Orientações Dev Junior Java

Bom dia pessoal!

Iniciei a 1 semana os meus estudos em Java e já vou a ver orientação a objetos esta semana.
Meu intuito é ser dev Java Junior.
Me falaram que devo aprender: Java “puro”, Framework Spring, PostgreSQL.

Gostaria, por favor, sua opinião sincera e profissional, na seguinte questão:

1-Quanto tempo leva aprox. , de acordo a experiência de vcs, para estar pronto o suficiente para chegar a ser Junior (somente backend) ?
2-Como posso demonstrar que estou pronto pra uma vaga de Junior?

Sei perfeitamente, que para dominar Java leva muitos anos, no momento só quero me focar em dev Junior backend Java para entrar no mercado e a futuro irei evoluindo.

Aceito conselhos! Desde já agradeço, forte abraço!

Pode se candidatar quando tiver prática em fazer CRUD, usando o que pedirem de obrigatório na vaga. Cada um pode levar mais ou menos tempo, de acordo com facilidade de aprendizado.

Não perde tempo querendo dominar, otimize seu tempo pra aprender o que é necessário pro momento. Experiência de verdade só vai ter dentro de empresa mantendo algo em produção.

O mais importante é ter boa lógica de programação, assim pode se virar com qualquer tecnologia de acordo com a necessidade. Não busque ficar bitolado em tecnologia x, senão pode ficar ultrapassado. Tecnologia é só uma ferramenta pra se chegar a resultados.

O foco é sempre o resultado para ganhar dinheiro. Com base nisso demonstre que tem condições de resolver demandas de forma objetiva, sem perder tempo com firulas de código que não sejam importantes para o resultado final. Independente se surgir novas tecnologias, demonstre que pode aprender na hora pesquisando.

Agradeço enormemente, pelo seu tempo dedicado a ler minha postagem e responder com seus ótimos conselhos.
Sabe eu ainda me considero muito cru, mas sabe a vezes me imagino programando e sinto receio de não ser compreendido por desenvolvedores mais experientes, tipo assim:
“Pô o cara tá levando 1 dia todo pra resolver este problema e é muito básico. Deveria resolver isto em máximo 4 horas”.
Ou não conseguir aprender as coisas rapidamente, saca?

Não sei se isso é neura minha ou é normal pensar nisso.

Isso depende do ambiente, das pessoas. Quando trabalho com iniciantes, tem uns que realmente se viram e outros com mais dificuldade. Então nesses casos deixo a pessoa com trabalhos mais repetitivos, como cruds simples parecidos com outros prontos. Assim o profissional se sente mais seguro pra se desenvolver, tendo como base um prédio já levantado.

Legal, valeu por responder, vc parece ser um programador e pessoa bem de boas.
Sortudo o cara que trabalha a teu lado!

Quando vc fala crud, serve crud via console ou crud desktop?
Me explico melhor… se a vaga é pra Java web e eu só sei crud desktop ou console, isso serve pra me jogar pra uma vaga de Junior?

Se a vaga é pra web, então deverá praticar crud para web. Estudar desktop seria desperdício de tempo nesse caso. Maioria das vagas de Java para novos projetos são para web.

1 curtida

Valeu! ainda bem que perguntei…
Acontece que no curso da Udemy que comprei de Java, tinha um tópico que entrava em Java desktop.
Acho que irei pular isso, irei focar em tópicos que falam somente de Java web.
Muito obrigado pelas orientações!