Pessoal,
Alguém aqui já está mexendo com o PAF/ECF ?
Pessoal,
Alguém aqui já está mexendo com o PAF/ECF ?
Nunca havia ouvido falar de PAF-ECF. Por curiosidade, cliquei no botão “Estou com sorte”, e veio esta página:
http://partners.bematech.com.br/bemacast/ac/2008/06/paf-ecf-o-que-e-isso/
Interessante - realmente essa parte de notas fiscais parecia estar muito confusa até agora.
Agora deve ficar bem complicado fazer as coisas direito - parece o tal processo de homologação das operadoras de cartão de crédito.
[quote=thingol]Nunca havia ouvido falar de PAF-ECF. Por curiosidade, cliquei no botão “Estou com sorte”, e veio esta página:
http://partners.bematech.com.br/bemacast/ac/2008/06/paf-ecf-o-que-e-isso/
Interessante - realmente essa parte de notas fiscais parecia estar muito confusa até agora.
Agora deve ficar bem complicado fazer as coisas direito - parece o tal processo de homologação das operadoras de cartão de crédito.[/quote]
intão rapaz,
eu já li uma 3 vezes esse arquivo da bematech hehe
eu to com os cabelos em pé, de tanto ler legislação.
o que fiquei mais indignado e revoltado é que não posso desenvolver uma app web com um unico servidor de banco de dados e aplicacao.
A lei exige que o terminal funciona independente de rede, achei isso muito complicado.
Mexe na arquitetura de tudo!!
[quote=kuesley]o que fiquei mais indignado e revoltado é que não posso desenvolver uma app web com um unico servidor de banco de dados e aplicacao.
A lei exige que o terminal funciona independente de rede, achei isso muito complicado.
Mexe na arquitetura de tudo!![/quote]
Seria possível desenvolver um módulo em Java Web Start que pudesse ser instalado na máquina que vai emitir as notas?
[quote=thingol][quote=kuesley]o que fiquei mais indignado e revoltado é que não posso desenvolver uma app web com um unico servidor de banco de dados e aplicacao.
Mexe na arquitetura de tudo!![/quote]
Seria possível desenvolver um módulo em Java Web Start que pudesse ser instalado na máquina que vai emitir as notas?[/quote]
Pelo que entendi pode sim.
Depois tu tem que ter um processo de integração entre o “banquinho” que está no terminal e o banco consolidado.
Agora se tua app for web, vc teria que ter um servidor (tomcat, por exemplo) instalado em cada terminal.
Pelo que sei, isso de funcionar independete de servidor é mais para mercados não precisa ser em sistemas de todos setores.
Nossa empresa ja fez o teste de homologacao, esta marcado para ser homologado mes que vem.
Temos sistema para varios setores (Mercado/Distribuidores/Varejo…)
[quote=maniacs]Pelo que sei, isso de funcionar independete de servidor é mais para mercados não precisa ser em sistemas de todos setores.
Nossa empresa ja fez o teste de homologacao, esta marcado para ser homologado mes que vem.
Temos sistema para varios setores (Mercado/Distribuidores/Varejo…)[/quote]
Prezado Yuri,
Liguei em uma entidade credenciada (POLIMIG) e eles disseram que eu teria que implementar duas TELAS,
nem que seja para passar pelos testes de homologação.
Eu comentei que meu ramo nao é possível trabalhar sem rede, até mesmo por que é um sistema via web,
mas ele disse que nao tem jeito.
Fiquei sem entender…
Onde voce vai homologar teu sistema?
Abraços
Vai ser homologado na FURB de Blumenau/SC pelo que entendi só precisa passar por testes “stand alone” os sistemas tem o suporte a isso.
Segue parte do texto:
Tem um furo nesses orgaos de homologacao, alguns são mais flexiveis enquando outros são regisdos e não vão homologar sistemas sem ECF, no caso existem casos de sistema sem ECF mesmo…
Segue link do orgao que vou homologar aqui: http://campeche.inf.furb.br/lqs/site/
Maniacs, vc já homologou o seu sistema?
Ou vc conhece alguem que já homologou para me indicar?
É necessário que o sistema funcione sem rede mesmo?
Como vocês irão proceder com este problema, certamente o sistema de vocês funciona em rede, não é verdade?
Até mais.
Bom, esta semana vai ser homologado o sistema da empresa.
Quanto ao funcionar sem rede, foi como eu disse, é para sistemas frente de caixa de supermercados, nenhum outro setor nosso precisou.
Uma empresa visinha da nossa ja homologou, mas parece que foi em um sistema basico.
Um ponto chato é que mudaram como vai ser criptografado o hash do sistema, mas ja foi contornado.
Bom dia!
Será que alguém sabetia me dizer quais seriam os outros arquivos utilizados que são solicitados na letra “c” do requisito XLIII?
Será que seriam os arquivos gerados através do Menu Fiscal?
