Oracle Technology Network Developer Day 18 de agosto em São Paulo

Um evento gratuito da Oracle no Brasil:
http://www.oracle.com/webapps/events/EventsDetail.jsp?p_eventId=114855&Act=14

Quarta-feira 18 de agosto de 2010 das 8:00 a.m. - 12:00 p.m. No Grand Hyatt São Paulo: Avenida das Nações Unidas, 13.301

Oracle ADF e Oracle JDeveloper 11g:
Allow participants to gain experience of Oracle’s Application Development Framework (ADF). It includes an introduction to the framework and a detailed insight into its technology stack.

Application Grid Development:
Raise awareness/Encourage non-ADF Java developers to design applications that leverage more of the 11g (Java/WebLogic) stack.

SOA Suite 11g Overview:
SOA Integration provides a flexible and dynamic IT Infrastructure that transforms brittle systems, applications and data sources into highly flexible, reusable service components. Oracle SOA Suite is the industry’s most complete and highly acclaimed platform for application and system integration in a SOA environment. This session is designed to enable the attendee to get a complete understanding of Oracle SOA Suite’s capabilities.

O evento é gratuito.

Pena que é de quarta.

O pior não é ser de quarta… o pior é perder um dia inteiro ouvindo alguém da Oracle tentar vender a porcaria do ADF, JDeveloper e SOA Suite. Perda de tempo… as ferramentas são muito ruins, o SOA Suite é pago e é muito improdutivo. Quem mexeu com JDeveloper sabe do que eu estou falando. O pessoal que trabalha com Weblogic desde a época da BEA sempre comenta que a maioria dos profissionais e dos clientes reclamaram quando tiveram que sair do Workshop que era baseado em Eclipse e mudar pra JDeveloper.

A Oracle tem na sua mão o JDeveloper e o NetBeans e ainda com certeza ainda tem uma equipe com expertise no Eclipse, mas ainda sim insiste em oferecer a pior ferramenta possível para os seus clientes. Não da pra entender…

[quote=Rubem Azenha]O pior não é ser de quarta… o pior é perder um dia inteiro ouvindo alguém da Oracle tentar vender a porcaria do ADF, JDeveloper e SOA Suite. Perda de tempo… as ferramentas são muito ruins, o SOA Suite é pago e é muito improdutivo. Quem mexeu com JDeveloper sabe do que eu estou falando. O pessoal que trabalha com Weblogic desde a época da BEA sempre comenta que a maioria dos profissionais e dos clientes reclamaram quando tiveram que sair do Workshop que era baseado em Eclipse e mudar pra JDeveloper.

A Oracle tem na sua mão o JDeveloper e o NetBeans e ainda com certeza ainda tem uma equipe com expertise no Eclipse, mas ainda sim insiste em oferecer a pior ferramenta possível para os seus clientes. Não da pra entender…[/quote]

Cara nem me fale, trabalha no estado e como temos convenio com a oracle somos obrigados a usar o JDeveloper, e muito ruim, vc perde horas resolvendo problema de dependencia q nao existem e esperando compilar.

Fato,

Legal a iniciativa mas… passo! :wink:

De qualquer forma, para quem está se ferr… trabalhando com essas techs pode ser uma boa.

[quote=Rubem Azenha]O pior não é ser de quarta… o pior é perder um dia inteiro ouvindo alguém da Oracle tentar vender a porcaria do ADF, JDeveloper e SOA Suite. Perda de tempo… as ferramentas são muito ruins, o SOA Suite é pago e é muito improdutivo. Quem mexeu com JDeveloper sabe do que eu estou falando. O pessoal que trabalha com Weblogic desde a época da BEA sempre comenta que a maioria dos profissionais e dos clientes reclamaram quando tiveram que sair do Workshop que era baseado em Eclipse e mudar pra JDeveloper.

A Oracle tem na sua mão o JDeveloper e o NetBeans e ainda com certeza ainda tem uma equipe com expertise no Eclipse, mas ainda sim insiste em oferecer a pior ferramenta possível para os seus clientes. Não da pra entender…[/quote]

Eu continuo gostando do SOA Suite… pena que não posso falar o mesmo do ADF e do JDev.

[]´s

@asaudate Só você e os vendedores da Oracle estão gostando do SOA Suite.

As ferramentas das Oracle não são ruins, são horríveis.

Alias, descobri que o o local é apenas 10 minutos caminhando de onde trabalho, talvez eu até va.

Alguém que puder comparecer ao evento pode perguntar para o pessoal da Oracle porque eles não descontinuam o JDeveloper e ficam somente com o NetBeans, adicionando nele somente os wizards do Oracle ADF Faces?

