Um breve comunicado da Oracle ontem afirmou que suspendeu a “Operating System Distributor License for Java” (DLJ), que foi criada pela Sun, em 2006.
Eu sempre achei o OpenJDK muito lento e bugado em aplicações criticas de produção que me fez sempre optar pelo pacotes oficias da Oracle em servidores linux.
[quote=labavel]Um breve comunicado da Oracle ontem afirmou que suspendeu a “Operating System Distributor License for Java” (DLJ), que foi criada pela Sun, em 2006.
Eu sempre achei o OpenJDK muito lento e bugado em aplicações criticas de produção que me fez sempre optar pelo pacotes oficias da Oracle em servidores linux.
O open jdk realmente estava muito fraco, mas agora além dele estar bastante evoluído é hoje a implementação de referência para o java 7, acredito que com isso haverá um maior incentivo para o openjdk pelo menos entre as distribuições linux ( que na minha opinião já acontecia, esse pronunciamento veio para tornar oficial algo que já vinha acontecendo pelo menos em boa partes das distribuições).
Veja bem o que acontece é que ele não vem como padrão na instalação, mas nada impede que vc possa baixar e instalar normalmente, se você for usuário de linux a grande maioria das distribuições já fazem isso, ou seja já usa o open jdk ao invés da Oracle.
De certo modo isso foi muito bom, já que dá um incentivo maior ao uso do open jdk.
[quote=Mr_Arthur]^ notícia é notícia e essa é uma.
Por que não informar sobre isso mesmo que o impacto seja baixo?[/quote]
Concordo plenamente, o labavel fez bem em enviar a notícia e cabe a cada um decidir o impacto dessa notícia.
Eu já esperava isso. Até o mono tá rodando melhor que o openjdk em linux. Aquela conversa de openjdk referência de projetos de máquinas virtuais, pura conversa fiada. rsrsrsrs
[quote=otaviojava][quote=Mr_Arthur]^ notícia é notícia e essa é uma.
Concordo plenamente, o labavel fez bem em enviar a notícia e cabe a cada um decidir o impacto dessa notícia.
[/quote]
O problema desta notícia, e que eu acho que o Schuenemann tentou falar, é o titulo( Só nos resta o OpenJDK), como se de hoje em diante fosse proibido instalar o jdk no linux.
Simplesmente não virá mais pré-instalado nas distros, e tambem não estará nos repósitorios, pelo que a noticia fala, PONTO.
Windows vem com JDK? ou JRE? Não, tu vai no site da Oracle e baixa. Mesma coisa no linux agora. Pra mim não fede nem cheira, pois sempre fiz o download do jdk no site da sun/oracle e sempre instalei manualmente!
[quote=fredferrao][quote=otaviojava][quote=Mr_Arthur]^ notícia é notícia e essa é uma.
[/quote]
O problema desta notícia, e que eu acho que o Schuenemann tentou falar, é o titulo( Só nos resta o OpenJDK), como se de hoje em diante fosse proibido instalar o jdk no linux.
Simplesmente não virá mais pré-instalado nas distros, e tambem não estará nos repósitorios, pelo que a noticia fala, PONTO.
Windows vem com JDK? ou JRE? Não, tu vai no site da Oracle e baixa. Mesma coisa no linux agora. Pra mim não fede nem cheira, pois sempre fiz o download do jdk no site da sun/oracle e sempre instalei manualmente![/quote]
o que deu a entender é que não existirá mais esforços no openJDK. Procede? O único problema que vejo é esse.
[quote=juliocbq][quote=fredferrao]
Windows vem com JDK? ou JRE? Não, tu vai no site da Oracle e baixa. Mesma coisa no linux agora. Pra mim não fede nem cheira, pois sempre fiz o download do jdk no site da sun/oracle e sempre instalei manualmente![/quote]
o que deu a entender é que não existirá mais esforços no openJDK. Procede? O único problema que vejo é esse.[/quote]
Pra mim, é o inverso. Se o OpenJDK passou a ser a implementação de referência e vem recebendo merge tanto do JDK oficial quanto do jRockit, a tendência é que ele evolua rápido. Daí minha curiosidade de testar a versão 7 dele.
[quote=fredferrao]
Exatamente isso, nada mudou pra quem desenvolve.
Problema de interpretação de texto ou pegação no pé da Oracle mesmo (pq é empresa do capeta).
[quote=marcosalex][quote=juliocbq][quote=fredferrao]
o que deu a entender é que não existirá mais esforços no openJDK. Procede? O único problema que vejo é esse.[/quote]
Pra mim, é o inverso. Se o OpenJDK passou a ser a implementação de referência e vem recebendo merge tanto do JDK oficial quanto do jRockit, a tendência é que ele evolua rápido. Daí minha curiosidade de testar a versão 7 dele.[/quote]
Passou a ser mas está desfalcado, péssimo de uso, isso é um fato. Não sei se o openjdk vai para frente não. Vamos ver.
Pessoal, o que a Oracle quis fazer elegendo o OpenJDK como a implementação de referência do Java 7 foi deixar para a comunidade uma implementação, lenta, cheia de bugs que um dia evoluirá. “Um dia”, logo, quem precisa de algo sólido para hoje, terá que usar a JDK non-open da Oracle. Isso foi uma super sacada para o bussiness da Oracle, atendendo a demanda da comunidade e ao mesmo tempo fortalecendo seu modelo de negócio.
Não vão no meu bico, essa é uma leitura que faço desta situação.
[quote=juliocbq][quote=marcosalex][quote=juliocbq]
Pra mim, é o inverso. Se o OpenJDK passou a ser a implementação de referência e vem recebendo merge tanto do JDK oficial quanto do jRockit, a tendência é que ele evolua rápido. Daí minha curiosidade de testar a versão 7 dele.[/quote]
Passou a ser mas está desfalcado, péssimo de uso, isso é um fato. Não sei se o openjdk vai para frente não. Vamos ver.[/quote]
Mas isso é o OpenJDK7 ou o 6? Até agora quem eu vi reclamando dele, referia-se ao 6, que não recebeu os merges do jRockit nem do JDK oficial e não vem sendo trabalhado. O que tiver de falar dele, tem de ser da última versão.
Corrigindo, non-free, da Oracle. O JDK é aberto, sob a licença CDDL. Só não é considerado livre pelos critérios da FSF.
[quote=balrog][quote=moscoso.dev]Alguém usa OpenJDK em produção para dizer qual a real situação?
[/quote]
nao, e nem pretendo usar
a real situacao?: ateh onde acompanhei estava cheio de problemas … o que justifica o que disse assima, java 7 perto dos servidores aqui, nem f*[/quote]
Opa, valeu pela informação. Vou fazer o mesmo aqui.