Obrigado!
Pessoal, na parte de perguntas e repostas do Roteiro de análise funcional do PAF http://campeche.inf.furb.br/lqs/site/files/RAFPAF1.2-01.03.pdf, a primeira pergunta fala sobre sistemas através da rede e eles são categóricos:
“Finalizando informamos que não são aceitos sistemas que funcionem com conexão ao Banco e Dados
via rede e impossibilitem o funcionamento do ECF se a rede cair, inviabilizando a emissão de Cupons
Fiscais.”
A parte de perguntas e repostas desse roteiro é bem interessante.
O esquema do PAF-ECF é bem radical. Estive em uma reunião promovida pela SEFAZ/MS aqui em Campo Grande,
e um dos palestrantes foi um fiscal de SC. Ele também foi categórico: não aceita que este módulo rode na WEB,
ou seja, sua aplicação terá que ser Swing normal. E não pode ser JWS também porque depende da rede para
carregar. Ou seja, tem que ser uma aplicação Swing instalada localmente.
E também tem outro “problema”: criar este BD local para fazer todo o processamento e depois se integrar com
o BD de gestão principal da empresa. Neste caso, fiquei pensando em como resolver coisas simples como o
controle do estoque central, e não permitir a venda do mesmo produto 2x. Alguém já implementou este BD
local e tem uma idéia de como resolver problemas de interação com o BD principal?
[quote=edilmar]O esquema do PAF-ECF é bem radical. Estive em uma reunião promovida pela SEFAZ/MS aqui em Campo Grande,
e um dos palestrantes foi um fiscal de SC. Ele também foi categórico: não aceita que este módulo rode na WEB,
ou seja, sua aplicação terá que ser Swing normal.
[/quote]
É por isso que o Brasil não vai pra frente. Pq usar uma arquitetura Web Centric (mais limpa, mais fácil de ser mantida e mais escalável) se vc pode complicar?
Enquanto o resto do mundo vai para SaaS, o Brasil fica amarrado aos burocratas e seus mitos …
André Fernando Salvati
Segundo informações passadas durante este evento, eles não confiam em uma solução web.
Os peritos dos órgãos de informática que participaram da criação do PAF-ECF não conseguiram demonstrar que um sistema web é verdadeiramente seguro e a prova de falhas.
Onde “falhas” quer dizer “desvios de conduta” que permitam realizar “operações ilegais” pelo sistema durante o tráfego na rede.
[quote=edilmar]Segundo informações passadas durante este evento, eles não confiam em uma solução web.
Os peritos dos órgãos de informática que participaram da criação do PAF-ECF não conseguiram demonstrar que um sistema web é verdadeiramente seguro e a prova de falhas.
Onde “falhas” quer dizer “desvios de conduta” que permitam realizar “operações ilegais” pelo sistema durante o tráfego na rede.[/quote]
Sei, “falhas”… e vc perguntou que tipo de “falhas” seriam essas? Ou já se perguntou se um sistema Web está sujeito a tipos de flhas de “falhas” diferentes de sistemas Swing/AWT?
André Fernando Salvati
A principal questao é que o programa Swing roda local, ou seja, nao usa a rede.
Se usasse a rede tambem estaria sujeito as mesmas falhas.
Por isso exigem um PAF-ECF rodando local.
[quote=edilmar]A principal questao é que o programa Swing roda local, ou seja, nao usa a rede.
Se usasse a rede tambem estaria sujeito as mesmas falhas.
Por isso exigem um PAF-ECF rodando local.[/quote]
Hmmm… e é o fato de não rodar em rede que leva vc a acreditar que as falcatruas não podem ser feitas? :roll:
André Fernando Salvati
Bom, eu nao… eles sim…
Acho que não precisa ser swing. Pode ser igual o kuesley falou (usar um servidor web em cada terminal).
É um sistema de vendas de uma pizzaria. Neste caso também é necessário? Eles têm uma receita bruta anual de mais de R$ 120.000,00.
[quote=icharus]Pessoal, na parte de perguntas e repostas do Roteiro de análise funcional do PAF http://campeche.inf.furb.br/lqs/site/files/RAFPAF1.2-01.03.pdf, a primeira pergunta fala sobre sistemas através da rede e eles são categóricos:
“Finalizando informamos que não são aceitos sistemas que funcionem com conexão ao Banco e Dados
via rede e impossibilitem o funcionamento do ECF se a rede cair, inviabilizando a emissão de Cupons
Fiscais.”[/quote]
Então é necessário uma base de dados em cada terminal? Quando cadastra um cliente em uma base de dados, como vou fazer para a outra saber?
Cadastro de produtos, clientes, etc, vai ser complicado. Alguém pode me dar uma dica do que eu vou precisar fazer pra resolver isso?
Pra mim ia ser um sistema simples. Com isso o preço tem que aumentar. Difícil é fazer o cliente pagar mais.