Descontinuação é uma palavra forte, use integração :slight_smile:

Alguem sabe se esse encontro vai ser transmitido on-line?

[quote=fabiononato]Alguém que puder comparecer ao evento pode perguntar para o pessoal da Oracle porque eles não descontinuam o JDeveloper e ficam somente com o NetBeans, adicionando nele somente os wizards do Oracle ADF Faces?

Descontinuação é uma palavra forte, use integração :)[/quote]

Antes da aquisição da Sun já corria no fórum do JDeveloper a possibilidade dele ser redesenvolvido do zero. Talvez com o Netbeans, ele passe a ser a IDE principal.

Já trabalhei com o JDeveloper e não vi esse monstro de dificuldade não, apesar de preferir o Eclipse e Netbeans. Mas gosto é gosto.

Sobre o jdev, acho que ele tem até melhorado. O adf 11g achei com o visual bem interessante, mas ainda não tive chance de utilizá-lo.

Gostaria de participar, mas devido a distância e ao dia não vai ser possível!

[quote=LecaDF]@asaudate Só você e os vendedores da Oracle estão gostando do SOA Suite.

As ferramentas das Oracle não são ruins, são horríveis. [/quote]

Bom… eu gosto, porque, no final das contas, o Oracle BPEL continua sendo imbatível. Trabalhei durante um tempo com ele e hoje eu trabalho com a especificação padrão de BPEL (usando o OpenESB para publicar). Mas esse “extra” que tem no Oracle BPEL continua sendo o diferencial pra mim(human tasks, flow ‘n’, o componente pick, no 11g, a possibilidade de criação de um mediator em runtime…). Com a introdução do Mediator no 11g, então… elimina várias vezes a necessidade de um ESB para, por exemplo, ler um arquivo. E, com os componentes de banco, também facilita muito criar uma transação distribuída (quem já trabalhou com BPEL sabe o parto que é colocar uma transação neles, seja o Oracle BPEL ou qualquer outro).

Moral da história: gosto dele porque acho que ele realmente tem um mérito. E, integrando com o Oracle Service Bus (antigo Aqualogic, que já era um sucesso), fica matador.

[]´s

[quote=gallo]Sobre o jdev, acho que ele tem até melhorado. O adf 11g achei com o visual bem interessante, mas ainda não tive chance de utilizá-lo.

Gostaria de participar, mas devido a distância e ao dia não vai ser possível![/quote]

Não está perdendo nada. A única diferença entre o ADF 10 e o 11 é o visual, mesmo, porque o desenvolvimento naquilo é horrível. Mesmo sendo JSF, ele tem algumas incompatibilidades entre navegadores e, como se não bastasse, quando você tenta resolver um problema, cadê a documentação?? Ninguém se acha naquilo, e acaba atrapalhando mais do que ajudando, no final das contas. Na verdade, a impressão é que a Oracle desenvolveu o ADF só pra empurrar goela abaixo outros produtos, como o weblogic portal.

[]´s

Olá,
não tenho idéia do nível de complexidade de cada ferramenta citada (pois não conheço nenhuma delas, exceto JDeveloper)… não há possibilidade de melhoria destas através da junção/integração delas (ADF, JDeveloper e SOA Suite) com o Netbeans?

Att.

O Rio está precisando de mais eventos.

Olá

Eclipse ao invés de JDeveloper?

[]s
Luca

[quote=Adelar]Olá,
não tenho idéia do nível de complexidade de cada ferramenta citada (pois não conheço nenhuma delas, exceto JDeveloper)… não há possibilidade de melhoria destas através da junção/integração delas (ADF, JDeveloper e SOA Suite) com o Netbeans?

Att.[/quote]

Pelo que parece, a tendência é manter tanto o Netbeans quanto o JDeveloper, mas não juntar nada.

[]´s

[quote=Luca]Olá

Eclipse ao invés de JDeveloper?

[]s
Luca[/quote]

Luca, me surpreenderia muito a Oracle apostar mais forte no Eclipse nessa altura do campeonato. A IDE da SOA Suite 11g é o JDeveloper 11g, o unico produto que tinha uma IDE eclipse era o Oracle Service Bus, mas o pessoal dizia que a IDE eclipse estava com seus dias contados.

[quote=asaudate]
Pelo que parece, a tendência é manter tanto o Netbeans quanto o JDeveloper, mas não juntar nada.[]´s[/quote]

Na época da aquisição a Oracle disse que o Netbeans seria a IDE de referência para o Java e o JDeveloper a IDE Java pra trabalhar nas tecnologias Oracle.

De qualquer forma, mudar o JDeveloper não é um trabalho de semanas, mas de meses ou anos. Então, creio que tão cedo não veremos mudança nele.