Oracle e IBM anunciam que trabalharão juntas no OpenJDK

Oracle e IBM anunciam que a IBM está juntando-se ao projeto OpenJDK.

Os principais objetivos anunciados são:

• Fortalecer o OpenJDK
  • Fortalecer o JCP.
  • Acelerar o desenvolvimento do Java 7 e 8

Com isso a IBM deixa de contribuir para o Apache Harmony, mas continuará envolvida em outros projeto da Apache.

Fonte: http://blogs.sun.com/mr/entry/ibm_to_join_openjdk

[color=darkblue]Edit (davidbuzatto):[/color]
Pessoal, além do Gessé, vários outros usuários postaram a notícia.
A notícia do Gessé foi aprovada pois foi ele que postou primeiro.
Acho que todos contribuiram com suas impressões, sendo assim, segue o que cada um postou.

[quote=MiguelCP]Oracle e IBM anunciaram hoje em conjunto que a IBM vai colaborar com a comunidade OpenJDK para desenvolver a plataforma Java, a partir do roteiro recentemente revisto para JDK 7.

Durante a conferência de imprensa que acompanha Hasan Rizvi, vice-presidente sênior da Oracle, afirmou que a IBM e a Oracle estão procurando, em conjunto, “acelerar o ritmo de evolução da Plataforma Java”. Além disso, a IBM e a Oracle vão trabalhar juntos para continuar a reforçar a JCP, que continuará a ser o corpo primários de padrões para o trabalho nas especificações Java.

http://aljug.blogspot.com/2010/10/oracle-e-ibm-juntos-no-projeto-jdk-7.html[/quote]

[quote=Adelar]A IBM irá começar a trabalhar no OpenJDK junto com a Oracle, iniciando pelo JDK 7.

Mais detalhes no link http://blogs.sun.com/mr/entry/ibm_to_join_openjdk
Vem coisa boa aí[/quote]

[quote=ignacioalex]Engenheiros da IBM trabalharão na implementação do OpenJDK juntamente com a Oracle:

http://www.oracle.com/us/corporate/press/176988
http://blogs.sun.com/mr/entry/ibm_to_join_openjdk

Reforços para o JDK 7 e 8? Pelo menos uma notícia boa! Espero que cheguem a tempo e com qualidade.

A propaganda que estão fazendo é que também vão fortalecer o JCP durante o processo.[/quote]

Muito Bom, gosto de programar em Java, quero vê-lo cada vêz mas forte nas mãos da Oracle.

Muito legal. Uma parceria de peso, tomara que gere bons frutos.

Quem diria… IBM e Oracle remando o mesmo barco. Juro que eu não esperava por isso.

E a Apache? Será que veremos em um futuro próxima a Apache no OpenJDK? Pelo que lembro o Harmony surgiu por causa do velho assunto do TCK e por causa da GPL, causando uma série de atritos entre a ASF e a Sun. A Oracle sempre teve uma boa amizade com a ASF, será que agora vão entrar em um acordo ou a Apache continuará a saga?

Não sei se os colegas já sabem, mas o garbage colector G1 do Java 7 já está presente no java 6 desde a versão 21.
Digo isso porque esta era uma das melhorias que mais esperava, justamente por permitir compressão de ponteiros em plataforma 64 bits.

Abraços

Legal saber sobre a ‘aceleração’ do Java 7 e Java 8.

Uma boa mudança, já que todo mundo reclamava que a Sun centralizava demais as decisões sobre o rumo da plataforma, a Oracle está dividindo o trabalho.

Os profetas do caos é que devem estar preocupados e decidindo se já podem descer da montanha… :lol:

Para mim a IBM sempre foi contra a Sun (SWT x Swing, Eclipse x Netbeans), se a IBM trabalhar junto com a Oracle a comunidade Java só tem a ganhar.

Realmente uma notícia animadora. Vamos acompanhar o desenrolar.

foi uma surpresa… uma grande e otima surpresa… vamos ver se isso acelera as coisas…

Meio off topic, mas outro sinal de colaboração das duas empresas, um recurso do Data Pilot do Open Office foi redesenhado em colaboração com a equipe do Lotus Symphony (o fork do OpenOffice da IBM)

http://blogs.sun.com/GullFOSS/entry/behind_the_scenes_datapilot_improvements

Uma coisa que ninguém ainda comentou aqui foram as implicações para o Android. A IBM estava investindo no Apache Harmony que é a base da API do Android. Agora com a debandada da IBM apra o OpenJDK só vai ter o próprio Apache e talvez o Google. Para quem quiser ver algumas repercussões pode ver aqui e aqui.

O usuário android que frequenta o forum deve estar muito ocupado tentando hackear seu device ou procurando alguma coisa que preste no market. :twisted:

Muito bom mesmo, espero que Elas deixem de lado algumas “desavenças comerciais” e trabalhem juntas a favor do fortalecimento da JCP.
Seria muito interessante ver como essas gigantes iriam resolver os problemas existentes.

O usuário android que frequenta o forum deve estar muito ocupado tentando hackear seu device ou procurando alguma coisa que preste no market. :twisted: [/quote]

Vc não se cansa de fazer troll hein?
Ao menos ficou feliz em defender seu iPhone?
Se sim,conseguiu seu dia, e se não tem nada a contribuir, não seria legal postar…

Eu achei esquisito. Se estivesse trabahando no jdk7 faria algum sentido, mas no “OpenJDK”?? A não ser que venha por ae outro unix com vm embarcada.

Legal, isso será muito importante para o java, bom espero q de bons frutos.
ABS

O usuário android que frequenta o forum deve estar muito ocupado tentando hackear seu device ou procurando alguma coisa que preste no market. :twisted: [/quote]

Engraçado que quando o Android Market permitiu apps pagos no Brasil você sumiu, por que será? :roll: Não era esse o grande problema do Android? :lol: :lol:

Falar nisso, ele continua crescendo muito mais rápido que seu iOS. hehehehe

Engraçado que quando o Android Market permitiu apps pagos no Brasil você sumiu, por que será? :roll: Não era esse o grande problema do Android? :lol: :lol:

Falar nisso, ele continua crescendo muito mais rápido que seu iOS. hehehehe
[/quote]

:shock: :shock: :lol:
Nussa, to tão desligado que nem tinha visto os apps pagos no market :shock: :shock: :lol:
hehe faz dias que não entro la, basicamente ja tenho tudo que preciso.

Sobre o tópico, para não desvirtuar muito, realmente os profetas dos CAOS, estão cada vez mais QUEBRANDO A CARA, com relação ao futuro do java.
Porque tudo que vi até agora, o que falaram no JavaOne tambem, é só sobre investimentos e melhorias na plataforma, datas para o JDK7, que antes era apenas uma nuvem negra no limbo, reformulação do JavaFX, etc. Ao contrario dos profetas.

Sobre iPhone, o meu ficou bem mais maneiro depois que fiz o dual boot com android.
Estava doido para usar android e não ter que comprar um celular…o meu virou um iDroid