[quote=louds]Existe um enorme paradoxo nessas ferramentas. Elas prometem que você vai conseguir fazer e manter sistemas com mão de obra de segunda, que ganha pouco porém irá produzir muito.
Porém elas não contam a dura realidade de que qualquer sistema para poder ter facil manutenção precisa ser bem estruturado e isso exige um programador devidamente capacitado. Programador esse que invalida o argumento de venda desses produtos, que é a possibilidade de se usar apenas macacos.
Por mais que esses produto permitam entregar sistemas rapidamente (disso poucos duvidam), a manutenção sempre tem um custo exponencial ao tamanho e tempo do projeto. Como manutenção é 70% do custo do projeto. Você está fazendo uma troca míope de alguns trocados agora por uma montanha de dinheiro ao longo da vida útil do sistema.
Esses produtos também são um enorme engodo sobre a qualidade do produto final. Primeiro pois o fonte é mais difícil de testar. Segundo, por estimularem o uso de um ambiente integrado único e não possuirem ferramentas de automação de testes introduzem um custo progressivo de qualidade.
Outro aspecto desses produtos é que troubleshooting é dificil pacas, já que não contam com o mesmo ferramental de produtos tradicionais. O Maker tem um debugger de fluxograma? Ferramentas de refactoring e busca estruturada? É possivel desenhar (já que nada é escrito) testes para os fluxos?
Produtos como o Maker são ruins por conta da matemática de se fazer software e não porque programadores assim o querem. Manutenção é progressivamente mais cara. QA efetivo do produto tem custo sempre proporcional ao tamanho total dele e não das mudanças feitas, como em um projeto moderno que prima pela automação dos testes.
Maker pode ser um ótimo produto para o mercado de software dos anos 80, mas isso já faz tempo pacas - supostamente ninguém mais aqui usa cabelo feito o Twisted Sister.
E gargula, você poderia sair do anonimato, pois sua postura aqui é característica de Astroturfing* e contradizer os que pessam assim seria uma boa forma de diminuir a imagem ruim que um produto que já é péssimo tem.
*http://en.wikipedia.org/wiki/Astroturfing[/quote]
Essa eu não conhecia…vivendo e aprendendo.
“Astroturfing é um termo utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. …”
Mas, vamos lá:
Parece que cometi 2 crimes graves, e pelos tais, peço clemência a corte real:
- Comprar o produto… e estar pagando…
- Estar satisfeito
Não sabia que o único objetivo desta tread fosse de queimar e detonar o “bichinho”, tipo… um anti-Astroturfing
Quem falar bem… tchummm… BANG! BANG! MORRE !!!
Se elogiar tá fud…<censurado>
02 desista 02 !!! desista 02 !!! desista 02 !!! 02 desista 02 !!! desista 02 !!! desista 02 !!!
Mas, vamos ao que interessa, CAPITÃO:
O custo de manuteção, historicamente, pode chegar a até 8, é isso mesmo 8 vezes o custo do desenvolvimento e não 70%…
Acho que alguns conceitos que são postados como definitivos são completamente tendenciosos e levianos. Ninguém é dono da razão e nada é para sempre. É a experiência do novo que ratifica ou detona os conceitos até então, tido como definitivos.
Alguns “profissionais” desconhecem na essência a definição de algoritmos. Um algoritmo pode ser expressado de diversas formas e a mais elucidativa delas, ai vai a graaaaaaande novidade, rsrsrsrsrsrsrs, é VISUAL. Alguém duvida ???
repito: “nada substitui o talento”
Se cara é fera em lógica, não importa a linguagem de programação que apareça pela frente, basta entender a sintaxe. A diferença é que a linguagem que uso hoje é visual. Em nenhum momento deixei de aplicar na essência minha lógica. Lá por baixo, o que acontece é que minha lógica vai para java, bytecode java, assembler e só ai o processador entende e a coisa acontece… pelo menos foi isso que me explicaram… e eu acreditei…
Mas, a minha lógica tá lá…
Então CAPITÃO, se o senhor não é bom de lógica, pode sair do ramo. Não tem ferramenta no mundo que resolva seu problema…
e mais: Se quer invalidar minha opinião, tente fazer com inteligência e não argumentos chulos, grotescos e com apelações…