Oracle retira licenca para distribuir java com linux so resta usar o OpenJDK

Um breve comunicado da Oracle ontem afirmou que suspendeu a “Operating System Distributor License for Java” (DLJ), que foi criada pela Sun, em 2006.

Eu sempre achei o OpenJDK muito lento e bugado em aplicações criticas de produção que me fez sempre optar pelo pacotes oficias da Oracle em servidores linux.

http://www.hardware.com.br/noticias/2011-08/java-licenca-linux.html

[quote=labavel]Um breve comunicado da Oracle ontem afirmou que suspendeu a “Operating System Distributor License for Java” (DLJ), que foi criada pela Sun, em 2006.

Eu sempre achei o OpenJDK muito lento e bugado em aplicações criticas de produção que me fez sempre optar pelo pacotes oficias da Oracle em servidores linux.

http://www.hardware.com.br/noticias/2011-08/java-licenca-linux.html[/quote]

O open jdk realmente estava muito fraco, mas agora além dele estar bastante evoluído é hoje a implementação de referência para o java 7, acredito que com isso haverá um maior incentivo para o openjdk pelo menos entre as distribuições linux ( que na minha opinião já acontecia, esse pronunciamento veio para tornar oficial algo que já vinha acontecendo pelo menos em boa partes das distribuições).
Veja bem o que acontece é que ele não vem como padrão na instalação, mas nada impede que vc possa baixar e instalar normalmente, se você for usuário de linux a grande maioria das distribuições já fazem isso, ou seja já usa o open jdk ao invés da Oracle.

De certo modo isso foi muito bom, já que dá um incentivo maior ao uso do open jdk.

Alguém usa OpenJDK em produção para dizer qual a real situação?

Corram para as moontaanhas!

• hahaha, eu sempre quis dizer isso aqui no guj.

Assim como o Windows não vem o JDK instalado por padrão.

Por que as notícias do GUJ andam com o nível tão baixo?

^ notícia é notícia e essa é uma.
Por que não informar sobre isso mesmo que o impacto seja baixo?

[quote=Mr_Arthur]^ notícia é notícia e essa é uma.
Por que não informar sobre isso mesmo que o impacto seja baixo?[/quote]
Concordo plenamente, o labavel fez bem em enviar a notícia e cabe a cada um decidir o impacto dessa notícia.

Eu já esperava isso. Até o mono tá rodando melhor que o openjdk em linux. Aquela conversa de openjdk referência de projetos de máquinas virtuais, pura conversa fiada. rsrsrsrs

Alguém já testou o OpenJDK7 pra ver como é que está?

Eu não baixei. Mas nem pretendo usar já que a oracle investe no dela. É preferível usar o oracle mesmo.

Isso aí… vamos que vamos :smiley:

[quote=otaviojava][quote=Mr_Arthur]^ notícia é notícia e essa é uma.
Concordo plenamente, o labavel fez bem em enviar a notícia e cabe a cada um decidir o impacto dessa notícia.
[/quote]

O problema desta notícia, e que eu acho que o Schuenemann tentou falar, é o titulo( Só nos resta o OpenJDK), como se de hoje em diante fosse proibido instalar o jdk no linux.

Simplesmente não virá mais pré-instalado nas distros, e tambem não estará nos repósitorios, pelo que a noticia fala, PONTO.

Windows vem com JDK? ou JRE? Não, tu vai no site da Oracle e baixa. Mesma coisa no linux agora. Pra mim não fede nem cheira, pois sempre fiz o download do jdk no site da sun/oracle e sempre instalei manualmente!

[quote=fredferrao][quote=otaviojava][quote=Mr_Arthur]^ notícia é notícia e essa é uma.
[/quote]

O problema desta notícia, e que eu acho que o Schuenemann tentou falar, é o titulo( Só nos resta o OpenJDK), como se de hoje em diante fosse proibido instalar o jdk no linux.

Simplesmente não virá mais pré-instalado nas distros, e tambem não estará nos repósitorios, pelo que a noticia fala, PONTO.

