ORACLE : Crise no JAVA Community Process (JCP)

[quote=mochuara][quote=chun]
Lisp tornou-se popular nos meados de 1970/1980 (concebida em 1953) , quando ruby nasce em 1993 , voce tem CERTEZA que Ruby está estagnado ?
[/quote]

Matz, Gosling, Rich Rickey, Guy Steele, Richard Stallman, Richard Gabriel, Paul Graham, Ola Bini, todos eles se dizem inspirados por Lisp, porque alguém deveria ignora-los e ao invés ouvir o chun? :lol:

Sim, estou empolgado com o fato que não precisamos mais nos contentar com uma imitação de Lisp para pessoas ordinárias, Clojure é Lisp de volta a cena.[/quote]

Me ouvir ? Claro que não , devemos ouvir você :slight_smile:

Afinal , você quer me dizer que a inspiração enche os bolsos das empresas ? Desde quando ouvir o Stallman é parametro para ser seguido ?

Quanta amargura nessa ultima frase hein? hehehe

[quote=mochuara][quote=juliocbq]
Não entendi a citação “medíocre”.[/quote]

Porque a despeito de todos os frameworks e literatura sobre patterns, programas OO ainda são muito complexos de se entender.[/quote]

Se a documentação do qt é complexa de se entender queria ver o fácil, esse sim deve ser o cúmulo da produtividade.

Essa nova tecnologia coruja dá pra ganhar dinheiro rápido dá? sobre JCP já me dou satisfeito, o MarcosAlex já explicou tudo.

Em 2010, com tantos frameworks consagrados, padroes bem definidos… lá vai a minha opinião:

A JCP não serve mais pra nada.

Só para atrasar as coisas, TALVEZ seja legal para os GRANDES PLAYERS , mas para o resto do mercado… está cada vez mais dificil aguardar 5 anos para ‘chamar o velho de novo’

Cada vez mais estou convicto disso.

Quanto ao JCP concordo que vem sendo mais um atraso do que qualquer coisa a maioria dos programadores java!

Quanto ao ruby…completamente compreensivel a queda do interesse ja que se popularizou graças a um framework inovador e as pessoas perceberam que da pra escrever o mesmo em linguagens nas quais possuem maior background

Quanto a produtividade tem mais base do framework e no modelo de edesenvolvimento que na linguagem por isso o ruby perdeu tanto o foco que tinha a pouco tempo e não brilha mais tanto, cedendo espaço pra linguagens como lisp por exemplo!

Minha opnião!

Provavelmente não, é tecnologia opensource.

Mas num mercado que depende de tecnologia de ponta, empresas (com pessoa juridica e modelo de negócio) podem usar Clojure como diferencial competitivo.

Mas opensource não dá dinheiro?

Pergunta isso para o presidente da canonical.

Bom amigos, eu sempre acompanho as discussões aqui do GUJ e desta vez resolvi contribuir…

Nos meus 12 anos de desenvolvimento eu cheguei as seguintes conclusões:

  1. A melhor e mais produtiva ferramenta é aquela que você melhor sabe usar e extrair o máximo dela possível;

  2. O mercado dita o que devemos aprender e não inverso( pelo menos isto vale para quem vive da profissão :smiley: :D);

  3. Não existe ferramenta perfeita, que faz tudo a perfeição e é salutar para manter um alto grau de empregabilidade quem consegue manter 2-3 linguagens e pelo menos uma de banco de dados, em nível profissional;

  4. Lidar com OpenSource trás tanto benefício financeiro, quanto lidar com tecnologia proprietária, depende do profissional e da empresa;

  5. Não existe linguagem ou ferramenta que pague melhor ou pior, existem vagas melhores e piores. Está ai a APInfo, para corroborar o que eu digo.


De qualquer maneira, eu acho que a Oracle cada vez mais vai investir no aperfeiçoamento do Java e sendo ele free continuará cada vez mais sendo utilizado.

Só não podemos esquecer que o Java não é e não será a tábua de salvação da humanidade.