Embora seja a aproximação das eleições para eleger novos membros do Comitê Executivo do Java Community Process (JCP), a situação dentro da organização para padronizar o Java, parece cada vez mais insustentável.
Desta vez, as vozes vêm de dentro do JCP.
Doug Lea, um “guru” do JAVA, e membro do comitê executivo do JCP acaba de deixar a sua posição, publicando uma carta aberta em que critica duramente a Oracle e sua governança no JCP. E mesmo simplesmente a credibilidade da empresa de Larry Ellison.
Outro membro da JCP, Stephen Colebourne, também membro da Fundação Apache, manteve sua oposição à nomeação pela Oracle, de Scott Shapiro, um programador Java certificado … na empresa especializada em cuidados médicos por imagem mamária “Hologic”.
Doug Lea diz : “A JCP não é mais um organismo de especificação e normalização credível.”
Ele disse que a JCP está rapidamente se tornando nada mais ou menos, a aprovação para as iniciativas da Oracle. A Oracle anunciou recentemente que iria apresentar a sua visão para o Java 7 e 8 para a comunidade “muito em breve”.
Doug Lea diz também que à uma outra questão espinhosa: o do projeto Harmony.
Ele acha, também, que a Oracle não vai oferecer testes de compatibilidade de licenças do Java para a Fundação Apache. Uma licença que iria validar o projeto Harmony como uma alternativa credível para o OpenJDK.
Fontes :
To: JCP Executive Committee Members
From: Doug Lea
Date: 22 October 2010
http://gee.cs.oswego.edu/dl/html/jcp22oct10.html
Stephen Colebourne’s Weblog :
http://www.jroller.com/scolebourne/entry/stacking_the_jcp_election
Traduzido do francês :
http://www.developpez.com/actu/22689/Crise-au-Java-Community-Process-des-voix-internes-a-l-organisme-s-elevent-pour-denoncer-les-pratiques-d-Oracle