ORA-12514: TNS:listener does not currently know of service requested in connect descriptor

Sou iniciante na parte de banco, e estou fazendo um trabalho na escola. Só que me ocorreu esse erro no Visual Studio e não consegui de jeito nenhum arrumá-lo.

Já fiz de tudo mas não deu certo. Gostaria que vocês me ajudassem. Tenho duvidas de que o erro possa está aqui:

string strConexao = "Data Source=(DESCRIPTION="
   + "(ADDRESS_LIST=(ADDRESS=(PROTOCOL=TCP)(HOST=localhost)(PORT=1521)))"
   + "(CONNECT_DATA=(SERVER=DEDICATED)(SERVICE_NAME=orcl)));"//ou orcl.informatica.itb
   + "User Id=sys; Password=123456";`

Como posso resolver esse problema (erro)?

Em algum momento você conseguiu conectar o banco por fora da sua aplicação, usando alguma ferramenta de administração como PL/SQL Developer ou SQL Developer da Oracle? Se conseguiu, conecte-se usando os mesmos parâmetros, do contrário não fique quebrando a cabeça na sua aplicação sem saber antes se a configuração está correta e se o Oracle client e Oracle server estão ok.

Então, tipo, eu uso sql developer da oracle. E já está tudo conectado, todas as tabelas criadas, senha correta, usuario também.

Poste aqui os parâmetros de conexão você informa pro Sql Developer.

Já que sua configuração está igual a informada no Sql Developer que funciona, não sei o que pode ser, mas resta uma alternativa que é o mais comum de usar, o alias do tnsnames.ora: Data Source=TORCL;User Id=myUsername;Password=myPassword; Conforme exemplo: https://www.connectionstrings.com/oracle-data-provider-for-net-odp-net/. Pois nas empresas quem fica responsável por configurar o servidor geralmente é o setor de infra de TI.

Outra observação, costuma ter uma confusão entre 32 x 64 bits, se a aplicação for executada em modo debug dentro do Visual Studio (que é 32 bits) e o client do Oracle for de 64 bits problemas podem acontecer.