"SÃO PAULO " A Oracle decidiu terminar com o projeto Kenai, elaborado pela Sun, como uma das medidas para “organizar a casa” após a recente aquisição da empresa.
A versão beta do serviço colaborativo, lançada em setembro de 2008, tinha o objetivo de promover a produção de software livre, além de hospedar projetos de JRuby e Rails integrados ao Netbeans 6.7.
“A ação foi tomada para garantir as melhores soluções de hospedagem de soluções para clientes em um único local. Minimizar o numero de sites de projetos é um bom começo nessa direção”, aponta um comunicado no site oficial do Kenai.
O arquiteto chefe da Oracle, Ted Farrell, afirmou que a ideia é boa, mas que não acha que ela está funcionando como deveria. O novo objetivo consiste em fechar a versão pública do projeto e utilizá-lo apenas em projetos internos. Talvez, após algum tempo, uma nova avaliação deverá mostrar se o Kenai estará pronto para voltar aos desenvolvedores externos."
Na realidade, eu não ficaria assustado se visse este projeto ressurgir com outro nome. Quem sabe a Oracle não proporciona algum serviço pago para os usuários do Netbeans que queiram colaborar entre si, algo no estilo GitHub. Seria interessantíssimo.
só pra lembrar, pago != ruim. Vide modelos como GitHub por exemplo.
Eu sou novato em Java e por isso o contato que eu tive com Kenai foi bem básico mas muito útil para o desenvolvimento de aplicação na faculdade. Facilitou muito principalmente por já ser integrado ao NetBeans. Existe alguma ferramenta parecida? Freware?
Pergunto isso, porque estou com medo do Kenai parar de funfar e eu não ter uma opção para repositório como ele. Na verdade estou até puto por não terem apostado no projeto. Eu achava fantástico(respeitando meu grau de conhecimento que é quase zero e deve ter outras opções melhores).
Eu sou novato em Java e por isso o contato que eu tive com Kenai foi bem básico mas muito útil para o desenvolvimento de aplicação na faculdade. Facilitou muito principalmente por já ser integrado ao NetBeans. Existe alguma ferramenta parecida? Freware?
Pergunto isso, porque estou com medo do Kenai parar de funfar e eu não ter uma opção para repositório como ele. Na verdade estou até puto por não terem apostado no projeto. Eu achava fantástico(respeitando meu grau de conhecimento que é quase zero e deve ter outras opções melhores).[/quote]
Bom, www.kenai.com está fora do ar. Talvez eles mandem um email para quem tem projetos lá para dar um acesso alternativo, para remover os arquivos hospedados lá.
entanglement e evandro.santos brigado pelas dicas.
Me perdoem a “inginoransia”, quando se pensa em controle de versões utilizando o NetBeans, qual o melhor para uma pessoa iniciante como eu, o Marcurial ou Subversion?
Ué, qual o problema de hospedar em outro lugar? Eu nunca acessei muito o Kenai, acho que não vai fazer tanta falta assim.[/quote]
Eu também. NetBeans também… Tem gente apostando que o NetBeans vai cair, mas eu tenho minhas dúvidas.
Eu acho que o Kenai é sem duvida bem legal, facil de usar, um pouco mais web. 20… uma evolução em relação ao java.net em vários sentidos.
Mas, vale lembrar que hoje, as comunidades do Kenai não estão necessariamente ao redor do Java.O Kenai é mais ambicioso e tem como publico alvo professores da rede de ensino fundamental, etc… comunidades de artigos etc. Enquanto o java.net é focado nos projetos Java com importantes e grandes comunidades importantes como o OpenJDK.
Por isto, acredito que a Oracle esteja indicando que vai focar na comunidade Java, assim como sinalizou para o NetBeans… que não deve receber muito investimento para o suporte a outras linguagens.
Sendo assim, é possível que o back-end do java.net seja melhorado, substituido pelo Kenai futuramente… ou o Kenai apareca de outra forma, com outro nome, como o colega já mencionou antes.
Pq limitar o Netbeans somente ao Java? Ele está ficando tão bom no suporte a outras linguagens, está melhorando tanto…
Bola fora da Oracle é tirar o Kenai assim do ar, sem amis nem menos, sem oferecer (ao menos, não foi tão anunciado) uma alternativa a um projeto promissor.
