Como fica controle de versão?
Como o Maker faz diff ou merge de fluxograma?
Pelo que eu entendi, você aperta um botão e o Maker gera um .war ou .ear direto pra deployar no servidor JEE da sua preferência, é isso mesmo?
Como fica controle de versão?
Pelo que eu entendi, você aperta um botão e o Maker gera um .war ou .ear direto pra deployar no servidor JEE da sua preferência, é isso mesmo?
Nunca falei para fugires, melhor que fiques, não perco nada da minha vida lendo o fórum. Mas agora tens que saber um pouco mais sobre o que criticas ou quem critica. Se tu achas que conheces mais sobre o que o Jboss Rules é, do que um dos desenvolvedores, é melhor ter muitos argumentos. Se ele disse que não tem o mesmo foco ou finalidade, tenhas um pouco mais de cuidado em se defender com o falácias ( 1, 2, 3 além de várias outras que poder ver aqui ) e com o argumentos relativistas sobre “a verdade”.
Cara, não é um ataque a ti, só gostaria de ver uma discussão mais em cima do porque o Maker não é uma ferramenta que tende ao fracasso e o que ele tem de diferencial sobre o resto do mundo.
Até!
Obs.: as correções foram de ortografia e semântica, nada de mudança significativa do texto[/quote]
Nunca falei para fugires, melhor que fiques, não perco nada da minha vida lendo o fórum. Mas agora tens que saber um pouco mais sobre o que criticas ou quem critica. Se tu achas que conheces mais sobre o que o Jboss Rules é, do que um dos desenvolvedores, é melhor ter muitos argumentos. Se ele disse que não tem o mesmo foco ou finalidade, tenhas um pouco mais de cuidado em se defender com o falácias ( 1, 2, 3 além de várias outras que poder ver aqui ) e com o argumentos relativistas sobre “a verdade”.
Cara, não é um ataque a ti, só gostaria de ver uma discussão mais em cima do porque o Maker não é uma ferramenta que tende ao fracasso e o que ele tem de diferencial sobre o resto do mundo.
Até!
Obs.: as correções foram de ortografia e semântica, nada de mudança significativa do texto[/quote]
Vamos lá:
Quanto a comparação do uso do flow chart (já que não podemos mais usar a palavra fluxog para não incomodar ninguém), pelo drools e pelo maker, não quer dizer necessariamente o uso de flow chart “puro”, ou seja, aquele de 1960, vi que os dois usam alguns elementos que de alguma forma visual descrevem lógica, para alguma atividade/regra. Parecidos na essência, porém, diferentes no uso.
Não aceito que alguém, seja lá quem for, com toda arrogância do mundo, venha me chamar de ignorante. Ele é que “ignora” do que se trata esta tread … …ferramenta de montar página web ???
Quanto ao diferencial do maker, “acho” o seguinte:
Como já postei anteriormente, não vi nada de novo, nem de mágico. Talvez esse seja o segredo. Copiaram idéias, juntaram e colocaram para funcionar. Separaram a camada de especiificação, da camada de código, criaram um protocolo de ligação entre as camadas através de uma estrutura XML. Usaram Wisywyg para forms, eventos, e uma “maneira” visual, fácil de ser entendida e que se parece com elementos de fluxog…vcs sabem, onde se usa a lógica para escrever as regras de negócio. Quando vi a apresentação,fiquei pirado, por que não pensei nisso antes ??? simplificaram bastante.
Pelo que vi o foco da ferramenta é definido. Não foi feita para criar, um portal por exemplo. “Acho” também, que o sucesso que elá está fazendo se deve a alguns detalhes imperceptiveis, que não vi, juntos, em nenhuma outra ferramenta. Algumas outras, conseguem chegar perto porém num pequeno deslize tomam um rumo diferente:
Principais diferênças (outras): gerar código como premissa, cobrar runtime, não abstrair 100% a linguagem, usar uma nova linguagem, não liberar totalmente o fonte da aplicação(ter classes proprietárias), performance, não ser exetensível pelo desenvolvedor, não ser de fácil uso como o access, tentar atender a todas as necessidades, etc.
Fácil de usar como o access, focada num tipo de sistema e com performance de sistema bem elaborado !!!
