[quote=vegetal]Hoje trabalho na IBM como analista de sistemas sênior ganhando 10 mil reais. Já tenho casa, carro e de brinde uma loira gostosa!
[/quote]
A IBM está longe de proporcionar isso para quem entra como desenvolvedor. Aliás, o mais comum é gente entrar lá com idéia de fazer uma carreira e sair por causa do baixo salário e falta de perspectiva para oportunidades melhores.
Conheci uma pessoa que acho que trabalhava numa área não técnica, não sei se era análise ou gerência, ela mesmo falava que essa coisa de programação era furada. Que o pessoal na IBM era explorado e mal pago, principalmente em projetos de instituições financeiras onde o banco de horas era “infinito”. Ela inclusive me recomendou a mudar de área, pois desenvolvimento era para peão segundo as suas palavras.
A minha experiência lá realmente deixou isso muito claro. Embora o projeto em que eu estava era tranqüilo, tinha bastante coisa para fazer, mas dava para fazer tudo nas horas normais.
Hoje estou muito melhor do que quando estava lá. IBM nunca mais.
[quote=vegetal]Fiz curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas na Claretiano via Educação à Distância (EAD) e sai um analista de sistemas fodão. Hoje trabalho na IBM como analista de sistemas sênior ganhando 10 mil reais. Já tenho casa, carro e de brinde uma loira gostosa!
[/quote]
vai lixo mentiroso…mente pra casste se planta na Terra e fica de boas!!! tu pega é um travecão loirão neh …kkkkk
Por favor senhores, alguém realmente acreditou que o vegetal tinha a pretensão de enganar alguém?
Sarcasmo gente, mas cuidado com a trollagem e a respectiva alimentação.
[quote=Tchello] Por favor senhores, alguém realmente acreditou que o vegetal tinha a pretensão de enganar alguém?
Sarcasmo gente, mas cuidado com a trollagem e a respectiva alimentação.[/quote]
Quem faz a carreira é a pessoa, não uma instituição. Quem quer algo luta e corre atrás independente de onde veio. E até mesmo aqui no fórum, temos exemplo assim, de pessoas que nem formação na área tiveram e conseguiram algo bom para suas vidas. Não se prenda a títulos, corra atrás.
[quote=ironmarq] .Olha pessoal, tenho uma opinião muito clara em relação á isto, o que “pesa” realmente é uma faculdade federal, vc ser graduado por uma Unicamp, Usp entre outras, o restante ao meu ver tá tudo no mesmo bolo, tecnólogo, bacharelados na maioria dos casos foram pessoas que ralavam o dia todo pra poder pagar o curso, o que vale é o que vc fez após isso, tirou certificações ?, aprendeu o que?, participou de quais projetos?, fez o que para melhorar seu currículo?, outra coisa, a necessidade das empresas em contratar profissionais é tão grande que até mesmo pessoas que não possuem curso superior são contratadas, pq são ótimas no que fazem e possuem grande conhecimento, portanto, esse tipo de comentário que rola é mais pra tumultuar mesmo.
