Eu estou começando agora em java, já peguei o conceito e poo, e estou tentando criar interface gráficas, dei uma pesquisada e todos dizem “.awt é obsoleto, é melhor usar swing”, ai fui pesquisar swing, "Swing esta em desuso, use JavaFX ", ai eu descubro que o JavaFX foi retirado do JDK e n consigo importar nada dele. fui pesquisar e tão dizendo que niguem usa JavaFx. Oque eu devo usar então?
Sim, quase ninguém no mercado usa JavaFx. É mais para desenvoledores individuais ou autônomos.
Desktop para a maioria dos projetos está morto. Entao qual seu objetivo com isso? Não seria mais interessante ir pra web ou mobile? Desktop é mais para desenvolver ferramentas.
O Javafx é independente, como se fosse um SDK do Android. O uso é realmente menor do que o Java Swing, mas a criação de projetos nele é bem legal, só basta saber configurar corretamente.
Porém, como o Javaflex mencionou ir para web/mobile seria realmente uma melhor opção. Eu tinha um projeto em Java Swing e recentemente fiz a transição para Web (React JS), e estou bem satisfeito com o resultado (e por ser um PWA, eu tenho a opção de usar como “App”, e um “Software” no desktop, fora o web)
para uso profissional por exemplo, usaria o Swing do java? pq teoricamente o javafx era pra ser um upgrade do swing.
ahh entendi. Estou começando agora então estou vendo vários tipos de tecnologias para ver onde me adéquo. tô aprendendo html,js,css para web, mas ainda inseguro em relação a essas linguagens. não quero aprender algo que n possa ser aproveitado a longo prazo. Tipo html é uma linguagem procedural de 2009 se não me engano, e de lá pra cá o formato dos sites mudaram muito, estão bem mais agradáveis de ver do que os da época que deixavam a tela toda poluída. a questão é, existe uma tecnologia mais recente e que considere promissora para desenvolvimento web?