Lembrem-se: Não estou dizendo que é certo ou errado essa é apenas, minha opinião !!!
[quote=rubinelli]Como fica controle de versão?
Pelo que eu entendi, você aperta um botão e o Maker gera um .war ou .ear direto pra deployar no servidor JEE da sua preferência, é isso mesmo?[/quote]
Tem um mecanismo de versionamento na própria IDE. Tudo que vc salva ele versiona, automáticamente. Vc configura quantas versões.
Não encontrei nenhum mecanismo de merge.
É isso mesmo, ele gera um .war ou .jar, tem também um botão para gerar os fontes completos, se quiser.
valeu !!!
[quote=bandrade]Perguntinha sobre uma atividadeque existe em todos os sistemas q utilizam BD.
Como sõa geradas as tabelas e procedures? É possível fazer um diagrama de negócio / classes / entidade relacionamento e ele converterá aquilo para o esquema do banco?[/quote]
Gargula, pode me falar como fica o banco de dados?
Gargula,
Assisti a demonstração da ferramenta e estou praticamente fechando a compra de uma cópia, gostaria que vc abrisse um fórum para criarmos um grupo de usuários para trocar idéias. o que acha ?
Ahhh… não cheguei a perguntar na demonstração sobre montagem de gráficos pela ferramenta sem ser por relatórios, sabe se tem essa possibilidade ?
Abraços,
Sinceramente Gargula, acho que você não está se comportando da forma como deveria.
É natural a resistência dos programadores e desenvolvedores enquanto ao uso de geradores de código como Maker, WinDev, GasPro entre outros.
Acho que é pertinente aqui fazer perguntas técnicas, até por que pela empresa afirmar que a sua ferramenta é revolucionária cabe a ela anteriormente provar o “porquê” disso.
Se pelo menos o Maker se comportar de forma parecida com o Clarion, já podemos até mesmo não chamá-lo mais de gerador de código e sim de uma ferramente de criação de código, parece igual mas não é.
Será que o Maker suporta customização de código, ou devemos nós ficar presos a sua forma de criação de fluxogramas?
Se ele já não atende a premissa 1, certamente ele não atenderá bem na parte da manutenção do código.
Se ele não atender bem a manutenção do código, conseqüentimente ele irá limitar o código e pior, irá limitar a construção dos sistemas.
[quote=Moreira-JF]Gargula,
Assisti a demonstração da ferramenta e estou praticamente fechando a compra de uma cópia, gostaria que vc abrisse um fórum para criarmos um grupo de usuários para trocar idéias. o que acha ?
Ahhh… não cheguei a perguntar na demonstração sobre montagem de gráficos pela ferramenta sem ser por relatórios, sabe se tem essa possibilidade ?
Abraços,[/quote]
Ele não disponibiliza componentes “nativos” para produção de gráficos.
Resolvi esta deficiência da seguinte forma:
“Pluguei” no maker uma biblioteca gráfica, execlente, chamada dojo.
Segue link:
A partir daí tive acesso a todos os recursos gráficos dentro dos fluxo, através das chamadas na biblioteca em javascript.
Existem diversas outras bibliotecas gráficas e free. canvas3d, etc…
Bye,
[quote=Grinvon]Sinceramente Gargula, acho que você não está se comportando da forma como deveria.
É natural a resistência dos programadores e desenvolvedores enquanto ao uso de geradores de código como Maker, WinDev, GasPro entre outros.
[/quote]
Não é um gerador de códigos que faz apenas uma parte do processo, é outro paradigma. Quanto a resistência é uma questão pessoal, não tenho como objetivo convencer ninguém.
[quote=Grinvon]Acho que é pertinente aqui fazer perguntas técnicas, até por que pela empresa afirmar que a sua ferramenta é revolucionária cabe a ela anteriormente provar o “porquê” disso.
[/quote]
Aí, já é uma questão que tem que se perguntar para a empresa. Conforme postei anteriormente, não vi nada de revolucionário, o que vi foi a simplificação e agilidade do processo de desenvolvimento com soluções “simples”.
[quote=Grinvon]Se pelo menos o Maker se comportar de forma parecida com o Clarion, já podemos até mesmo não chamá-lo mais de gerador de código e sim de uma ferramente de criação de código, parece igual mas não é.
