Oracle JDeveloper 10g agora gratuito!

Oracle to offer JDeveloper tool for free

Oracle at the JavaOne conference in San Francisco next week will announce intentions to offer its JDeveloper 10g Java developer tool for free.

The tool, which has been priced at $995 per developer seat, will be available free of charge on June 28. Future releases will also be free.

http://www.infoworld.com/article/05/06/22/HNoraclejdeveloperfree_1.html

Os produtos Oracle sempre puderam ser baixados e testados, além de poderem servir para fins educacionais (aprendizados da tecnologia/produto).

Agora, o JDev 10g grátis? Eles devem querer combater o NetBeans e o Eclipse.

ae
http://www.oracle.com/technology/products/jdev/101/index.html

Lendo o resto do artigo, dá para entender que o alvo dela é a SAP (Netweaver), não o Eclipse (IBM WSAD) ou o Netbeans (Sun Java Studio Creator / Enterprise Studio). Será mesmo?

Nesse mesmo artigo:

Oracle at the show also will announce it is joining the Apache MyFaces project as a core contributor. MyFaces is a free open source implementation of JSF.

Ou seja, se você não queria usar o JSF por algum motivo, agora é o seu chefe que vai insistir “gentilmente” para você usar o JSF e o framework da Oracle para você fazer as suas aplicações - ele deve ter visto também aquela apresentação da Oracle.

Pois é, lí o artigo e sentí o mesmo. Eles dão um produto que ajuda a agregar outro (caro) que eles vendem.

O fato é que a Oracle não dá ponto sem nó.

eu acho que a oracle devia continuar fazendo banco de dados que é o que ela faz bem, pq as ferramentas java dela são terriveis :frowning: :thumbdown:

Eu achei o JDeveloper 10 até interessante, dei uma testada nele mas não usava porque era só pra fins não comerciais. Quando eles liberarem eu vou dar uma olhada :mrgreen:

Eu acho o JDev 10g (ou o 9i) bem completos e bons, principalmente se o foco da sua empresa é a plataforma Oracle. Porém são um pouco pesados.

Mas acho o Eclipse, pelo menos no editor de códigos, mais produtivo. Ainda mais que não utilizamos a plataforma Oracle aqui, apenas o seu BD.

Pouco pesado é o Eclipse. O JDev é muito pesado. Tentei usar em P4 2.2ghz com 512MB e foi impraticável.

Pra quem tem alguma experiência nele, que tipo de vantagem se pode tirar usando JDev em ambientes baseados na plataforma Oracle?

i++;

Não sou o mais indicado a falar, pq nunca tirei proveito disso, mas eles tem o tal de BC4J (Business Components for Java), ADF (Application Development Framework), UIX (para UI), além do arrasta e solta entra tabelas e procedures, para gerar modelos e código Javae web services.

Trabalhei com o JDev (uma versão bem antiga), e como já disseram, é mto lento e impraticável.
O projeto usava esse BC4J - (Bozo Components for Java).
Apesar de todos os problemas do JDev, ele facilitava mto na hora de trabalhar com o BC4J (ele cria classes, XML’s, etc…).
O resto a gente desenvolvia no Eclipse mesmo.

Minha máquina é um Sempron 1.49 GHz com 256MB RAM e roda o Oracle JDeveloper 10g sem problemas. Não sei porque falam que ele é pesado.

Legal…
Testei uma versão do JDev acho que foi o 9i Achei até interessante com uns recursos legais mas deixei de lado por não permitir uso comercial.
Mas agora a coisa tá começando a ficar interessante.
Eu rodei em um duron 1.6 Ghz com 256 e não tive problema nenhum. Claro que achei achei um pouco mais lento que o NetBeans e o Eclipse mas dizer que é impraticável é exagero.
De uma coisa eu sei. Os desenvolvedores Java cada dias mais possuem ferramentas livres totalmete produtivas e de qualidade.
só o Java Tem he he he

O Jdev tá longe de ser livre. :wink:

O jDev 10g é muito mais leve que o Eclipse! Não tem nem comparação! Eu tenho o Eclipse + IBM WTP, e sinto uma significativa diferença entre ele e o jDev 10g(em questão de desempenho).

Oracle JDeveloper 11g e gratis so tem que fazer um cadastro no site e baixar para uso usei em um celeron 2.6 | 512 roudou muito, bem pelo menos não tenho que ficar baixando plugins, alem de outras vantagens, e a sun comprou o mysql e netbeans, e que comprou a sun ?

Mesmo assim o JDeveloper é beeemmm mais pesado…

vi as demos e num vi nada além do que ja existe no netbeans.

[quote=osbornehell]Oracle JDeveloper 11g e gratis so tem que fazer um cadastro no site e baixar para uso usei em um celeron 2.6 | 512 roudou muito, bem pelo menos não tenho que ficar baixando plugins, alem de outras vantagens, e a sun comprou o mysql e netbeans, e que comprou a sun ?

[/quote]