Oracle revela planos de longo prazo para o Java

A Oracle revelou planos de longo prazo para o Java.

Entre eles incluem:

• Suporte a GPU (será que agora teremos uma plataforma completa para games?)
  • Suporte a FPGA;
  • Eliminação das primitivas (mesmo tipos como int serão objetos);
  • Melhor suporte a 64 bits (tipos de dados maiores, arrays com indexação long, etc);
  • Suporte a generics reais.

Confiram a fonte da reportagem para mais detalhes:
Fonte: http://www.javaworld.com/javaworld/jw-03-2012/120315-oracle-s-java-roadmap.html

Maravilhaaa :smiley: !

Muito interessante. Fico pensando como seria essa integração com PFGA’s. Seria uma VM para rodar em FPGA’s? Ou alguma integração entre Java com VHDL?

[quote=ViniGodoy]A Oracle revelou planos de longo prazo para o Java.

Entre eles incluem:

• Suporte a GPU (será que agora teremos uma plataforma completa para games?)
  • Suporte a FPGA;
  • Eliminação das primitivas (mesmo tipos como int serão objetos);
  • Melhor suporte a 64 bits (tipos de dados maiores, arrays com indexação long, etc);

Confiram a fonte da reportagem para mais detalhes:
Fonte: http://www.javaworld.com/javaworld/jw-03-2012/120315-oracle-s-java-roadmap.html[/quote]

lendo alguns destes itens e depois de ler eu pensava “tipo o c#?” :twisted:

bom…agora falando serio… eu ja cheguei a ver alguém falando aqui que as atualizações pares (1.4, 1.6) mechiam mais na estrutura dos batecodes enquanto que as impares na linguagem em si… será que isso ficaria para o java 8? será que mudaria por ter sido decidido colocar metade do java 7 no java 8?

Por mim a Oracle faria um checklist do que o C# tem e o Java não tem e sairia implementando (mais ou menos como o Netbeans fez em relação ao editor do Eclipse).

http://qconlondon.com/dl/qcon-london-2012/slides/SimonRitter_TheFutureOfTheJavaPlatformJavaSE8Beyond.pdf

Excelente link! Lá pelo meio do documento ele fala do suporte do ]ava à dispositivos como sensores de temperatura, acelerômetros etc. Muito legal!

Já evito usar desde hoje…

Excelente link! Lá pelo meio do documento ele fala do suporte do ]ava à dispositivos como sensores de temperatura, acelerômetros etc. Muito legal![/quote]

Sem querer te desanimar mas a Sun fala isso desde a década de 90 quando o Java foi inventado.

Pode ser que agora a Oracle arrume um jeito de cobrar pra instalar banco de dados nesses dispositivos?

Já eu prefiro acreditar em coelhinho da Páscoa!

Você até pode evitar para ids e campos, mas não para processamento matemático.

A vantagem é que aí está a promessa de que não precisaremos mais nos preocupar se um tipo é ou não primitivo, e que as operações serão feitas da maneira mais eficiente possível. No fundo, é ter um tipo primitivo, com as facilidades dos tipos não primitivos. :slight_smile:

A diferença é que naquela época esses dispositivos não tinham a importância que tem hoje.

Parece que a Oracle tem em mente fazer uma boa limpeza na sintaxe do Java. Espero que realmente façam isso.
Ainda que isso quebre a compatibilidade em alguns casos, muitas vezes é importante fazer uma faxina na casa. Principalmente quando a linguagem ultrapassa os 10 aninhos de existência.

A parte de gpu já está praticamente implementada com o javafx 2.1 que está incluso no jdk 7 após o update 2. Eu andei fazendo um test drive e posso garantir que está a um ano luz de distância do swing. É totalmente integrada com o sistema operacional.

O novo toolkit gráfico se chama glass windowing toolkit e vai alavancar o java para soluções desktop com interfaces ricas

Já havia passado a hora de acabar com aquele falso puritanismo que dizia que java deveria rodar isolado dos sistemas.

[quote=ViniGodoy]
Parece que a Oracle tem em mente fazer uma boa limpeza na sintaxe do Java. Espero que realmente façam isso.
Ainda que isso quebre a compatibilidade em alguns casos, muitas vezes é importante fazer uma faxina na casa. Principalmente quando a linguagem ultrapassa os 10 aninhos de existência.[/quote]

O responsável pelo JDeveloper e outras monstruosidades fazer “faxina” no Java? E pra rodar em sensores?

Fala sério…

Java está condenado ao que sempre foi [EDIT: Trolling]

Desculpe a ignorância, Vini, mas, por gentileza, do que se trata esse item?

Por mim a Oracle faria um checklist do que o C# tem e o Java não tem e sairia implementando (mais ou menos como o Netbeans fez em relação ao editor do Eclipse).[/quote]

Desconfio que eles estão fazendo…hehehe e se estiverem, estão certos em fazer, sempre que uma linguagem é criada com certo recurso legal as concorrentes incluem isso na próxima versão, a OO no PHP 5 foi assim, a criação do c# foi assim, ja ouvi falar que o vb e o delphy ja tiveram muitos casos assim também… só o que não é justamente deixar uma coisa extensa demais, tem que pensar em versatilidade, reusabilidade… enfim, acredito que (espero que…rs) o pessoal responsavel por isso conheça esse tipo de coisa bem melhor do que eu.

[quote=alias][quote=ViniGodoy]

[/quote]

Desculpe a ignorância, Vini, mas, por gentileza, do que se trata esse item?[/quote]

os tipos genericos que você utiliza somente são considerados em tempo de compilação, nos bytecodes gerados nada disso existe, por exemplo, nos bytecodes você não vai encontrar um “List<String>” ou “List<Pessoa>”, tudo isso vai ser gerado apenas como “List” (e você não faz cast no seu código, mas o bytecode gerado para esse seu código fará).

Muito legal!

Desculpe a ignorância, Vini, mas, por gentileza, do que se trata esse item?[/quote]

os tipos genericos que você utiliza somente são considerados em tempo de compilação, nos bytecodes gerados nada disso existe, por exemplo, nos bytecodes você não vai encontrar um “List<String>” ou “List<Pessoa>”, tudo isso vai ser gerado apenas como “List” (e você não faz cast no seu código, mas o bytecode gerado para esse seu código fará).
[/quote]

Obrigado, colega. Então Java terá reificação de tipos genéricos? Lindo! (embora falem disso há algum tempo, hehe)

Em 2007 escrevi sobre as promessas de reificação do generics pro Java 7 (!), agora prometem pra 10 anos depois, no Java 10, 2017:

GPU O.O

eu li direito???

Isso é uma boa notícia, mas isso será a longo prazo, algo que o Java já deveria ter implementado a muito tempo. O C# em alguns recursos está bem a frente.

Será que irão melhorar a integração com o Sistema Operacional?