Oracle Lança Java SE 6 Update 25

A Oracle lançou o Java SE 6 Update 25 (6u25), esta atualização não contém atualizações de segurança para o runtime do Java, mas incluirá a plataforma de suporte mais amplo, com SP1 e Windows 7, Windows 2008 R2 com SP1, o Oracle Linux 6 e Oracle Solaris 11 Express 2.010.11 também foram adicionados à lista de suporte. Também são suportados pela atualização o Internet Explorer 8, Firefox 4, o Google Chrome 10 e VirtualBox 4.

fonte: http://aljug.blogspot.com/2011/05/oracle-lanca-java-se-6-update-25.html

Baixando :slight_smile:

Baixei jah! :smiley:

Oi,

Alguém pode me dizer o que significa isso:

“Embora a fonte do Java esteja licenciada sob a GPLv2, as versões binárias pré-construídas da Oracle estão sob uma licença proprietária.”

?!?!?! Será que existe uma versão paga?

Tchauzin!

Jovens,

Aguardem a versão 7, pois segundo minhas fontes uma revolução está para acontecer.

abs,

[quote=lina]Oi,

Alguém pode me dizer o que significa isso:

“Embora a fonte do Java esteja licenciada sob a GPLv2, as versões binárias pré-construídas da Oracle estão sob uma licença proprietária.”

Tchauzin![/quote]

Isso quer dizer que a “Oracle JVM” possui licença proprietária. A jvm opensource vem junto com o “OpenJDK”. OpenJDK não tem as bibliotecas da Oracle(sun) como alguns codecs(base64, jpeg etc…). Até hoje não consegui me acostumar com o openjdk por causa disso.

Sem contar que existe um jogo complicado por detras dessas licenças que já renderam boas discussões aqui no guj.

[quote=lina]Oi,

[/quote]

A Oracle comprou a BEA, que vendia a JDK JRockit, logo acho que ela está preparando um produto semelhante.

[quote=boaglio][quote=lina]Oi,

[/quote]

A Oracle comprou a BEA, que vendia a JDK JRockit, logo acho que ela está preparando um produto semelhante.
[/quote]

JRockit vai se fundir com a Oracle vm. O que é fechado são as classes desenvolvidas por ela, tanto é que não podem estar presentes no OpenJDK.

[quote=Kanin Dragon]Jovens,

Aguardem a versão 7, pois segundo minhas fontes uma revolução está para acontecer.

abs,[/quote]

Opa!
Poderia oferecer mais informações?
Que eu saiba será lançada no início do segundo semestre, correto?

Agora me deixou MUITO curioso, libera a informação aeee! rsrs

[quote=Tchello][quote=Kanin Dragon]Jovens,

abs,[/quote]

Opa!
Poderia oferecer mais informações?
Que eu saiba será lançada no início do segundo semestre, correto?

Agora me deixou MUITO curioso, libera a informação aeee! rsrs[/quote]

Tb fiquei curioso em saber qls revoluções sao essas! :smiley:
Libera alguma informação haha

Abraços

[quote=juliocbq][quote=boaglio][quote=lina]Oi,

[/quote]

[/quote]

JRockit vai se fundir com a Oracle vm. O que é fechado são as classes desenvolvidas por ela, tanto é que não podem estar presentes no OpenJDK.[/quote]

Oi,

HumMmMmM Interessante! Ainda bem que a Sun antes de ser comprada pela Oracle tornou a licença do Java GPL né?

Tchauzin!

O que achei interessante nesse update 25 é a nova opção da JVM -XX:+TieredCompilation (deve ser usada com -server).

A idéia é que ele compile o código inicialmente como se fosse -client, mas conforme as estatísticas de uso vão sendo colhidas, o código é recompilado como se fosse -server.

[quote=lina][quote=juliocbq][quote=boaglio][quote=lina]Oi,

[/quote]

[/quote]

JRockit vai se fundir com a Oracle vm. O que é fechado são as classes desenvolvidas por ela, tanto é que não podem estar presentes no OpenJDK.[/quote]

Oi,

HumMmMmM Interessante! Ainda bem que a Sun antes de ser comprada pela Oracle tornou a licença do Java GPL né?

Tchauzin![/quote]

Oi,

tornou mais ou menos. Existe uma restrição que a empresa pode impor no campo de atuação das outras vms por meio da licença do kit de compatibilidade. Por exemplo a caso da apache em que o harmony não pode ser utilizado em plataformas móveis. A licença do kit impunha essa restrição.

Ai gente por isso eu corre e grito a Oracle é uma empresa fantastica! sem eles E=MC2 nunca existiria.

Quem tem curiosidade sobre o Java 7, ele está na fase de estabilização e correção de bugs, todos os recursos já foram implementados, dá pra acompanhar o beta:
http://jdk7.java.net/preview/

E o Netbeans 7 já suporta os novos recursos.

Sobre as VMs, a Oracle tinha 4:

1 - A OpenJDK, com código gratuito, abert o e livre (GPLv2)
2 - A VM oficial da Sun, com alguns codecs proprietários e algumas implementações não livres, mas performátias e uma licença gratuita, aberta (CDDL) mas não livre
3 - A JRockit gratuita, mas se não me engano com código fechado
4 - A JRockit comercial, mais rápida de todas, com mais ferramentas

A Oracle está trazendo recursos da JRockit pro OpenJDK, que vai continuar Open. Especula-se que as VMs gratuitas vão se fundir e ficarem com uma licença livre, e a VM proprietária deve ficar pras empresa que precisem de recursos sofisticados e suporte, no esquema que era o MySQL com a Sun ou com a MySQL AB.

Mas não achei no site da Oracle referência à JRockit comercial, não sei o que virou. A JRockit gratuita já testei antes, tem alguns recursos de monitoramente melhores que o da Sun, em alguns casos dizem ser mais rápida, mas não percebi diferença no dia a dia.

[quote=marcosalex]Quem tem curiosidade sobre o Java 7, ele está na fase de estabilização e correção de bugs, todos os recursos já foram implementados, dá pra acompanhar o beta:
http://jdk7.java.net/preview/

E o Netbeans 7 já suporta os novos recursos.

Sobre as VMs, a Oracle tinha 4:

1 - A OpenJDK, com código gratuito, abert o e livre (GPLv2)
2 - A VM oficial da Sun, com alguns codecs proprietários e algumas implementações não livres, mas performátias e uma licença gratuita, aberta (CDDL) mas não livre
3 - A JRockit gratuita, mas se não me engano com código fechado
4 - A JRockit comercial, mais rápida de todas, com mais ferramentas

A Oracle está trazendo recursos da JRockit pro OpenJDK, que vai continuar Open. Especula-se que as VMs gratuitas vão se fundir e ficarem com uma licença livre, e a VM proprietária deve ficar pras empresa que precisem de recursos sofisticados e suporte, no esquema que era o MySQL com a Sun ou com a MySQL AB.

Mas não achei no site da Oracle referência à JRockit comercial, não sei o que virou. A JRockit gratuita já testei antes, tem alguns recursos de monitoramente melhores que o da Sun, em alguns casos dizem ser mais rápida, mas não percebi diferença no dia a dia.[/quote]

tomara que ocorra a fusão