[/quote]
O maker se parece com muita coisa que eu já vi (rad). O que gostei foi da maneira como eles juntaram as coisas e resolveram algumas questões conflitantes.
[quote=Grinvon]Será que o Maker suporta customização de código, ou devemos nós ficar presos a sua forma de criação de fluxogramas?
[/quote]
Vc não “precisa” tocar no código. Mas, todo sistema é criado com base em um núcleo, tipo “uma matriz”, e os fontes vem no dvd.Se vc quiser mudar na matriz, será refletida nas aplicações.
[quote=Grinvon]Se ele já não atende a premissa 1, certamente ele não atenderá bem na parte da manutenção do código.
[/quote]
A manutenção é feita dentro da própria IDE. Não preciso editar o código.
Existe uma API extensível.
[quote=bandrade][quote=bandrade]Perguntinha sobre uma atividadeque existe em todos os sistemas q utilizam BD.
Como sõa geradas as tabelas e procedures? É possível fazer um diagrama de negócio / classes / entidade relacionamento e ele converterá aquilo para o esquema do banco?[/quote]
Gargula, pode me falar como fica o banco de dados?[/quote]
E o banco de dados? Como fica?
Cria procedures, views, tabelas e tudo? Pode dar uma explicação?
Gargula,
Além da biblioteca para gráficos, teve alguma outra que precisou adicionar para desenvolver tudo o que precisava ? Estou bastante curioso nestes detalhes e devo solicitar à distribuidora Softwell da minha região uma prova-conceito que eles oferecem pois estou praticamente fechando a compra e não quero deixar brechas pra me arrepender depois. Um dos sistemas que preciso desenvolver envolve muitos gráficos dinâmicos, web services e acesso de usuário não-logado como uma tela de consulta pedidos por exemplo. Sabe se é totalmente possível ?
Outra coisa que queria confirmar é o seguinte, as telas de pesquisa pra chave estrangeira são bem simples, caso eu precise customizar uma tela de consulta dessas como por exemplo uma consulta de clientes com possibilidade de pesquisa por mais de um campo, dá pra ser feito sem problemas também ?
[quote=bandrade][quote=bandrade][quote=bandrade]Perguntinha sobre uma atividadeque existe em todos os sistemas q utilizam BD.
Gargula, pode me falar como fica o banco de dados?[/quote]
E o banco de dados? Como fica?
Cria procedures, views, tabelas e tudo? Pode dar uma explicação?[/quote]
Vc cria a regra, com elementos visuais, e no momento que vai salvar ele pergunta para qual das 3 camada servirá a regra -cliente/servidor/banco. Se vc selecionar “banco”, ele transforma a regra para a linguagem SQL (de acordo com banco que vc está usando), e cria uma procedure no banco baseado na sua lógica. Para dar manutenção, basta mudar a regra, também visualmente e ele recria a procedure (acho isso o maior barato!!!),não preciso tocar no código.
Se vc mudar de banco, de postgre para SQL server por exemplo, basta exportar e importar a regra que ele já entende a sintaxe do novo banco. Não preciso reescrever nada. - já fiz esse teste e funcionou.
Não tem uma ferramenta de modelagem para o BD. Eu uso o Case Studio.
Comentaram que a próxima versão, terá um mecanismo para criar o BD baseado nos forms, ou algo assim.
Além da biblioteca para gráficos, teve alguma outra que precisou adicionar para desenvolver tudo o que precisava ? Estou bastante curioso nestes detalhes e devo solicitar à distribuidora Softwell da minha região uma prova-conceito que eles oferecem pois estou praticamente fechando a compra e não quero deixar brechas pra me arrepender depois. Um dos sistemas que preciso desenvolver envolve muitos gráficos dinâmicos, web services e acesso de usuário não-logado como uma tela de consulta pedidos por exemplo. Sabe se é totalmente possível ?
Outra coisa que queria confirmar é o seguinte, as telas de pesquisa pra chave estrangeira são bem simples, caso eu precise customizar uma tela de consulta dessas como por exemplo uma consulta de clientes com possibilidade de pesquisa por mais de um campo, dá pra ser feito sem problemas também ?[/quote]
Valeu !!!