Abraço á todos.[/quote]
Na verdade cara, o que realmente conta é a universidade ser reconhecida, e geralemente as federais/estaduais são… e isso acontece pois elas exigem bastante dos alunos, e esses por sua vez, ao se mostrarem excelentes no mercado acabam trazendo a fama da faculdade… Mas NAo vamos nos esquecer que isso não esta apenas nas universidades publicas, Afinal de contas a melhor faculdade do mundo é uma faculdade particular “HARVARD” e até mesmo no Brasil temos um grande exemplo “O Instituto Nacional de Telecomunicações, Famoso INATEL” onde eu gostaria muito de estar estudando mas não posso devido minha situação financeira, seus cursos de engenharia estão entre os melhores do paíz, o de telecomunicações é o segundo melhor do paíz, estando apenas atras do curso de telecom da UNB de Brasilia… Enfim, o aluno pode até mesmo sair de uma faculdade ruim e se tornar alguem muito bem sucedido, pois eh competente e isso não se aprende na faculdade, pode ser tecnologo, engenheiro e tanto faz, cada um fazendo akilo q estudou para fazer e não se esqueçam de dois bilhonarios do mercado de TI, Bill Gates e Marck Zuckemberg, ambos nem chegaram a terminar a faculdade em Harvard"…
Também tenho uma visão um pouco diferente, claro talvez em si os cursos de técnologo podem preparar mais , mas nos cursos de graduação em si também existe isso(não estou falando em melhor ou pior) mas para mim sempre foi essa a diferença entre curso de Sistemas de Informação e Ciências da Computção(eu curso sistemas de informação) , tenho amigos que cursam ciencias, e assim em Sistemas, temos muitas matérias voltadas para administração, marketing, empreendedorismo, entre outras de cunho não tecnólogico, já em ciências essas matérias dão lugares a matérias de mais cálculos etc(não estou falando em melhor ou pior). E assim por experiência própria e por amigos em ciências, vejo que muita gente de sistemas foca mais no mercado por na maioria dos casos a faculdade não ser integral, o pessoal consegue estágio desde muito cedo, se preparando para o mercado , enquanto pessoal de ciências podemos dizer não tem muito tempo para trabalhar devido ao curso integral com horários irregulares , e acabam se focando mais na área acadêmica. Ex : a maioria dos meus professores de sistemas, são formados em ciências…
Deixo aqui minha opnião.
[quote]Por favor senhores, alguém realmente acreditou que o vegetal tinha a pretensão de enganar alguém?
Sarcasmo gente, mas cuidado com a trollagem e a respectiva alimentação.[/quote]
Eu tb acho que é mentira, porém não podemos nos esquecer que a profissão não é regulamentada então ele poderia sim ganhar esse salário fazendo apenas um curso técnico de informática.
E falo isso porque já trabalhei em empresa em que o gente de TI tinha contratado o sobrinho o amigo em quem ele achava melhor, e os caras não tinham formação alguma, e ainda sim ganhavam os mesmo salários que os demais.
Sobre ser tecnólogo ou não, isso não faz diferença alguma, pode apostar, mas no seu caso estudar numa FATEC ou estudar numa Fac. particular faz toda a diferença, isso porque as FATECs e universidades públicas estão anos luz a frente das particulares.
Então eu acho que você deveria se preocupar em qual das duas opções vai te deixar preparado para o mercado de trabalho, porque a grande dificuldade nossa, é essa depois de formado, conseguir se encaixar em alguma atividade (programador Java, PHP, analista etc…)
Tudo o que pessoal falou até agora aqui é válido, quem faz a carreira é você mesmo, porque para trabalhar na nossa área você vai ter que adquirir várias habilidades que a faculdade não ensina, fazer especializações naquilo que você pretende trabalhar.
E com certeza terá que escapar de todas as armadilhas que nossa profissão tem (falo dos problemas da não regulamentação, das consultorias exploradoras, irregularidade salarial etc…) para poder alcançar o seu lugar ao sol.
Pelo que vejo, a diferença entre os títulos e meramente o foco, enquanto bacharel tem um desenvolvimento amplo observando aspecto cientifico e se aprofunda mais em certos assuntos, o tecnologo e uma formação mas objetiva no sentido de você saber o que precisa para sair relativamente rapido para o mercado apto a atender as necessidades de produção. Mas é claro que é meu ponto de vista.
Sendo mais pratico, uma diferença mesmo é observada em concursos publico. Existem concurso que exigem uma formação minima e geralmente a formação de tecnologo nao se enquadra pela curta duração. Mas confesso que destes até hoje só ouvi falar.
Agora uma que vi de fato foi a questão do mestrado. Alguem me disse que na USP existe uma garga horaria mínima para entrar no mestrado e que o curso de tecnologo nao atende essa carga horária. A solução seria complementar a carga horaria e se tornar um bacharel. (Me corrijam se eu estiver errado)
Mas enfim, isso tudo é relativo. Aqui no meu estado existem otimos cursos de mestrados sem essa exigência e os concursos que tenho visto so pedem a formação superior na area, o resto e decidido na prova de titulos, com experiencia, especializações, certificações e etc.