Oracle promete Java com efeitos 3D e código aberto

Fonte: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/09/21/oracle-promete-java-com-efeitos-3d-e-codigo-aberto/

Se cumprirem será muito bom… :slight_smile:

Só lamento o abandono da Oracle com relação a JAVAFX Scripting APIs para o Java. Sinceramente, gastamos um certo tempo para dominar a tecnologia e agora eles simplesmente mudaram, quer dizer, largaram o projeto do JAVAFX Scripting language, que por sinal é tranquila, mas é uma pena.

Só quero ver como vai ficar o suporte ao bind do JavaFX Scripting prometido para a nova API do Java 7… medo :smiley:

[quote=alexrosa]Só lamento o abandono da Oracle com relação a JAVAFX Scripting APIs para o Java. Sinceramente, gastamos um certo tempo para dominar a tecnologia e agora eles simplesmente mudaram, quer dizer, largaram o projeto do JAVAFX Scripting language, que por sinal é tranquila, mas é uma pena.

Só quero ver como vai ficar o suporte ao bind do JavaFX Scripting prometido para a nova API do Java 7… medo :smiley:
[/quote]

Cara, nesse ponto eu descordo de você, quando lançaram o JavaFX todo mundo já sabia que era algo morto, pois veio tarde demais sem apresentar algo de novo. Como ele não “pegou”, pq não reestrutura-lo para fazer com que tenha valido a pena desenvolve-lo?

Quanto ao estudo, paciência. É esse o preço que se paga as vezes por estudar uma tecnologia nova.

Sem dúvida, código aberto em 3D é a nova tendência!

Todo mundo precisa de efeitos 3D em suas aplicações…

Todo mundo precisa de efeitos 3D em suas aplicações…[/quote]

Não em minhas aplicações servidoras. Aplicações com GUI, não lembro a ultima aplicação que era Java, faz muito tempo.

Uia!!! É esperar pra ver. :smiley:

Como diria o Silvio: Eu soh acredito VENDO !

Parece notícia para acalmar o ânimo dos CEOS cliente da Oracle. Pelo menos até eles lançarem alguma outra solução mágica q irá substituir o Java … e não será opensource. Espero estar enganado e que realmente eles cumpram com a palavra.

[quote=deniswsrosa][quote=alexrosa]Só lamento o abandono da Oracle com relação a JAVAFX Scripting APIs para o Java. Sinceramente, gastamos um certo tempo para dominar a tecnologia e agora eles simplesmente mudaram, quer dizer, largaram o projeto do JAVAFX Scripting language, que por sinal é tranquila, mas é uma pena.

[/quote]

Cara, nesse ponto eu descordo de você, quando lançaram o JavaFX todo mundo já sabia que era algo morto, pois veio tarde demais sem apresentar algo de novo. Como ele não “pegou”, pq não reestrutura-lo para fazer com que tenha valido a pena desenvolve-lo?

Quanto ao estudo, paciência. É esse o preço que se paga as vezes por estudar uma tecnologia nova.[/quote]

A nova apresentação, se for mesmo implementada todas aquelas coisas, mostra que JavaFX está muito poderoso nos labs da Oracle:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UXSmJYFrulY[/youtube]

Muito legal o vídeo. :smiley:

Gostei.

Pelo menos, parece que souberam vender o peixe.
Só falta saber se o peixe vai ser fresco ou se os olhos já vão ter secado quando ficar pronto :smiley:

[]´s

É agora é só esperar para vermos o que realmente vai dar
porque a gente sabe o que eles falam mas não sabemos o que eles pensam!!

Mais java por rodam em VM não seria muito lenta para aplicações 3D???

Seria legal poder converter .Jar em .EXE, ai você faz um .JAR, converte para .EXE em linux, windows, mac, etc. E você pode escolher entre multiplataforma ou velocidade.

[quote=DarthVictor]Mais java por rodam em VM não seria muito lenta para aplicações 3D???

Seria legal poder converter .Jar em .EXE, ai você faz um .JAR, converte para .EXE em linux, windows, mac, etc. E você pode escolher entre multiplataforma ou velocidade.[/quote]

Isso não roda em vm não. Quem faz esse trabalho é opengl ou direct3d, que são escritas em c e c++ respectivamente. Java fx é só um mapeamento para elas.

Só citando um detalhe em relação ao vídeo. A oracle possui um sistema operacional próprio e está usando windows 7!?

O gargalo das aplicações 3D geralmente está na GPU, não na CPU. Por isso dá tanta diferença quando você compra uma placa de vídeo nova nos seus jogos.

Como o código Java roda na CPU, ele dificilmente será um problema, exceto talvez em jogos de estratégia. Ainda assim, é muito provável que o gargalo não esteja na velocidade da execução do código e sim, nos algoritmos de IA escolhidos e no gerenciamento do disco.

Todo mundo precisa de efeitos 3D em suas aplicações…[/quote]

Não em minhas aplicações servidoras. Aplicações com GUI, não lembro a ultima aplicação que era Java, faz muito tempo.[/quote]

Acho que não user sarcasmo suficiente =)

O gargalo das aplicações 3D geralmente está na GPU, não na CPU. Por isso dá tanta diferença quando você compra uma placa de vídeo nova nos seus jogos.

Como o código Java roda na CPU, ele dificilmente será um problema, exceto talvez em jogos de estratégia. Ainda assim, é muito provável que o gargalo não esteja na velocidade da execução do código e sim, nos algoritmos de IA escolhidos e no gerenciamento do disco.[/quote]

Máquinas modernas tornam possível paralelizar o processamento de código de cpu com gpu, não necessáriamente precisa ser de recursos gráficos.

Sim, no caso de jogos é comum jogar a física para a GPU também. Alguns cálculos matemáticos também rodam bem em GPUs, como é o caso de calculos meteorológicos.
Agora, geralmente, se a aplicação necessita de uma GPU, é muito provável que a GPU seja o gargalo e não a CPU.

Até porque, se fosse o contrário, incluir uma GPU não faria muita diferença.

Sim, no caso de jogos é comum jogar a física para a GPU também. Alguns cálculos matemáticos também rodam bem em GPUs, como é o caso de calculos meteorológicos.
Agora, geralmente, se a aplicação necessita de uma GPU, é muito provável que a GPU seja o gargalo e não a CPU.

Até porque, se fosse o contrário, incluir uma GPU não faria muita diferença.[/quote]
Claro, foi só um comentário. Para gpu é melhor tratar de computação gráfica mesmo, do que jogar trabalho “simples” para ela fazer.

Eu estava discutindo isso com um amigo, que mudou o ubuntu para win7 porque os unixs ainda não te permitem usar isso.