[quote=gargula]
Vc cria a regra, com elementos visuais, e no momento que vai salvar ele pergunta para qual das 3 camada servirá a regra -cliente/servidor/banco. Se vc selecionar “banco”, ele transforma a regra para a linguagem SQL (de acordo com banco que vc está usando), e cria uma procedure no banco baseado na sua lógica. Para dar manutenção, basta mudar a regra, também visualmente e ele recria a procedure (acho isso o maior barato!!!),não preciso tocar no código.
Se vc mudar de banco, de postgre para SQL server por exemplo, basta exportar e importar a regra que ele já entende a sintaxe do novo banco. Não preciso reescrever nada. - já fiz esse teste e funcionou.
Comentaram que a próxima versão, terá um mecanismo para criar o BD baseado nos forms, ou algo assim.[/quote]
Então você tem que criar o banco, e o maker começa a criar as telas de cadastro a partir do banco de dados?
Ele também faz mapeamento OR e disponibiliza para você utilizar?
Se eu acrescentar uma linha a uma das tabelas críticas do sistema, tenho que gerar tudo de novo com o maker? E se eu tiver customizado uma das rotinas dele, tenho que fazer tudo de novo?
A softwell ganharia mais dinheiro, se tivesse apostado numa idéia como o SAP/BEA … he he he , []s
[quote=bandrade][quote=gargula]
Comentaram que a próxima versão, terá um mecanismo para criar o BD baseado nos forms, ou algo assim.[/quote]
Então você tem que criar o banco, e o maker começa a criar as telas de cadastro a partir do banco de dados?
Ele também faz mapeamento OR e disponibiliza para você utilizar?
Se eu acrescentar uma linha a uma das tabelas críticas do sistema, tenho que gerar tudo de novo com o maker? E se eu tiver customizado uma das rotinas dele, tenho que fazer tudo de novo?[/quote]
[],s
Pessoal,
Achei isso hoje no UOL: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas08/230120084.htm
Vejam também a opinião do “carinha” sobre o maker : http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=Depoimento8
Viram sobre o que eu estava falando, esses caras não estão brincando.
Chega de dizer amém pros “grandes”, está chegando a nossa vez de mostrar como se-faz, e isso dá um orgulho danado em dizer:
SOU BRASILEIRO PORRA !!!
ps: Pois é, mais um brasileiro ganhando uma parada pros gringos e levantando nossa bandeira.
Gargula,
Achei as aplicações geradas um pouco lentas rodando pelo WebRun, já fez o teste de velocidade da aplicação rodando pelo java com TomCat nativo ?
[quote=gargula]Pessoal,
Achei isso hoje no UOL: http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas08/230120084.htm
Vejam também a opinião do “carinha” sobre o maker : http://www.softwell.com.br/PaginaAction?pagina=Depoimento8
Viram sobre o que eu estava falando, esses caras não estão brincando.
Chega de dizer amém pros “grandes”, está chegando a nossa vez de mostrar como se-faz, e isso dá um orgulho danado em dizer:
SOU BRASILEIRO PORRA !!!
ps: Pois é, mais um brasileiro ganhando uma parada pros gringos e levantando nossa bandeira.
[/quote]
“sou um desenvolvedor que há mais de 23 anos sempre acreditou na ?linha de código?, vi o Maker e me apaixonei”…
DSAhdasudahu… o cara passou 23 anos da vida dele desenvolvendo CRUD’s… meu Deus…
Achei as aplicações geradas um pouco lentas rodando pelo WebRun, já fez o teste de velocidade da aplicação rodando pelo java com TomCat nativo ?
[/quote]
Tenho clientes rodando com runtime (webrun) e outros apenas com os .class (deploy), gostei mais da performance do segundo, porém, perde-se a dinâmica de efetuar modificações e atualiza-las “automaticamente”, bastando reiniciar a aplicação.
Valeu !!!
Gargula,
Vou te incomodar mais um pouco… sabe se nos combobox de chave estrangeira que ele gera automático tem como filtrar apenas um grupo de registros, exemplo: suponha que eu tenha um combobox buscando uma tabela de conta contábil… porém deveria filtrar no combo, apenas as contas de débito e não as de crédito… consigo fazer esse tratamento direto no componente disponivel ?
Abraços