não querendo lhe negar uma resposta mais simples, mas minha sugestão é que você implemente todos os listeners numa classe, crie um servlet e um filter. Dai você mesmo testa fazendo assim:
instale a aplicação no seu conteiner de prefrência
execute o servlet com alguma requisição, iniciando uma sessão
finalize a sessão
desmonte contexto sem derrubar o servidor
Basta botar simples System.out.println(“chamou o listener tal”); nos métodos de escuta do listener.
Assim, vendo a coisa acontecer, você memoriza muito melhor do que se eu ou alguém simplesmente escrevesse a resposta aqui, poris você mesmo estará construindo seu aprendizado, entendeu?
Isso faz parte das teorias pedagógicas de Paulo Freire, grande pedagogo brasileiro.
mas em alguns casos (que eu acho que é o caso dos listeners) nem tudo o que vc testa e aparece realmente é verdade rsrs
if(“antonio”==“antonio”) eitaaa posso comparar duas strings com um ==
eu já testei sim os listeners … mas os resultados sao confusos … eu nao conclui nada “tangivel”
valeu
edit: nesse exato momento eu to fazendo um monte de exemplos com simpletag pra eu tirar uma duvida … to achando que vou acabar criando outro topico ahuahau
Quando eu estudei para a SCWCD fazia muito esses testes e me ajudaram muito.
Cuidado para não ficar jogando inúmeros contextos para seu container. Isso sim pode deformar seus testes. Tente usar só 1 contexto lá, justamente o de estudos. Eu tinha um “tomcat de estudos” na época.