Pessoal, tenho uma aplicação que utiliza hibernate para acesso ao banco de dados postgres, se acesso este banco com uma ferramenta extra de visualização de dados (como o EMS) então eu visualizo os campos com conteudo acentuado normalmente, no entanto, quando eu uso a aplicação para exibir o conteudo do mesmo campo, os registros com conteudo acentuado vem com ponto de interrogação (?) no lugar do acento. Debugando o codigo, verifiquei que logo após o hibernate trazer a o registro do banco de dados, seu conteudo já vem danificado (com um quadradinho no lugar do acento), ou seja, o erro é na busca do hibernate no banco e nao na apresentação do conteudo no jsp. Alguem imagina o que posso fazer para resolver isto?
Att.
Otavio
Verifique o charset do banco, do hibernate e da sua visualização.
Até!
Amigo, é o seguinte… Provavelmente seu banco esta com o Encode ISO, não tem nada haver com o hibernate. Da uma olhada na criação do banco, com o encode no formato ISO realmente não armazena acentos, muda para UTF-8 que dará certo ok.
E outra coisa, so adiantando um possivel problema que pode ter… Nas suas consultas com postgres, faça um lower nos seus selects porque não importa se no banco esta caixa alta ou baixa, se vc pesquisar com um select com caixa alta não dará certo ok.
Até +