Poxa. Ao menos poderiam liberar o código do Kenai. Eles praticamente arrancaram uma das novas pernas do Netbeans para projetos opensource.
O que vão fazer agora? Desmantelar o Netbeans pra favorecer aquele monstrengo chamado JDeveloper?
Sinceramente. A Sun se preocupava com a comunidade Java. A Oracle vai olhar muito mais para como lucrar,nao importa quem venha a prejudicar…
Começo a achar os defensores do Mysql não tão paranóicos assim…
[quote=josenaldo]Pq limitar o Netbeans somente ao Java? Ele está ficando tão bom no suporte a outras linguagens, está melhorando tanto…
Bola fora da Oracle é tirar o Kenai assim do ar, sem amis nem menos, sem oferecer (ao menos, não foi tão anunciado) uma alternativa a um projeto promissor.
Poxa. Ao menos poderiam liberar o código do Kenai. Eles praticamente arrancaram uma das novas pernas do Netbeans para projetos opensource.
O que vão fazer agora? Desmantelar o Netbeans pra favorecer aquele monstrengo chamado JDeveloper?
Sinceramente. A Sun se preocupava com a comunidade Java. A Oracle vai olhar muito mais para como lucrar,nao importa quem venha a prejudicar…
Começo a achar os defensores do Mysql não tão paranóicos assim…[/quote]
Acredito que paranóicos não seja o melhor adjetivo… Como você descreveria um cara (Michael Widenius - criador do MySQL), que vendeu sua criação por 1 Bilhão e depois solicita que outras pessoas assinem um manifesto solicitando que a Sun não seja vendida por conta do MySQL?
Voltando ao tópico, a grande vantagem do Kenai no NetBeans era a integração. Bate-papo, gerenciador de Issues, Forum e Controle de Versões, tudo dentro da mesma IDE. Quem sabe outra pessoa crie um plug-in assim para o Google code…
[quote=Ramon.Onix]A grande margem disso tudo só pode ser visando Lucro.
Tudo da ORaCLe é pago é igual Windows![/quote]
Por favor, não vem com essa lenda urbana de novo. A Oracle além de ter projetos abertos (Berkeley DB) contribuiu pra projetos livres (PHP, Eclipse, kernel do linux, …) e TODOS os produtos dela são gratuitos pra desenvolvedores.
O projeto Kenai não emplacou e estava dando prejuízo. A Oracle precisa se focar em algumas áreas primeiro pra depois estudar as outras e ver o que pode fazer. É normal que tenha alguns projetos cancelados ou congelados nessa transição.
E é normal o pânico dos desenvolvedores achando que o mundo vai acabar porque ‘alguém mexeu no meu queijo’.
[quote=marcosalex][quote=Ramon.Onix]A grande margem disso tudo só pode ser visando Lucro.
Tudo da ORaCLe é pago é igual Windows![/quote]
Por favor, não vem com essa lenda urbana de novo. A Oracle além de ter projetos abertos (Berkeley DB) contribuiu pra projetos livres (PHP, Eclipse, kernel do linux, …) e TODOS os produtos dela são gratuitos pra desenvolvedores.
O projeto Kenai não emplacou e estava dando prejuízo. A Oracle precisa se focar em algumas áreas primeiro pra depois estudar as outras e ver o que pode fazer. É normal que tenha alguns projetos cancelados ou congelados nessa transição.
E é normal o pânico dos desenvolvedores achando que o mundo vai acabar porque ‘alguém mexeu no meu queijo’.[/quote]
Ixiiii… é mesmo, tinha me esquecido do “Berkeley DB” e do Eclipse tbm…
Que vexa, mesmo assim congelar o Kenai é baixaria poh!
Então libera o cód. pq não? se tah dando preju…
[quote=josenaldo]Pq limitar o Netbeans somente ao Java? Ele está ficando tão bom no suporte a outras linguagens, está melhorando tanto…
[/quote]
Acho que a Oracle nao tem nada com isso, o netbeans funciona com plugins, qualquer maluco pode ir la e criar um plugin pra linguagem preferida dele, não?