Windows vem com JDK? ou JRE? Não, tu vai no site da Oracle e baixa. Mesma coisa no linux agora. Pra mim não fede nem cheira, pois sempre fiz o download do jdk no site da sun/oracle e sempre instalei manualmente![/quote]

o que deu a entender é que não existirá mais esforços no openJDK. Procede? O único problema que vejo é esse.

[quote=juliocbq][quote=fredferrao]

Windows vem com JDK? ou JRE? Não, tu vai no site da Oracle e baixa. Mesma coisa no linux agora. Pra mim não fede nem cheira, pois sempre fiz o download do jdk no site da sun/oracle e sempre instalei manualmente![/quote]

o que deu a entender é que não existirá mais esforços no openJDK. Procede? O único problema que vejo é esse.[/quote]

Pra mim, é o inverso. Se o OpenJDK passou a ser a implementação de referência e vem recebendo merge tanto do JDK oficial quanto do jRockit, a tendência é que ele evolua rápido. Daí minha curiosidade de testar a versão 7 dele.

[quote=fredferrao]

Exatamente isso, nada mudou pra quem desenvolve.

Problema de interpretação de texto ou pegação no pé da Oracle mesmo (pq é empresa do capeta).

[]s

[quote=marcosalex][quote=juliocbq][quote=fredferrao]

o que deu a entender é que não existirá mais esforços no openJDK. Procede? O único problema que vejo é esse.[/quote]

Pra mim, é o inverso. Se o OpenJDK passou a ser a implementação de referência e vem recebendo merge tanto do JDK oficial quanto do jRockit, a tendência é que ele evolua rápido. Daí minha curiosidade de testar a versão 7 dele.[/quote]

Passou a ser mas está desfalcado, péssimo de uso, isso é um fato. Não sei se o openjdk vai para frente não. Vamos ver.

Pessoal, o que a Oracle quis fazer elegendo o OpenJDK como a implementação de referência do Java 7 foi deixar para a comunidade uma implementação, lenta, cheia de bugs que um dia evoluirá. “Um dia”, logo, quem precisa de algo sólido para hoje, terá que usar a JDK non-open da Oracle. Isso foi uma super sacada para o bussiness da Oracle, atendendo a demanda da comunidade e ao mesmo tempo fortalecendo seu modelo de negócio.

Não vão no meu bico, essa é uma leitura que faço desta situação.

[quote=moscoso.dev]Alguém usa OpenJDK em produção para dizer qual a real situação?

[/quote]

nao, e nem pretendo usar

a real situacao?: ateh onde acompanhei estava cheio de problemas … o que justifica o que disse assima, java 7 perto dos servidores aqui, nem f*

[quote=juliocbq][quote=marcosalex][quote=juliocbq]

Pra mim, é o inverso. Se o OpenJDK passou a ser a implementação de referência e vem recebendo merge tanto do JDK oficial quanto do jRockit, a tendência é que ele evolua rápido. Daí minha curiosidade de testar a versão 7 dele.[/quote]

Passou a ser mas está desfalcado, péssimo de uso, isso é um fato. Não sei se o openjdk vai para frente não. Vamos ver.[/quote]

Mas isso é o OpenJDK7 ou o 6? Até agora quem eu vi reclamando dele, referia-se ao 6, que não recebeu os merges do jRockit nem do JDK oficial e não vem sendo trabalhado. O que tiver de falar dele, tem de ser da última versão.

Corrigindo, non-free, da Oracle. O JDK é aberto, sob a licença CDDL. Só não é considerado livre pelos critérios da FSF.

[quote=balrog][quote=moscoso.dev]Alguém usa OpenJDK em produção para dizer qual a real situação?

[/quote]

nao, e nem pretendo usar

a real situacao?: ateh onde acompanhei estava cheio de problemas … o que justifica o que disse assima, java 7 perto dos servidores aqui, nem f*[/quote]

Opa, valeu pela informação. Vou fazer o mesmo aqui.