Tenho um servidor Fedora Core 2 com VNC instalado via xinetd, para permitir varias conexoes remotas simultaneas. Entao, gostaria que, ao usuario logar, aparecesse direto a aplicacao desktop Java que desenvolvi. No momento, eles tem que clicar em um link, e ainda ficam com a interface GNOME disponivel para “fucar” em outras coisas como OpenOffice, Mozilla, etc. Queria que ficasse apenas minha aplicacao disponivel em tela cheia. Alguem sabe como fazer isso?
[quote=edilmar]Tenho um servidor Fedora Core 2 com VNC instalado via xinetd, para permitir varias conexoes remotas simultaneas. Entao, gostaria que, ao usuario logar, aparecesse direto a aplicacao desktop Java que desenvolvi. No momento, eles tem que clicar em um link, e ainda ficam com a interface GNOME disponivel para “fucar” em outras coisas como OpenOffice, Mozilla, etc. Queria que ficasse apenas minha aplicacao disponivel em tela cheia. Alguem sabe como fazer isso?
[/quote]
O VNC apenas abre uma conexao para que o usuario acesse remotamente a maquina, certo? Entao o negocio eh fazer a aplicacao abrir da maneira correta no servidor e o problema esta resolvido.
Ta, e como? Sugestao simples: tente, ao inves de abrir o Gnome, abrir direto tua aplicacao. Como fazer varia conforme a configuracao - se voce inicia o X via linha de comando, basta alterar o .xinitrc para abrir tua aplicacao. Mas se for via GDM ou outro *DM, tem que faze-lo abrir a aplicacao como se fosse um dos window managers disponiveis. Vai depender do teu ambiente.
Agora que voce deu esta sugestao me gerou mais uma duvida: se a pessoa vai usar VNC, vai entrar direto na interface grafica. Sendo assim, como eu faco para nao aparecer a tela do GDM e entrar direto? Configuracao de login automatico do GNOME/KDE/etc?
[quote=edilmar]Agora que voce deu esta sugestao me gerou mais uma duvida: se a pessoa vai usar VNC, vai entrar direto na interface grafica. Sendo assim, como eu faco para nao aparecer a tela do GDM e entrar direto? Configuracao de login automatico do GNOME/KDE/etc?
[/quote]
Isso!
A ideia, em teoria, eh essa: voce configura o login automatico e liga a maquina. Ela deve inicializar na tua aplicacao (esqueca Gnome, KDE, etc - tente usar somente a aplicacao). Ai eh soh o pessoal entrar pelo VNC.
Agora se voce quiser que a pessoa entre pelo VNC e entao logue-se, talvez seja necessario um *DM (nao sei se com o VNC voce consegue acessar um console Linux sem X aberto). Enfim - nao posso falar nada muito concreto porque nao fiz isso na pratica, mas teste porque as opcoes sao diversas para o seu caso e alguma com certeza sera satisfatoria.