Olá pessoal, estou estudando um pouco sobre o Padrão de Projeto Proxy e estou tendo dificuldades em achar conteúdos como artigos e matérias focadas nele, e o que mais estou com dificuldade é em achar algum código simples que possa mostra como é a imolementação deste padrão. Gostaria de uma ajuda sobre onde encontrar artigos e, se possível, alguém me mostre um código simples para mim visualizar como ele funciona.
[quote=hannibal_daturn]Olá pessoal, estou estudando um pouco sobre o Padrão de Projeto Proxy e estou tendo dificuldades em achar conteúdos como artigos e matérias focadas nele, e o que mais estou com dificuldade é em achar algum código simples que possa mostra como é a imolementação deste padrão. Gostaria de uma ajuda sobre onde encontrar artigos e, se possível, alguém me mostre um código simples para mim visualizar como ele funciona.
[/quote]
O padrão Proxy é utilizado para esconder manipulações que acontecem antes , após, ou em vez dos métodos da classe normal.
O Java conta com a classe Proxy para fabricar proxies com base em interfaces.
O exemplo comum é do proxy remoto. Aqui vc trabalha com uma classe que tem a mesma interfaces que a classe original, mas
que na realidade é uma classe diferente que contêm um conjunto de mecanismo para se comunicar com a classe real.
//ProxyImage.java
public class ProxyImage implements Image {
private String filename;
private Image image;
public ProxyImage(String filename) { this.filename = filename; }
public void displayImage() {
if (image == null) {
image = new RealImage(filename); // load only on demand
}
image.displayImage();
}
}
//ProxyExample.java
public class ProxyExample {
public static void main(String[] args) {
ProxyImage image1 = new ProxyImage(“Imagem001.jpg”);
ProxyImage image2 = new ProxyImage(“Imagem002.jpg”);
ProxyImage image3 = new ProxyImage(“Imagem003.jpg”);
image1.displayImage(); // loading necessary
image2.displayImage(); // loading necessary
image2.displayImage(); // no loading necessary; already done