Opnião sobre J2SE 1.5 Tiger

ae gente, essa é pra quem leu a materia da capa da JavaMagazine (edição 12), onde o subtitulo é Facilidade é o foco do J2SE 1.5 “Tiger” (q pessoalmente eu não achei!)… qual a opnião de vcs sobre a coluna “Adoçando o Tiger”? Bem, não é opnião sobre a matéria, e sim sobre essas mudanças na sintaxe do novo J2SE 1.5! Como escrito na propria JMagazine, os mais ortodoxos poderão torcer o nariz (enquanto eu ia lendo sobre as mudanças na sintaxe, o meu nariz ia dando voltas e voltas de tanto torcer :lol: ), mas as mudanças visam a produtividade, clareza, facilidade, etc… bem, eu achei td desnecessario (até q o static import é legalzinho)… talvez pq eu não seja tão experiente no assunto e não me deparei muito com os problemas q a nova sintaxe diz ajudar no desenvolvimento, e quem sou eu discordando dos cabeça da Sun né… mas do mesmo, é a minha opnião, tipo… parece uma decoreba a mais para uma futura prova de certificação SCJP… ja pensaram nisso? Imaginem vcs e eu q estamos estudando pra SCJP… eu até fiquei com receio de fazer a prova esse ano pra ver se estudo essas novidades e tiro numa proxima vez! E como a propria JMagazine mencionou… é só “açucar sintatico”, mas estou abrindo esse topico aqui pra ver a opnião das massas! Em especial daqueles q ja estão estudando a nova sintaxe (se é q tem algum)…

Isso ai galera, acho q esse topico vai ferver :twisted:

[size=“11”]p.s: a sintaxe do for( int i = 0; i < 10; i++ ) vai continuar junto com aquele novo for como uma opção a mais ou o bom e velho laço não sera mais aceito??? Como se diz aqui do RS, achei totalmente “fora da casinha” esse novo for…[/size]

Oi,

para falar a verdade eu tbm achei “fora da casinha”, no mínimo se utilidade real. Na minha opinião é uma forma que a Sun tem de competir com o .Net, cujo o maior trunfo é a facilidade de codificar.

Oi

Pessoal, a minha opinião não diverge muito da do Frank, mas pra falar a verdade eu achei um tanto sem fundamentos essas mudanças. JA tem um tópico que fala se Java deve ser OPEN SOURCE e muitos disseram que não devido as mudanças que poderiam surgir, mas se a cada nova versão a própria Sun fizer isso, não será preciso que Java se torne OPEN SOURCE para que tudo vira uma massaroca só.

Minha opinião. sou um tanto ortodoxo sim e meu nariz está feito um 8, não gostei das mudanças, sei que a Sun deve ter seus motivos, mas fazer o que, se mudou; mudou e nós teremos que nos acostumar.

T+

Bah kra…

Que coisas mais loucas… Eu pra falar a verdade ainda nem li nada das mudanças do 1.5 mas se vcs estão achando ruim, deve ser mesmo… no caso dessas implementações, como o matheus disse, do for, ele vai mudar e soh vai existir o jeito novo de fazer isso, ou vai aceitar mais de uma maneira? se eles mantiverem o modo antigo acho até que é legal… pois tipo, a declarãção de um Array que pode ser feito de várias maneiras… dai sei la neh…

Quando der vou ler sobre o 1.5 vamo ve que que ele ta “enxarcando”…
ps: exarcando é uma giria que eu aprendi com uns amigos “favelas” hahahaha

A minha opinião é bem diferente do que tem sido discutido até o momento. Não acho que essas mudanças são sem fundamentos, pelo contrátrio, são mudanças que visão a customização de sintaxe muito utilizadas no dia-a-dia (Como descrito no artigo, não irá ter influência positiva ou negativa no desempenho). No entanto, algumas dessas definições, como no caso do static import não me agradou, pois na minha opinião deixa o código menos legível (ao contrário do que o artigo no JavaMaganize descreve). Já estou utilizando o Tiger e os recursos como o Novo for, Enums e Tipos Genéricos facilitam muito a nossa vida. Mais uma vez a Sun sai na frente e como o tempo evolui a linguagem também.
:sentido:

A sintaxe antiga é válida.

:wink:

Minha posição sobre alguns tópicos (5 estrelas):

• Metadata: *
  • Tipos genéricos: * * * *
  • Autoboxing: * * * * * // era uma dívida
  • Novo for: * *
  • Enumeração: * * *
  • Static import: * * * *
  • Formatted I/O: * * * * // outra dívida
  • Varargs: * * * // repôs do C++

Claro que essa avaliação vai evoluindo!

O resto não deu ainda pra digerir.

Bom não posso falar mto a respeito, pois so meio iniciante em java, mas pelo que li, as mudanças do novo j2se não são mto interessantes, as vezes até complicam as coisas, achei interessante como o Matheus a parte de static import, isso acho q vai ajudar um poco, mas o resto não ajunda mto. Bom essa é minha opinão agora q li o artigo, mas pode mudar quando for aplicar na prática.

Tenho que ve como vai ficar isso quando for utilizar na prática. :smiley:

Simplificando esperava mais dele, fikei meio descontente.

o J2se 1.5 comprova a evolução e o amadurecimento da linguagem, não pode ser contra a evolução, se o Tiger não der muito certo, tenho certeza que a Sun fara melhor na próxima vez, umas das grandes vantagens e algo que não acontece com outra liguagem é que a comunidade ajuda a evolução de Java, se a comunidade não gostar o proximo java será como comunidade java achar melhor!

Java é “quase” nosso !!!
Espero que esse quase suma dai!!

Daniel Gorski

Ja que tão falando sobre o 1.5 alguem sabe como trabalhar com Generics

tenho o seguinte trecho de código que tirei de um tutorial do 1.5
Quero que o ArrayList só receba String e quando me retorne o Object também seja string.

[code]import java.util.ArrayList;

public class Principal {
public static void main(String[] args) {

ArrayList&lt;String&gt; listaPessoas = new ArrayList &lt;String&gt;&#40;&#41;;

}
}[/code]
Na hora do JAVAC da o seguinte erro.:

principal.java:21: ‘(’ or ‘[’ expected
List<String> listaPessoas = new LinkedList <String>();
^
1 error