort_list)
   end
  end

View

<%= form_tag(:url => {:controller => 'cliente', :action => "index"}, :method => "get") do %>
    Ordenar por:
    <%= select_tag(:sort1,'<option value="position">Posição</option><!--outros campos da option -->'.html_safe, :include_blank => true, :id => 'select_box1') %>
    <%= select_tag(:sort2,'<option value="position">Posição</option><!--outros campos da option -->'.html_safe, :include_blank => true, :id => 'select_box2') %>
    <%= select_tag(:sort3,'<option value="position">Posição</option><!--outros campos da option -->'.html_safe, :include_blank => true, :id => 'select_box3') %>
    <%= submit_tag 'Ordenar', :id => 'submit_button' %>
  <% end %>

Muito obrigado pela ajuda!