Passagem por url e passagem por form

Como faço para pegar os dados de um form e dados da url que são repassados? Sem for por request.getParameter(""), pois o getParameter é utilizado para passagem por form e url, gostaria de saber um expecifico para form e para url! Alguem sabe?

O que difere o que você está chamando de Form e de URL é a ação do HTTP. O primeiro é POST e o segundo é GET. Para pegar os valores vai ter que ser por getParameter mesmo, mas o que você pode diferenciar no seu Servlet é que um você coloca dentro do método doPost e o outro do método doGet.

E como faço para diferenciar?

Acho que não dá para diferenciar. Mesmo que você implemente o código dentro de métodos diferentes acho que ele vai pegar os mesmos valores.
Mas não testei.

Ue e a segurança? Intão se no meu form eu colocar faz de conta um campo com nome senha e na url ele colocar senha=123 ele pode ler a url sendo q quero ver o valor do form! Será que não tem como no asp q é diferente? request.form e request.querystring ?

Se você enviar pelo formulário, os valores enviados serão os do formulário! 8)

Agora, se no action do formulário você também colocar algum parâmetro, que conflite com algum campo, então há um erro de lógica na sua página! :wink:

Se você quer saber se os parâmetros vieram pelo GET ou pelo POST, faça o tratamento devido nos métodos que recebem essas chamadas no seu Servlet, que são os que a Bani já colocou (doGet e doPost).

[quote=“fenrir”]Se você enviar pelo formulário, os valores enviados serão os do formulário! 8)

Agora, se no action do formulário você também colocar algum parâmetro, que conflite com algum campo, então há um erro de lógica na sua página! :wink:

Se você quer saber se os parâmetros vieram pelo GET ou pelo POST, faça o tratamento devido nos métodos que recebem essas chamadas no seu Servlet, que são os que a Bani já colocou (doGet e doPost).[/quote]

Como uso o doGet e doPost ?

Não estou entendendo qual é esse seu problema de segurança.
Se o cara colocar a senha dele no formulário, vai ir pelo formulário e nunca vai aparecer na URL. Mas se ele é bobo e quer editar a URL, problema dele que quer falar a senha dele para todo mundo. É como se ele escrevesse em um post-it e grudasse no monitor, não é algo que seja sua responsabilidade impedir.

Os métodos doGet e doPost são parte da API de Servlets. Tenho certeza de que se você tentar fazer um servlet vai ver eles, mas em todo caso pode simplesmente olhar no Javadoc como eles funcionam.