Painel com botoes que abrem programas do windows

Olá pessoal, acabei de instalar o netbens e gostaria de criar uma interface grafica que tenha botoes e que possam abrir programas do meu windows. To começando agora entao to bem devagar, tenham paciencia comigo kk

Eu preciso do seguinte um exemplo de um painel com apenas 1 botao e que quando clique nesse botao abra por exemplo a calculadora do windows. Mas eu quero uma aba nesse painel para informar o diretorio do programa que esse respectivo botao vai abrir.

O diretorio to pedindo pq caso eu queira mudar o programa, dai altero apenas pelo diretorio.

Se alguem tiver um exemplo basico pra me mostrar, só para que eu possa ter base de como funciona.

Na ação do botão você vai fazer assim;

Runtime.getRuntime().exec("comandoFromHell.exe");

Daí, se você quiser executar o comando de algum diretório em específico, é só colocar o caminho antes do comando.

Ex:

Runtime.getRuntime().exec("\highway-to-hell\comandoFromHell.exe");

Facinho.

Blz ! ! Agora outra duvida ainda usando o netbeans.

Vamos supor que eu criei minha janela com tal botao e nessa janela tem um aba na parte de cima.
Entao qnd eu inicio o programa ele já abre mostrando o botao lah no meio da janela que eu queria, agora eu quero clicar na aba em cima para ir para uma proxima janela com outro botao, mas quero que essa segunda janela abra aqui mesmo, tudo ocorrendo em uma unica janela, seria tipo uma transição para proxima janela.

Ao clicar na aba como eu digo pra ela ir pra uma proxima janela ?
Dá pra fazer isso apenas pelo netbeans sem estar direto na linguagem de código ?