Paginação e Ordenação em DDD

Olá pessoal,

Estou estudando o livro sobre DDD e estou achando muito interessante os conceitos apresentados, mas estou com dificuldades para entender algumas coisas, como pode ser implementada a paginação de resultados de serviços que exigem um processamento de muitas instancias de classes? e ordenação?

Como vocês tem implementado estes dois conceitos tanto para a tela como para o domínio?

Obrigado.

Os métodos dos repositórios podem receber parâmetros indicando o offset, o máximo e talvez até a ordenação.

Se pensarmos no repositório como uma implementação de collections, podemos concluir que é de responsabilidade dele, o repositório, cuidar da organização, retorno e ciclo de vida dos dados.

A implementação prática depende muito da estratégia da sua paginação. Mas se for 1 query para cada página por exemplo, supondo que estamos falando de DBs relacionais, eu repassaria esses parâmetros para os DAOs. Mas há casos e mais casos. =)

Eu já acho que ordenação e paginação não é problema do repositório. Depois de muito quebrar a cabeça decidi mandar o DAO e o Repositório pra cucuia. Como opção, comecei criando as queries usando session diretamente. Depois refatorei, encapsulando as queries dentro de query objects.

Acho muito ruim implementar paginacao usando DAO ou Repositório pois eu preciso de no mínimo dois métodos:

Repositorio.findAll(int first, int count);
Repositorio.findAllCount();

Outro problema que tive é que usando o banco de dados hsqdb (pelo menos) eu não consigo utilizar a mesma query para fazer a busca e o count. Isso pq quando adiciona ordenação na minha criteria o count simplesmente quebra. Ai, lá vai gambi pra organizar tudinho.

enfim… resumindo:

[code]public interface Query extends Serializable {

T findFirst();

Collection<T> findAll();

Collection<T> findAll(int first, int count);

int count();

}[/code]

[code]public abstract class DefaultHibQuery implements Query {

@Dependency